Como excluir conta do Twitter
Conteúdo do artigo
Confira o passo a passo e veja o jeito certo de excluir conta Twitter
O Twitter é uma das redes sociais que os artistas e o seu público mais usam para expressar suas opiniões.
Normalmente, essa plataforma é definida pelos seus usuários como “oposta ao Facebook”; neste último, as pessoas fazem postagens um pouco mais familiares e mais leves, enquanto o Twitter é o local certo para quem prefere postagens mais ácidas.
Se você não quer mais usar a plataforma, aprenda aqui como excluir conta do Twitter.
Por que excluir uma conta do Twitter?
O Twitter é uma rede social bastante divertida e os internautas aprendem rápido a utilizá-la.
Os motivos para os seus usuários excluírem o perfil costumam ser pessoais, como desinteresse pelo site.
Cabe dizer que muitas empresas têm perfis no Twitter, mas que a sua abordagem nesta plataforma precisa ser um pouco mais informal.
Há internautas que não se identificam muito com essa rede social por causa da limitação de caracteres: as postagens dos usuários, chamadas de tweets, não podem ultrapassar os 280.
Devido a isso, há quem considere o Twitter raso demais e prefira outras plataformas para se expressar.
Passo a passo para excluir conta do Twitter
Os passos para excluir a conta do Twitter são simples. Veja como funciona:
- Primeiro, acesse a rede social fazendo o login;
- À esquerda, clique em “Mais” (more) e em “Ferramentas e privacidade” (settings and privacy);
- Selecione “Desativar sua conta” (desactivate your Account);
- Clique de novo em “Desativar”
A partir de então, a rede social terá um mês para apagar todas as informações da conta, e esse mês serve na realidade, para dar ao usuário a possibilidade de reativar o seu perfil.
No caso de a pessoa decidir continuar com o seu Twitter, é só ela fazer login nesses 30 dias: automaticamente, o site cancelará o pedido de desativação.
Quem muda de ideia e reativa o seu perfil no Twitter poderá, depois, solicitar a desativação de novo quando desejar.
Os contatos podem visualizar o perfil do Twitter excluído nos 30 dias de prazo?
Ao decidir excluir a conta do Twitter, o usuário tem 30 dias para reativá-la e, por isso, a plataforma não a exclui nesse tempo.
Todavia, ela está desativada pelo usuário, ou seja, as demais pessoas não podem acessar o perfil.
Devido a isso, muita gente que quer apenas dar um tempo da plataforma solicita a sua desativação e fica atento para retornar antes do mês de prazo.
Agindo assim, a pessoa fica “invisível” no Twitter pelos dias que quiser, mas não perde seus tweets e demais dados.
Quais são as informações que o Twitter exclui?
O usuário que exclui a conta do Twitter efetivamente perde todas as suas informações: todos os perfis que seguiu, todas as postagens, os seus seguidores, conversas, etc.
Vale reforçar: se o usuário não reativa a sua conta em 30 dias, será como se o seu perfil no Twitter nunca tivesse existido.
A pessoa que quiser retornar à rede social depois de um mês terá de criar outro perfil:
- Abrir o site do Twitter aqui;
- Clicar em “Inscreva-se” ou “Sign up”;
- Escolher uma senha;
- Escolher um e-mail ou um número de telefone para criar o perfil;
- Fornecer o código de confirmação que o Twitter enviará
Em seguida, esse usuário escolherá a configuração, ou seja:
- Se quer o fundo escuro ou claro;
- A cor predominante;
- Determinará quais são os assuntos do seu interesse
Além disso, a rede social perguntará se o internauta quer localizar contatos e, se a resposta for “sim”, as pessoas conhecidas que também têm perfil no Twitter serão mostradas e o novo usuário poderá segui-las.
Parte dessas etapas de configuração, porém, podem ser adiadas.
O que fazer se a conta do Twitter sumir antes dos 30 dias?
É raro que o usuário que desativa sua conta do Twitter e resolve reativá-la antes de 30 dias tenha qualquer problema: fazendo o login, seu perfil estará disponível e não será mais excluído até que o internauta peça novamente.
Entretanto, qualquer plataforma pode sofrer o que é conhecido como “bug”, ou seja, apresentar erros no funcionamento.
Um desses erros pode ser a exclusão do perfil do usuário antes dos 30 dias de prazo; se isso acontecer, o suporte técnico do Twitter deve ser procurado.
Esse suporte técnico está identificado como “Help center” ou “Central de ajuda” e terá vários tópicos, como “Seguindo e deixando de seguir” e “Mensagens diretas”; o usuário precisará clicar no tópico do assunto necessário.
Caso o Help Center não traga nenhum tópico que ajude esse internauta, é possível usar o Fale Conosco, na barra superior, e clicar em “Preciso de suporte para o acesso à conta”.
Será necessário que o usuário comprove que desativou a sua conta há menos de 30 dias (mediante print ou e-mail de confirmação do Twitter) e que, dessa forma, possa reativá-la sem perder informações.