Como consultar cotas do PIS/Pasep

Conteúdo do artigo

Confira as orientações e veja como fazer a consulta do PIS/Pasep do jeito mais fácil

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas com relação a consulta da sua cota do PIS/Pasep, mesmo esta informação não sendo difícil de conseguir.

O que acontece é que muitas vezes essas pessoas não sabem onde consultar e não recebem a devida orientação da empresa onde trabalhar.

Mas hoje vamos resolver este seu problema e te mostrar em quais locais você pode consultar a sua cota do PIS/Pasep.

O que é PIS/Pasep?

O PIS é o Programa de Integração Social, voltado a trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, direcionado a tanto para servidores públicos.

Essa formação de patrimônio tem como finalidade financiar o seguro desemprego destes servidores, caso este venha a ser necessário, mas ambos também, financiam o pagamento do abono salarial.

Ele foi criado em 1970, pelo regime militar que comandava o país naquele período, em 7 de setembro de 1970, pela Lei Complementar 7/70, nº 7.

Você como trabalhador deve entender que o PIS/Pasep também é um programa do governo de complementar sua vida, além de aumentar a distribuição de rendo pelo país.

Este dinheiro pode ser sacado uma vez por ano e sua data de saque depende de uma série de fatores que vamos explicar a seguir.

Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?

Entretanto não é todo trabalhador que possui direito a receber o PIS/Pasep, sendo necessário cumprir alguns pré requisitos.

Um deles é estar trabalhando há mais de 5 anos com carteira assina, e o mais importante pré requisito é não receber mais de dois salários mínimos como renda.

No caso dos servidores públicos, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias consecutivos no ano anterior, e sua instituição devem manter sempre sua RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, atualizada.

Qual é o valor das cotas do PIS/Pasep?

O valor das cotas do PIS/Pasep varia entre cerca de R$ 80,00 a um salário mínimo. Este valor sempre será referente ao seu tempo de trabalho no ano anterior.

Entretanto, não precisa se preocupar; caso você tenha trabalhado o ano anterior de forma completa, você não receberá menos que um salario mínimo.

Como localizar o número do PIS/Pasep?

consulta pis pasep

É possível localizar o número do seu PIS/Pasep de forma totalmente online, pois todo trabalhador possui cadastro no CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais, e será através do site do mesmo que você conseguirá conseguir sua numeração do PIS/Pasep.

Saiba que a numeração do PIS/Pasep é a mesma que o seu NIS, Número de Identificação Social e que este também recebe o nome de NIT.

Siga os passos abaixo para consultar a sua numeração do PIS/Pasep de forma online pelo site do CNIS.

  1. Entre no site do CNIS e clique no ícone “Cidadão”.
  2. Em seguida, selecione a opção “Inscrição”, que fica posicionada na barra do menu superior, e selecione “Afiliado”.
  3. Preencha todos os seus dados corretamente, resolva o captcha e clique em “Continuar”.
  4. Com isso, aparecerá uma mensagem na tela informando que o usuário já possui cadastro. E ao final da frase estará a numeração do seu NIT.

Prontinho! Seu numero de NIT é o mesmo que seu PIS/Pasep, portanto você já está com o mesmo em mãos.

Como fazer a consulta do PIS/Pasep?

Para consultar o seu PIS/Pasep basta se dirigir até uma agência da Caixa Federal ou Banco do Brasil.

Entretanto, você também pode realizar a consulta pelo site da Caixa Federal, bastando informar seu CPF, data de nascimento e se é aposentado ou não.

Como fazer a consulta do PIS/Pasep pelo CPF

Os servidores de empresas privadas podem fazer a consulta do PIS pelo CPF, através do site da Caixa Econômica Federal.

Já para os trabalhadores de instituições públicas, a consulta do Pasep pelo CPF deve ser realizada no site do Banco do Brasil.

Onde sacar o PIS/Pasep?

Você pode sacar seus valores do PIS/Pasep nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, caso você seja correntista. Caso não seja, você pode transferir os valores sem custo adicional nenhum para o seu banco.

O que acontece se o trabalhador não sacar o PIS/Pasep até a data limite?

O trabalhador perder o benefício. É triste, mas se a quantia não for retirada até a data limite, os valores voltam para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e ficam impossibilitados de serem retirados.

Telefone da Caixa para atendimento do PIS/PASEP

Caso você queira tirar as suas dúvidas com um atendente para ter mais segurança, a caixa possui um telefone exclusivo para esse propósito: 0800 726 0207.

Consultar a sua cota do PIS é mais fácil do que se imagina, sendo que a consulta pode ser feita online ou pelo telefona da Caixa que acabamos de apresentar.

Calendário PIS 2018-2019

Confira abaixo o calendário do PIS 2018-2019:

calendario pis 2018-2019

Calendário Pasep 2018-2019

Agora consulte o calendário de pagamentos do Pasep 2018-2019:

calendario pasep 2018-2019