Expresso Cidadão Boa Vista

Conteúdo do artigo

Se você é residente do município de Boa Vista em Pernambuco já deve ter ouvido falar do Expresso Cidadão, não é mesmo?

Expresso Cidadão Boa Vista

Mas, mesmo assim, é importante deixarmos a definição do que é o programa Expresso Cidadão Boa Vista do Governo do Estado de Pernambuco. 

Basicamente, o programa é um espaço no qual órgãos públicos de esferas estadual, federal e municipal, bem como empresas privadas, dividem para oferecer em um só lugar diversas opções de serviços para a população.

O objetivo do Expresso Cidadão Boa Vista é facilitar a vida do cidadão, oferecendo serviços de qualidade com rapidez, eficiência e conforto.

Ficou curioso para saber mais sobre o Expresso Cidadão Boa Vista e os serviços disponíveis na unidade? Então continue lendo este artigo que vamos te explicar tudo.

Expresso cidadão Boa Vista agendamento

Expresso cidadão Boa Vista agendamento

Para trazer comodidade aos cidadãos, o Expresso Cidadão Boa Vista oferece o agendamento de alguns serviços. Esses serviços são: 1ª via e 2ª via do RG e a Atualização Cadastral e Coleta da Biometria Digital (SASSEPE).

Sabendo que o serviço que você precisa solicitar é um desses, basta acessar o link e em seguida já selecionar no formulário o serviço desejado. 

Dessa forma, você será direcionado para a outra aba do processo de agendamento. Nela, é necessário preencher o formulário eletrônico com os seus dados pessoais. 

O próximo passo é fazer a validação da sua solicitação para depois ser direcionado para aba de seleção da unidade, onde será preciso escolher o Expresso Cidadão Boa Vista e confirmar uma data e horário dê sua preferência. 

Por fim, confirme e emita o comprovante de agendamento. 

Expresso cidadão Boa Vista telefone

Para saber mais informações sobre a unidade do expresso Cidadão Boa Vista, entre em contato com um atendente pelo número (81) 3183 8052.

Expresso cidadão Boa Vista carteira de identidade agendamento

Um dos serviços mais solicitados no Expresso Cidadão Boa Vista é a carteira de identidade, e no estado de Pernambuco é possível emitir a sua através de um processo rápido e cômodo. 

Para isso, é necessário agendar previamente sua visita a unidade do Expresso Cidadão Boa Vista. O agendamento na unidade pode ser feito por qualquer cidadão residente do estado. 

Como dito anteriormente, para realizar um agendamento no Expresso Cidadão Boa Vista é necessário acessar o portal do cidadão e clicar na opção referente a “Agendamento”. 

Em seguida, clique na opção “Novo agendamento” e siga os procedimentos solicitados. 

Caso seja solicitado a emissão da segunda via do registro geral, fique sabendo que você vai precisar pagar uma taxa referente a R$ 22,00. 

O pagamento deve ser feito através de um DAE (Documento de arrecadação Estadual), que deve ser emitido ao final do processo de agendamento.

Para isso, acesse o site do Governo do Estado através do link, insira os dados solicitados e assim emita o DAE.

Para confirmar o agendamento da segunda via, é necessário fazer uma consulta no sistema do Portal Cidadão, após realizar o pagamento do DAE.

Lembre-se de levar os documentos solicitados no agendamento, sendo eles:

Certificado de naturalização (se estrangeiro naturalizado), Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres (para portugueses), Comprovante de situação civil e, em caso de substituição do RG em decorrência de troca de nome, mau estado e atualização da foto, o documento original.

Na situação de seu documento ter sido furtado, roubado ou perdido, é necessário fazer um boletim de ocorrência antes de marcar sua visita ao Expresso Cidadão Boa Vista. Isso porque é um dos documentos que devem ser apresentados obrigatoriamente. 

Não se preocupe em relação a foto 3×4, ela é feita no local pelos servidores do Expresso Cidadão Boa Vista. 

Serviços realizados no Expresso Cidadão Boa Vista

Atualmente, são 21 órgãos participantes no programa, onde o usuário encontra diferentes serviços de acordo com sua necessidade. 

Algumas das principais instituições que oferecem serviços são:

  • Agência do Trabalho;
  • Prefeitura do Recife;
  • Procon Estadual;
  • Defensoria Pública;
  • Detran-PE;
  • Secretaria de Defesa Social (SDS);
  • Compesa.

Como exemplo de serviços, além da emissão da primeira e da segunda via da carteira de identidade, é possível solicitar junto ao sistema do Detran seu serviço de habilitação. 

Já no caso da Defensoria Pública, é possível solicitar serviço de advocacia se você não tem condições de pagar um serviço do gênero.

De qualquer forma, o importante é saber que alguns desses serviços necessitam de agendamento prévio no portal do cidadão ou através do site da instituição.

O agendamento é importante, pois traz comodidade ao cidadão que terá a certeza de que seu problema será resolvido em um único dia.

O Expresso Cidadão Boa Vista funciona de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (81) 3183 8052.

Ficou mais fácil entender como funciona o Expresso Cidadão Boa Vista? Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário para podermos te ajudar.