Como excluir conta do Gmail

Conteúdo do artigo

Confira as instruções e veja o passo a passo para excluir conta Gmail

Todos os serviços do Google costumam ter muitos usuários, e não é diferente quando se trata do Gmail.

Esse provedor de comunicação eletrônica tem milhões de contas, e o internauta pode usá-lo para tratar de negócios, ser notificado sobre assuntos do seu interesse, acessar diversos outros serviços do Google e muito mais.

Assim como é fácil usá-lo, também é muito fácil exclui-lo; se é o que você quer fazer, aprenda neste artigo como excluir conta do Gmail.

Vale a pena excluir conta do Gmail?

Vale a pena excluir conta do Gmail?

O ato de excluir a conta do Gmail pode ser uma medida da qual o internauta se arrependerá, porque terá de criar outra quando quiser participar mais ativamente do YouTube ou acessar seu arquivo no Google Fotos, por exemplo.

Dessa forma, vale a pena pensar em outros métodos para usar melhor o Gmail.

Caso o internauta simplesmente esteja “enjoado” daquele sistema de e-mail, ele pode alterar as configurações e a sua foto de identificação, fazendo com que pareça um endereço eletrônico novo.

Se a razão para a pessoa desejar excluir a conta no Gmail for o pouco espaço de armazenamento, é só investir um tempo em excluir as correspondências inúteis.

Ainda que a caixa de entrada tenha milhares delas, o usuário pode excluir muitas delas simultaneamente.

Para os usuários que estão com dificuldades de acesso ao Gmail, não é necessário exclui-lo: contatar o Suporte do Google basta para que a programação do e-mail seja corrigida.

Sendo assim, vê-se que quase todas as eventuais razões de exclusão da conta podem ser contornadas.

Não é demais salientar: o usuário que tiver dúvidas sobre a exclusão deve, antes de continuar, esclarecê-las com o suporte técnico.

É possível ter acesso aos serviços do Google após excluir conta do Gmail?

As plataformas do Google são conectadas: com um único e-mail é possível acessar os seus próprios dados no YouTube, no Google Fotos, entre outros.

Por isso, quem exclui a conta do Gmail pode não conseguir logar-se nesses outros sites.

Isso não significa que o internauta não poderá acessá-los: ele poderá abrir o YouTube, por exemplo, e assistir a todo seu conteúdo, mas não poderá fazer um comentário.

Sendo assim, quem usa a conta do Gmail para acessar os serviços do Google tem de pensar muito antes de exclui-la.

Passo a passo para excluir conta do Gmail

Quem se decide por excluir conta do Gmail pode realizar o processo bem rapidamente:

  • Abra as Preferências da Conta clicando aqui;
  • Vários serviços do Google que sejam usados pelo internauta serão exibidos;
  • Localize Gmail e clica-se na opção “Excluir”;

Geralmente, a conta de e-mail desse usuário some rápido: em alguns minutos, essa pessoa já não conseguirá mais acessá-la, e os seus possíveis contatos não poderão mandar e-mails para o endereço em questão.

Informações úteis sobre o Gmail e contas do Google

Informações úteis sobre o Gmail e contas do Google

É necessário lembrar o internauta de que ele não poderá voltar atrás na exclusão: depois que a sua conta do Gmail está excluída, ela nunca mais será recuperada e, para voltar a usar esse serviço de e-mail, será preciso criar uma conta nova.

Mais um esclarecimento importante é que os internautas continuarão podendo criar outros e-mails do Google quando desejarem e de graça.

A página na qual se pode excluir conta do Google também apresenta aos usuários várias opções, como check-up de privacidade, que serve para eles terem certeza de que não há terceiros vendo as suas informações privadas.

Assim, a pessoa que tenha interesse em excluir sua conta para preservar sua privacidade já não precisará fazer isso.

O internauta tem ainda a liberdade de enviar feedbacks à equipe do Google especificando as suas reclamações sobre o Gmail e o que eles gostariam que fosse disponibilizado.

Na página mencionada, o Gmail também ensina como o usuário pode proteger a sua conta de possíveis invasões.

Vale dizer que, às vezes, o hacker não está interessado especialmente no e-mail daquela pessoa, mas invade um computador ou sistema e, com isso, acessa todas as correspondências eletrônicas.

Excluir conta do Gmail é prejudicial para o celular?

Ao excluir uma conta do Gmail que era usada para acessar o Android, o internauta ficará bloqueado de vários serviços.

Inclusive, ele poderá nem conseguir iniciar o seu celular: logo que o Android é ativado, o aparelho solicita que a pessoa coloque a sua conta Google para começar as configurações e, sem uma conta, não é possível utilizar o sistema operacional.

Nesse caso, a pessoa precisará formatar o seu aparelho, criar outra conta Gmail usando outro dispositivo e aí sim fazer o login.

Vale a pena lembrar que progresso em jogos, informações de aplicativos e tudo o que era armazenado via conta Google será perdido.

É possível excluir conta do Gmail pelo celular?

Só se pode excluir conta do Gmail se for por intermédio de um computador: quem acessa esse sistema de correspondência eletrônica pelo celular não encontra as opções necessárias para apagar a sua conta.