Expresso Cidadão Olinda

Conteúdo do artigo

Você já ouviu falar do Expresso Cidadão Olinda? Basicamente, o programa é um espaço desenvolvido pelo Estado de Pernambuco, no qual órgãos públicos e privados dividem o mesmo espaço com intuito de oferecer em um só lugar diversas opções de serviços para a população.

Expresso Cidadão Olinda

Quer saber mais sobre o Expresso Cidadão Olinda e os serviços disponíveis na unidade? Então continue lendo este artigo que vamos te explicar tudo.

Expresso Cidadão Olinda: Agendamento

Para se ter uma ideia, no total são ofertados cerca de 21 serviços na unidade do Expresso Cidadão Olinda. 

Sendo assim, com o objetivo de trazer comodidade aos cidadãos, alguns desses serviços necessitam de agendamento prévio, sendo eles: 1ª via e 2ª via do RG e Atualização Cadastral e Coleta da Biometria Digital (SASSEPE).

Caso o serviço que você precisa solicitar seja um desses, portanto, você deve seguir alguns passos simples para agendá-lo na unidade do Expresso Cidadão Olinda.

Para isso, acesse o Portal do Cidadão, clique na aba “Agendamento”. Feito isso, você vai ser direcionado para uma página de consulta de agendamento. Então, para solicitar o agendamento será necessário clicar no botão referente a “Novo agendamento”.

Em seguida, dentro do formulário de agendamento selecione o serviço desejado.

Dessa forma, ao ser direcionado para a outra aba do processo de agendamento é preciso realizar o preenchimento o formulário eletrônico com os seus dados pessoais. 

Lembre-se de fazer a validação de seus dados para assim ir para o próximo passo.

Por fim, você será direcionado para a aba de seleção da unidade, na qual é só escolher o Expresso Cidadão Olinda e confirmar uma data e um horário de sua preferência.

Confirme o agendamento e não se esqueça de emitir o comprovante de agendamento. 

Assim, você acabou de agendar seu serviço na unidade do Expresso Cidadão Olinda. Muito fácil, não é mesmo? 

Agendamento RG Expresso Cidadão Olinda 

Agendamento RG Expresso Cidadão Olinda 

Como dito anteriormente, um dos serviços que precisam de agendamento na unidade do Expresso Cidadão Olinda é a emissão da primeira e da segunda via da carteira de identidade. 

Esse é um dos serviços mais requisitados no estado de Pernambuco, e para não ficar sem seu documento você precisa seguir os passos simples descritos abaixo, para ter certeza que seu atendimento será feito em um único dia de sua escolha.

Para relembrar você como deve ser feito o agendamento, criamos um passo a passo simples e prático para você. Acompanhe:

Passo 1: Acesse o Portal Cidadão e, em seguida, vá até a aba referente a “Agendamento”.

Passo 2: Clique no botão “Novo Agendamento”.

Passo 3: Selecione qual o serviço que deseja agendar.

Passo 4: Insira os dados solicitados no formulário eletrônico gerado pelo site. 

Passo 5: Lembre-se de validar seus dados.

Passo 6: Escolha a unidade do Expresso Cidadão Olinda, assim como a data e o horário de sua preferência.

Passo 7: Confirme seu agendamento.

Passo 8: Ao final do processo, emita o comprovante de agendamento.

Por fim, basta se direcionar à unidade escolhida munido dos documentos necessários para o serviço. 

Falando em documentos solicitados no agendamento, eles são, basicamente: o Certificado de naturalização (se estrangeiro naturalizado) ou o Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres (para portugueses).

O Comprovante de situação civil e, em caso de substituição do RG em decorrência de mau estado, atualização da foto ou mudança de nome, o documento original.

Se seu documento foi roubado, furtado ou perdido, você precisa fazer um boletim de ocorrência antes mesmo de agendar seu serviço no Expresso Cidadão Olinda, já o documento se torna obrigatório numa situação dessas.

Se por acaso você tenha solicitado a emissão da segunda via da carteira de identidade, fique sabendo que você vai precisar pagar uma taxa referente a R$ 22,00. 

Esse pagamento deve ser feito após o processo de agendamento no Portal do Cidadão. Para emitir a guia de pagamento você deve acessar o site do Governo do Estado de Pernambuco através do link.  

Não se esqueça de levar o comprovante de pagamento no dia agendado.

Expresso Cidadão Olinda: Telefone

Em casos de dúvida sobre o processo de agendamento ou até mesmo do funcionamento da unidade do Expresso Cidadão Olinda, entre em contato com um atendente pelos números 3183 8101 ou 3183 8102. 

Serviços realizados no Expresso Cidadão Olinda

Como mencionado antes, o Expresso Cidadão Olinda oferece cerca de 21 serviços em sua praça de atendimento. Entre eles estão serviços federais, estaduais e municipais, assim como de órgão privados vinculados ao governo.

Algumas das instituições que estão presentes na unidade são:

  • Prefeitura do Recife;
  • Agência do Trabalho;
  • Detran-PE;
  • Secretaria de Defesa Social (SDS);
  • Procon Estadual;
  • Defensoria Pública;
  • Compesa, entre outras.

O Expresso Cidadão Olinda funciona dentro do Shopping Patteo no endereço R. Carmelita Muniz de Araújo, 225 – Casa Caiada, de segunda a sexta das 8h às 19h30, e aos sábados das 8h às 13h20. 

Não deixe de conferir os demais serviços oferecidos na unidade, faça já sua visita ao Expresso Cidadão Olinda.

Por fim, ficou mais fácil entender como funciona o Expresso Cidadão Olinda, não é mesmo? Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.