Confira todos os serviços do MEU INSS

Os serviços Meu INSS foram criados pela previdência social para ajudar os contribuintes a ter um acesso mais simplificado aos agendamentos.

Usando os serviços Meu INSS, o cidadão é dispensado de comparecer ao posto de atendimento da previdência para agendar algum atendimento: ele só precisa comparecer diretamente no dia de ser atendido.

Eliminar uma ida ao posto da previdência tem diversas vantagens, como permitir que o contribuinte economize, caso ele precise de transporte público, além de diminuir a quantidade de pessoas nas unidades do INSS.

Cadastro no Meu INSS

Cadastro no Meu INSS

Os serviços Meu INSS ficam o tempo todo disponíveis para o contribuinte: na hora em que ele precisar, ele acessa a plataforma e pode marcar ou solicitar o que quiser.

Porém, para a maioria das ações, o cidadão precisa ter feito um cadastro:

  • Primeiro, deve-se clicar aqui para abrir a plataforma Meu INSS;
  • Abrindo-a, é necessário clicar uma vez no botão “Entrar”, que é redondo e está na parte direita do site;
  • A seguir, clica-se uma vez em “Login” para criar um acesso;
  • Será aberta a página do Gov.br, na qual o contribuinte tem de inserir seus dados e escolher uma senha

Depois de a pessoa escolher a senha, ela pode voltar ao Meu INSS e começar a fazer os seus agendamentos ou solicitações.

O Meu INSS também existe na forma de aplicativo e o login usado será o mesmo que a pessoa cadastrou acima.

Serviços oferecidos pelo MEU INSS

Os serviços Meu INSS contemplam as necessidades de todos os contribuintes: os que já possuem direito a um benefício, os que ainda estão procurando informações e até os que já são beneficiários.

Alguns dos serviços oferecidos pelo Meu INSS estão indicados abaixo.

  • Meu INSS Extrato
    É usado para o contribuinte conferir quanto de benefício foi depositado e quando, ou sela, ele é igual aos extratos que os bancos emitem.
    Os descontos devidos a empréstimo consignado também são indicados no extrato do INSS e, para a segurança, é sempre bom que o contribuinte emita um extrato mensalmente: basta logar-se e clicar em “Extrato de Pagamento de Benefício”.
  • Meu INSS agendamento
    O agendamento ou requerimento tem de fazer realizado quando o cidadão quer pedir um benefício. Por exemplo: a mulher que adotou uma criança pode solicitar o Salário Maternidade, mas vai precisar fazer um agendamento. O mesmo acontece com as pessoas que querem solicitar auxílio saúde, Benefício da Prestação Continuada, auxílio reclusão, aposentadorias diversas e muito mais.
    O Meu INSS agendamento é feito logando-se, como já ensinado, e clicando em “Agendamentos/Requerimentos”, no menu à esquerda. Depois, é só usar a barra de pesquisa e inserir o benefício a ser pedido.
  • Meu INSS CNIS Extrato
    Esse extrato é o oposto do que foi abordado primeiro: ele visa mostrar o quanto que o cidadão tem de contribuições pagas, seja pelos carnês ou pelos descontos nos salários.
    Mesmo que o trabalhador acomoanhe de perto o recolhimento das suas contribuições, é bem comum que, na hora de pedir um benefício, ele não tenha certeza de está dentro da carência exigida.
    Para ter essa informação sem possibilidade de engano na contabilidade, é essencial o Meu INSS CNIS Extrato: é só fazer o login e depois procurar pela opção à esquerda, respondendo ao que a previdência perguntar.

Meu INSS Online

O Meu INSS Online é feito pelo governo federal e os contribuintes que os usarem têm a garantia de que as suas informações previdenciárias serão preservadas.

No entanto, confirmar a existência de um cadeado de criptografia é importante, além de só usar o site dado aqui.

Com a quantidade de sites falsos que se encontra na Internet, é fundamental destacar que qualquer outro canal que não este pode ter a finalidade de roubar dados e mesmo roubar o contribuinte financeiramente.

Meu INSS Calculadora

O Meu INSS Calculadora é um programa que a previdência disponibiliza para ajudar no cálculo das contribuições.

Existem muitos benefícios oferecidos pelo INSS e isso pode confundir os cidadãos, principalmente com relação à aposentadoria: são tantos critérios e tantas modalidades que o cidadão, por vezes, não sabe por qual regra pode pedir o benefício.

A calculadora do INSS tem a função de, a partir das informações como contribuições feitas e idade, indicar se a pessoa já tem direito à aposentadoria.

Se esse cidadão ainda não pode solicitar o benefício, a calculadora vai mostrar quanto tempo ainda falta.

Essa conta pode, normalmente, ser feita em outros sites que não o Meu INSS, mas há perigos: primeiro que as informações não têm a mesma credibilidade que o site oficial da previdência oferece.

Além disso, não é possível saber se há software malicioso escondido no endereço eletrônico. Basta:

  • Logar-se no Meu INSS;
  • Clicar em “Calculadora”, à esquerda;
  • Selecionar o tipo de aposentadoria para o qual se quer fazer o cálculo;
  • Inserir todos os vínculos profissionais (que geraram contribuição previdenciária) e informações pessoas;
  • Inserir também o tempo de pagamento de carnês do INSS

O contribuinte pode colocar todas as informações manualmente, ou seja, as pessoas que não são logadas no Meu INSS também podem fazer uso da calculadora.

Porém, quem tem um login ou quer que as suas informações sejam automaticamente colocadas na calculadora devem fornecer a senha.

Meu INSS Aplicativo

Meu INSS Aplicativo

O Meu INSS Aplicativo tem exatamente todos os serviços que o site Meu INSS disponibiliza: o cidadão consegue acessar seu extrato de benefício, agendar ou requerer várias coisas e consultar o extrato previdenciário para saber as suas contribuições feitas.

O download ao aplicativo Meu INSS é completamente gratuito, assim como toda a navegação pelas suas opções.

As lojas do IOS e do Android têm o app e ele é seguro, tendo o Dataprev como seu desenvolvedor; contudo, as versões baixadas em outros lugares que não as lojas oficiais não têm qualquer relação com a previdência.

Com o Meu INSS aplicativo instalado, o contribuinte tem de fazer login e encontrará o mesmo menu.

Ressalta-se que a Dataprev faz modificações no app para que ele funcione sem os bugs, que são os defeitos nas funções.