Dicas para rezar o terço

Conteúdo do artigo

Você é do tipo de pessoa que, assim como eu, esquece facilmente o passo a passo de como rezar o terço, mas quer ter esse momento com Deus em seu dia a dia? 

Pois então fique sabendo que outras pessoas também têm essa dificuldade, e foi por isso que decidi escrever esse texto. 

Sendo assim, se quiser rezar o terço todos os dias, quando precisar de algo, ou somente para conversar e agradecer a Deus pelas coisas simples da vida, sem se confundir com os passos, é só continuar a leitura.

Dicas para rezar o terço

Como rezar o terço católico

Primeiro, vamos falar sobre o que é o terço católico e sua importância na vida de tantas pessoas.  

O terço como objeto é um colar que possui 50 contas separadas por quatro maiores a cada dezena. Essas maiores são dedicadas, cada uma, a um Pai-Nosso.

No final dessas 54 contas, geralmente, há uma medalha de Nossa Senhora, e dela descem outras duas contas maiores e três menores, e na ponta surge um crucifixo. 

O terço como símbolo católico é parte de uma sucessão de orações que tem como papel principal refletir sobre os mistérios da vida de Jesus Cristo. A prática recebeu esse nome por conter, na época, um terço das Ave-Marias do Rosário, ou seja, 50 citações. 

Hoje em dia, o terço representa um quarto do Rosário, já que este teve, em 2002, mais 50 Ave-Marias acrescentadas pelo papa João Paulo II, enquanto o terço continuou com a mesma quantidade.

Vale ressaltar ainda que os cristão podem colocar suas intenções no terço e pedir aquilo que desejam aos céus. No entanto, para realmente fortalecer a fé com Deus, é importante rezar todos os dias.

Como rezar o terço passo a passo

A oração do terço se inicia a partir do crucifixo, e o final se dá assim que uma volta por todo o colar é completada, chegando na medalha de Nossa Senhora.

Cada conta corresponde a uma oração, e é acrescentado um “Glória ao Pai” a cada dez Ave-Marias. Veja a seguir um passo a passo de como rezar o terço

Passo 1: Segure o crucifixo, faça o Sinal da Cruz com as mãos, e reze o Credo.

Passo 2: Reze um Pai-nosso na primeira conta grande e recite uma Ave-Maria em cada uma das três contas pequenas.

Passo 4: Reze um Glória ao Pai.

Passo 5: A cada dezena de contas, anuncie o mistério do dia e contemple-o, seguido por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias.

Passo 6: Recite um Glória ao Pai ao final de cada dezena.

Passo 7: No final das cinco dezenas, reze os agradecimentos.

Como rezar o terço da misericórdia

O terço da Misericórdia foi ensinado a Santa Faustina por Jesus, que a pediu que o espalhasse pelo mundo. Ela o fez e, hoje, esse terço é fonte de graça e misericórdia para quem o reza.

Confira logo abaixo o que fazer para rezar o terço da misericórdia: 

Passo 1: Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, e o Credo.

Passo 2: Nas contas maiores, diga: “Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro”.

Passo 3: Nas contas menores, diga: “Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”.

Passo 4: Finalize dizendo três vezes: “Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”.

Como rezar o terço da libertação 

Em uma noite de oração, Regis Castro criou o Terço da Libertação, uma oração muito poderosa que oferece a quem o reza força e paciência para passar por qualquer momento difícil, com a certeza de que Deus está do seu lado.

Saiba como rezar o terço da libertação: 

Passo 1: Faça o Sinal da Cruz e se concentre.

Passo 2: Segure o crucifixo e reze o “Creio em Deus Pai”.

Passo 3: Nas contas grandes, diga: “Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!”.

Passo 4: Nas contas pequenas, diga: “Jesus tem piedade de mim! Jesus cura-me! Jesus salva-me! Jesus liberta-me!”.

Passo 5: Na última conta reze uma “Salve a Rainha”, agradeça a Deus e faça seus pedidos de libertação.

Como rezar o terço para iniciantes

Para quem quer começar a realizar essa prática, ou simplesmente não consegue implementar essa prática na rotina, aqui vão algumas dicas.

1. Encontre o sentido

Para que o terço faça parte da  sua rotina, é necessário, primeiramente, entender o sentido dele  no seu dia a dia. Pense no motivo que te faz querer rezar o terço e, assim, transforme a prática em um ato de amor a Deus e purificação da sua alma.

2. Fragmente

Talvez sua rotina seja caótica, como a minha e como a da maioria das pessoas, por isso, existe uma grande chance de que seja preciso fragmentar o terço, ao invés de rezar tudo de uma única vez.

3. Aproveite o tempo livre

Tente inserir aqueles fragmentos do terço em pequenos intervalos do seu dia, qualquer momento de tempo livre pode ser preenchido. 

4. Carregue o terço com você

Para conseguir rezar no seu tempo livre, você precisa ter o terço ao seu lado em qualquer momento, assim a falta dele não se torna um problema.

Como rezar o terço passo a passo para imprimir

Como rezar o terço passo a passo para imprimir

Se quiser, também é possível imprimir  essas dicas e passo a passo para mais tarde. Ou para levar com você para qualquer lugar, e assim conseguir rezar em qualquer momento. 

Para imprimir esse texto, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e selecionar a opção “imprimir”. Ou, se preferir, é possível selecionar o botão Control seguido da letra P no teclado.

Depois é só escolher corretamente  as configurações da impressora e pronto. O texto com as dicas e o passo a passo estarão impressos em suas mãos para que possam ser levados a qualquer lugar.

Conseguiu entender como rezar o terço? Caso tenha mais alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários.