Como funciona o Cartão cidadão

Quer saber como funciona o Cartão Cidadão? Então a boa notícia é que este artigo foi feito para você. É isso mesmo!

Aqui será possível entender ao certo o que é esse cartão, além de saber como solicitá-lo e como desbloqueá-lo. Ou seja, você vai poder encontrar várias informações importantes em apenas um só lugar. Quer coisa melhor e mais prática do que isso?

Caso ainda não saiba ao certo, o Cartão Cidadão foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de unificar todas as contas que são consideradas funcionais e, dessa forma, fazer com que a vida de muitos trabalhadores seja facilitada.

Esse cartão foi criado em parceira com a Caixa Econômica Federal e hoje realmente ajuda muitas pessoas.

O que é possível fazer com o Cartão Cidadão?

Para se ter uma ideia, por meio do Cartão Cidadão dá para sacar e consultar benefícios trabalhistas, previdenciários e sociais como, por exemplo, FGTS, Bolsa Família, seguro desemprego, entre outros.

Como a Caixa é o banco que recebe os valores desses benefícios e é o responsável por repassá-los aos trabalhadores, foi mais fácil estabelecer que o cartão fosse emitido diretamente no próprio banco.

De qualquer forma o que realmente é válido é entender a importância desse cartão antes de qualquer coisa.

Para saber mais sobre isso e sobre várias outras informações é só continuar a leitura deste artigo até o final.

Funções do Cartão Cidadão

Antes de qualquer coisa é válido ressaltar que o Cartão Cidadão é um aliado de todos os trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada.

Isso porque, como já mencionado, o seu uso facilita bastante o recebimento e o saque de diferentes tipos de benefícios. Tanto é que para ter acesso ao cartão, é necessário ter algum benefício para receber, caso contrário será preciso aguardar.

Para entender melhor a respeito desse cartão tão importante, basta imaginar um cartão de crédito ou de débito comum.

Apesar de suas funcionalidades serem diferentes, o Cartão Cidadão é muito parecido com esses cartões, uma vez que é magnético e tarjado e, além disso, de uso pessoal e intransferível.

A grande diferença é que o Cartão Cidadão foi idealizado com o intuito de fazer com que as movimentações e as consultas referentes a benefícios fiquem mais fáceis.

Dessa forma, por meio desse cartão é possível, por exemplo, consultar calendários de pagamento, extratos, saldos, assim como realizar o saque do benefício em qualquer agência da Caixa. Muita praticidade, não é mesmo?

Como fazer o Cartão Cidadão

cartao cidadao

Mesmo que você ainda não precise do Cartão Cidadão, pode ter certeza de que uma hora ou outra irá precisar, seja para receber a aposentadoria ou para acessar o seu FGTS.

Levando tudo isso em consideração, é realmente muito importante já entender ao certo como solicitar o Cartão Cidadão. Assim, quando precisar, já saberá o que fazer.

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que todo o procedimento é muito simples, então não precisa se preocupar. Para isso, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com o CPF, o RG, a carteira de trabalho e um comprovante de residência.

Se você já tiver uma conta na Caixa, o recomendado é ir até a sua agência, para já facilitar o processo. Caso não tenha, é só se dirigir até a mais próxima.

Já dentro da agência, explique para o atendente o que deseja e ele já irá te indicar quais são os passos que precisam ser seguidos.

Outra forma um pouco mais prática de fazer a solicitação é por meio do telefone. Nesse caso, basta entrar em contato com o número 0800 726 0207, seguir os passos da gravação até conseguir falar com um atendente.

Em ambos os casos, não se esqueça de já ficar com os documentos em mãos para facilitar todo o processo.

Para quem já é correntista da Caixa, a boa notícia é que o processo de como solicitar o Cartão Cidadão acaba sendo muito mais fácil, isso porque as informações pessoais do indivíduo já estarão lá no banco, ou seja, será necessário apenas confirmá-las.

Depois de fazer a solicitação, o Cartão Cidadão é entregue na residência da pessoa, sendo assim não é preciso buscá-lo em nenhum lugar.

Portanto, não ache estranho se forem solicitadas algumas informações que dizem respeito ao seu endereço.

Como cadastrar a senha Cartão Cidadão

Assim que receber o cartão em casa será necessário cadastrar uma senha de acesso para que seja possível utilizá-lo. Vale ressaltar que essa senha precisa ser pessoal e intransferível, certo?

E não se esqueça também de que ela será utilizada em todas as movimentações e consultas que forem feitas por meio do cartão, portanto não crie uma combinação muito complicada. Essa combinação precisa ter exatamente 6 dígitos.

Para cadastrar essa senha é só ir até uma agência da Caixa e explicar para o atendente o que você deseja.

Na maioria das vezes, é possível fazer isso até mesmo em casas lotéricas, mas é importante se informar antes.

Cadastrar a senha do Cartão Cidadão pelo telefone

Caso queira mais praticidade, é só fazer o cadastro por meio do telefone – aquele mesmo que já foi passado 0800 726 0207. Nesse caso, tudo é bastante auto-explicativo, não há com o que se preocupar.

Apenas tenha em mente que pelo telefone serão feitas algumas perguntas básicas ao trabalhador para que o atendente realmente confirme que é ele quem está fazendo a solicitação da senha, certo? Tudo isso é para prezar pela segurança acima de tudo.

Sendo assim, independentemente da forma escolhida para fazer o cadastro da senha do Cartão Cidadão, tenha em mãos o cartão e um documento de identidade.

Não se esqueça de escolher uma combinação de dígitos que seja fácil de ser lembrada, mas que ao mesmo tempo não seja óbvia como a data do seu aniversário, por exemplo.

Depois de digitar os 6 dígitos, é necessário confirmá-los digitando mais uma vez.

Cartão Cidadão 2ª via

cartao cidadao

Outra coisa importante de ser mencionada é que qualquer trabalhador pode solicitar a segunda via do Cartão Cidadão em casos de perda, por exemplo.

Para fazer isso de forma prática, basta ligar para o mesmo número que já foi mencionado ao longo deste conteúdo e ter em mãos o número do PIS.

Assim como no caso anterior, o atendente também irá fazer algumas perguntas para confirmar realmente se é o titular quem está fazendo a solicitação da 2ª via mesmo.

Lembrando que a ligação é gratuita e deve ser feita das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Além de tudo isso, o prazo para que o novo cartão chegue até a casa do trabalhador é de 15 dias úteis.

Como desbloquear Cartão Cidadão

Para fazer uso do cartão, além de cadastrar a senha, é necessário também desbloqueá-lo. E essa também é a dúvida de muitas pessoas que solicitam o Cartão Cidadão.

Para começar, o processo de fazer o desbloqueio também é bastante simples, felizmente. Na verdade, a única coisa que deve ser feita é ligar naquele número já citado (0800 726 0207), ouvir o menu atentamente e selecionar a opção “desbloqueio do Cartão Cidadão”.

Logo depois de escolher essa opção, a pessoa já será direcionada para um atendente, o qual será o responsável por fazer o desbloqueio do cartão.

Assim como em todos os processos feitos pelo telefone, esse atendente também vai solicitar algumas informações pessoais para que ele tenha a certeza de que é o titular do cartão que está pedindo o desbloqueio.

Como consultar o saldo com o Cartão Cidadão

Por fim, um dos últimos aspectos que será mencionada aqui é como consultar o saldo do Cartão Cidadão. Afinal, é para isso, principalmente, que muitas pessoas solicitam o cartão.

Sendo assim, basta acessar o site oficial da Caixa e no menu no canto superior da tela selecionar a opção “programas e benefícios”.

Ao fazer isso, você automaticamente será redirecionado para uma nova página, na qual precisará fazer um cadastro e depois o login para ter acesso à informação que deseja.

Fez o login? Então o próximo passo é fornecer o número do seu PIS junto com a senha cadastrada para então encontrar todas as informações necessárias sobre os seus benefícios.