Veja como consultar o PIS pelo CPF

Conteúdo do artigo

Todo o trabalhador que possui direitos como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro desemprego e abono salarial deve – sim, deve! – saber o número do Programa de Integração Social, ou PIS, para acessar esses benefícios. 

O PIS é importante em diversas situações da vida do trabalhador. Seja para dar início em uma nova vaga de emprego ou para receber os benefícios ao fim de um contrato de trabalho.

Esse número acompanha o cidadão por toda a vida e pode, também, trazer ganhos ao trabalhador.

O PIS, geralmente, é emitido junto à carteira de trabalho, constando no documento da maioria dos estados. 

Entretanto, existem casos em que o número não é emitido na documentação, sendo necessário consultar na internet ou ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para conseguir acesso ao PIS. 

Outra maneira de conseguir o número do seu PIS é através do Cartão Cidadão, documento que une as contas de benefícios dos brasileiros. 

Nele, os dígitos de identificação do Programa de Integração Social são impressos para que o cidadão tenha sempre em mãos, de maneira simples. . 

Dessa forma, se você deseja saber como consultar o PIS pelo CPF, online e sem ter que sair de casa, continue lendo este artigo.

Pois separamos todas as informações que você precisa saber para entender como funciona esse registro que é tão importante para o cidadão. Confira!

O que é o PIS?

O que é o PIS?

Como mencionado acima, a sigla PIS significa Programa de Integração Social. Esse projeto foi criado pelo Governo Federal a fim de promover a conexão entre as empresas e os trabalhadores.

Com a distribuição de renda através de benefícios sociais, como seguro-desemprego e abono salarial. 

Enquanto o PIS diz respeito aos trabalhadores do setor privado, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) está diretamente relacionado com os funcionários do sistema público.

Agindo da mesma forma, a fim de redistribuir a renda e integrar o empregador e servidor. 

Sendo assim, o PIS é uma forma de cadastro do funcionários, que garante o acesso aos seus direitos previstos em lei.

Desde o primeiro emprego até a aposentadoria, com o intuito de juntar os benefícios por meio de uma só forma de documentação – nesse caso, o número do PIS. 

Todo o trabalhador registrado tem direitos aos benefícios do programa e ao saque disponibilizado anualmente pelo Governo Federal, de acordo com critérios pré-definidos.

Clique aqui e confira se você tem direito a receber o PIS.

Como consultar seu PIS online?

Como consultar seu PIS online?

Para facilitar a vida do cidadão, o Governo Federal oferece diversas opções de consulta de benefícios, documentações e atendimentos online. 

Essas ferramentas, além de ajudar o trabalhador, que não precisa enfrentar filas gigantescas e se deslocar para as agências físicas.

Também diminui a demanda nos postos de atendimento, descentralizando o serviço que, pela internet, fica à disposição de todos. 

Assim, fica fácil consultar o PIS pelo CPF, sem precisar ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou outros pontos de atendimento. 

Como consultar o PIS pelo CPF?

Uma opção simples e acessível para consultar PIS pelo CPF, através da internet, é por meio do site Meu INSS, onde o cidadão tem acesso a diversos serviços dentro da plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social. 

A ferramenta faz uma compilação dos principais serviços e permite que o cidadão acesse de forma rápida e simplificada alguns dados que são essenciais em sua vida. 

Para consultar o PIS pelo CPF, basta seguir o passo a passo: 

  1. Acesse a plataforma do INSS no seu aparelho;
  2. No canto superior, à direita, clique na opção “Entrar”;
  3. Selecione a opção para cadastramento na plataforma e siga com o procedimento;
  4. Preencha seus dados nos locais solicitados  (nome do usuário, data de nascimento, CPF e estado onde reside, etc);
  5. Clique no botão “Próximo” para dar continuidade ao processo; 
  6. Então, o sistema irá criar uma senha de acesso para você. Não se esqueça de anotá-la para utilizar a seguir; 
  7. Informe o seu CPF no campo indicado e a senha; 
  8. Clique em fazer login no site do INSS e acesse a área do usuário;
  9. Altere a senha para uma de sua preferência e faça login novamente;
  10. No canto superior, à direita, você conseguirá ver os seus dados, como, inclusive, o número do PIS.

Dessa forma, basta anotar o número informado no site do Meu INSS e pronto, você terá em mãos o seu PIS e poderá utilizá-lo quando necessário. 

Viu como pode ser fácil consultar o PIS pelo CPF? 

Telefone para consultar o PIS

É possível também obter informações sobre o número do seu PIS através do telefone, com a Caixa Cidadão – serviço de atendimento da Caixa Econômica Federal. 

Nesse caso, para consultar o PIS pelo CPF, através do telefone, basta ligar para o número 0800 726 0207.

Então, aprendeu a consultar PIS pelo CPF de forma rápida e sem complicações? Seja pela internet ou telefone, acessar o seu PIS nunca foi tão fácil!