Como excluir conta do Twitter

Confira o passo a passo e veja o jeito certo de excluir conta Twitter

O Twitter é uma das redes sociais que os artistas e o seu público mais usam para expressar suas opiniões. 

Normalmente, essa plataforma é definida pelos seus usuários como “oposta ao Facebook”; neste último, as pessoas fazem postagens um pouco mais familiares e mais leves, enquanto o Twitter é o local certo para quem prefere postagens mais ácidas. 

Se você não quer mais usar a plataforma, aprenda aqui como excluir conta do Twitter.

Por que excluir uma conta do Twitter?

Por que excluir uma conta do Twitter?

O Twitter é uma rede social bastante divertida e os internautas aprendem rápido a utilizá-la. 

Os motivos para os seus usuários excluírem o perfil costumam ser pessoais, como desinteresse pelo site. 

Cabe dizer que muitas empresas têm perfis no Twitter, mas que a sua abordagem nesta plataforma precisa ser um pouco mais informal. 

Há internautas que não se identificam muito com essa rede social por causa da limitação de caracteres: as postagens dos usuários, chamadas de tweets, não podem ultrapassar os 280. 

Devido a isso, há quem considere o Twitter raso demais e prefira outras plataformas para se expressar. 

Passo a passo para excluir conta do Twitter

Os passos para excluir a conta do Twitter são simples. Veja como funciona:

  • Primeiro, acesse a rede social fazendo o login;
  • À esquerda, clique em “Mais” (more) e em “Ferramentas e privacidade” (settings and privacy);
  • Selecione “Desativar sua conta” (desactivate your Account);
  • Clique de novo em “Desativar”

A partir de então, a rede social terá um mês para apagar todas as informações da conta, e esse mês serve na realidade, para dar ao usuário a possibilidade de reativar o seu perfil. 

No caso de a pessoa decidir continuar com o seu Twitter, é só ela fazer login nesses 30 dias: automaticamente, o site cancelará o pedido de desativação. 

Quem muda de ideia e reativa o seu perfil no Twitter poderá, depois, solicitar a desativação de novo quando desejar. 

Os contatos podem visualizar o perfil do Twitter excluído nos 30 dias de prazo?

Ao decidir excluir a conta do Twitter, o usuário tem 30 dias para reativá-la e, por isso, a plataforma não a exclui nesse tempo. 

Todavia, ela está desativada pelo usuário, ou seja, as demais pessoas não podem acessar o perfil.  

Devido a isso, muita gente que quer apenas dar um tempo da plataforma solicita a sua desativação e fica atento para retornar antes do mês de prazo. 

Agindo assim, a pessoa fica “invisível” no Twitter pelos dias que quiser, mas não perde seus tweets e demais dados.

Quais são as informações que o Twitter exclui?

O usuário que exclui a conta do Twitter efetivamente perde todas as suas informações: todos os perfis que seguiu, todas as postagens, os seus seguidores, conversas, etc. 

Vale reforçar: se o usuário não reativa a sua conta em 30 dias, será como se o seu perfil no Twitter nunca tivesse existido.

A pessoa que quiser retornar à rede social depois de um mês terá de criar outro perfil:

  • Abrir o site do Twitter aqui;
  • Clicar em “Inscreva-se” ou “Sign up”;
  • Escolher uma senha;
  • Escolher um e-mail ou um número de telefone para criar o perfil;
  • Fornecer o código de confirmação que o Twitter enviará

Em seguida, esse usuário escolherá a configuração, ou seja:

  • Se quer o fundo escuro ou claro;
  • A cor predominante;
  • Determinará quais são os assuntos do seu interesse

Além disso, a rede social perguntará se o internauta quer localizar contatos e, se a resposta for “sim”, as pessoas conhecidas que também têm perfil no Twitter serão mostradas e o novo usuário poderá segui-las. 

Parte dessas etapas de configuração, porém, podem ser adiadas.

O que fazer se a conta do Twitter sumir antes dos 30 dias?

Por que excluir uma conta do Twitter?

É raro que o usuário que desativa sua conta do Twitter e resolve reativá-la antes de 30 dias tenha qualquer problema: fazendo o login, seu perfil estará disponível e não será mais excluído até que o internauta peça novamente. 

Entretanto, qualquer plataforma pode sofrer o que é conhecido como “bug”, ou seja, apresentar erros no funcionamento. 

Um desses erros pode ser a exclusão do perfil do usuário antes dos 30 dias de prazo; se isso acontecer, o suporte técnico do Twitter deve ser procurado.

Esse suporte técnico está identificado como “Help center” ou “Central de ajuda” e terá vários tópicos, como “Seguindo e deixando de seguir” e “Mensagens diretas”; o usuário precisará clicar no tópico do assunto necessário.

Caso o Help Center não traga nenhum tópico que ajude esse internauta, é possível usar o Fale Conosco, na barra superior, e clicar em “Preciso de suporte para o acesso à conta”.

Será necessário que o usuário comprove que desativou a sua conta há menos de 30 dias (mediante print ou e-mail de confirmação do Twitter) e que, dessa forma, possa reativá-la sem perder informações.