Como solicitar Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão foi criado pelo Governo Federal com o principal objetivo de unificar todas as contas funcionais e, dessa forma, tornar a vida das pessoas mais práticas.

Mas você sabe como solicitar Cartão Cidadão? É exatamente isso que você aprenderá ao longo deste artigo.

Antes de qualquer coisa, é válido mencionar que este cartão é emitido pela Caixa Econômica Federal e acaba melhorando e muito o acesso aos benefícios oferecidos aos trabalhadores.

Isso acontece porque tudo fica centralizado em um único cartão como, por exemplo, o abono salarial, o seguro desemprego, FGTS, entre vários outros auxílios.

Portanto, se você ainda não tem um, continue a leitura do post e entenda de uma forma prática e simples como pedir o seu.

Funcionalidades do Cartão Cidadão

Assim como qualquer outro cartão, o Cartão Cidadão é um cartão magnético e tarjado, cujo uso é pessoal e intransferível.

A grande diferença é que ele é voltado para facilitar as movimentações e consultas referentes aos benefícios dos trabalhadores. Afinal de contas, tudo pode ser feito por meio de um cartão apenas.

Para se ter uma ideia, até mesmo os programas de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família, são movimentados e consultados através desse cartão, o qual você irá conhecer melhor ao longo deste conteúdo.

Na verdade, o Cartão Cidadão entrou no lugar do antigo Cartão Trabalhador, e pode ser solicitado somente por pessoas que realmente possuem algum benefício para receber – e que seja pago por meio da Caixa Econômica Federal.

Como solicitar o Cartão Cidadão

Essa com certeza é a principal dúvida de muitas pessoas. Se for a sua também, não precisa mais se preocupar. Isso porque ela será solucionada logo a seguir.

Para começar, é necessário ter em mente que, para conseguir solicitar o Cartão Cidadão, o trabalhador precisa seguir alguns procedimentos básicos.

Conforme explicado acima, apenas aquelas pessoas que tenham algum benefício para receber que seja pago através da Caixa possuem o direito de solicitar Cartão Cidadão.

Se você se encaixa nesse requisito mencionado, então para conseguir o seu cartão é muito simples: basta entrar em contato com o número 0800 726 0207 e fazer o seu pedido.

Outra forma de fazer a solicitação é ir até uma agência da Caixa com os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho.

Para quem já possui conta na Caixa, o processo de solicitar esse cartão é muito mais prático, isso porque grande parte das informações necessárias já consta no cadastro que o cliente fez na instituição.

Sendo assim, é apenas preciso comprová-las mais uma vez, seja indo até uma agência ou pelo telefone.

Cadastrar senha do Cartão Cidadão

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Outra coisa muito importante é que depois de receber o cartão, você precisará cadastrar uma senha do Cartão Cidadão, a qual será fundamental para fazer qualquer tipo de movimentação ou de consulta.

Vale lembrar que essa senha precisa ser de uso pessoal e intransferível.

A boa notícia é que não é nada difícil fazer isso. Basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, mais especificamente nos caixas, ou em alguma casa lotérica. O procedimento é simples, não há com o que se preocupar.

Caso prefira, também é possível fazer o cadastro da senha por meio do telefone. Para isso, basta ligar no número 0800 726 0207 e seguir todas as instruções que serão transmitidas.

Se for cadastrar a senha pessoalmente, não se esqueça de estar com o cartão em mãos e com algum documento de identidade.

Além disso, cadastre uma senha que seja fácil de ser lembrada, afinal de contas ela será necessária para qualquer operação que envolva o cartão, certo?

Dessa forma, de nada adianta registrar uma senha difícil e depois não se lembrar na hora que precisar usar o cartão.

Geralmente, a senha precisará de 6 dígitos, no entanto isso será confirmado no momento do cadastro, seja pessoalmente ou pelo telefone.

Como fazer o Cartão Cidadão 2ª via

Se o trabalhador perder o Cartão Cidadão, é possível fazer o pedido da segunda via de uma forma muito fácil.

Para isso, é só entrar em contato com o número que já foi mencionado antes e ter em mãos o número do PIS-PASEP. A ligação é gratuita e deve ser feita entre as 10h e às 18h, de segunda a sexta-feira.

Como forma de garantir a segurança, algumas informações pessoais são solicitadas para realmente confirmar se é o titular do cartão que está fazendo o pedido da segunda via.

Feito tudo isso, basta aguardar que a segunda via do Cartão Cidadão seja enviada dentro de 15 dias úteis.

Desbloquear Cartão Cidadão

Outra dúvida que passa pela cabeça de quem vai fazer um Cartão Cidadão é como desbloqueá-lo.

Assim como a solicitação da segunda via, é válido mencionar que esse desbloqueio também pode ser feito de uma forma bastante simples e rápida.

Para desbloquear o Cartão Cidadão é necessário ligar na central de atendimento da Caixa – novamente é o mesmo número que já foi passado: 0800 726 0207 – ouvir atentamente o menu e escolher a opção “desbloqueio do Cartão Cidadão”.

Ao fazer a escolha do desbloqueio, o trabalhador vai ser redirecionado para um atendente, o qual fará algumas perguntas com o objetivo de saber se realmente é o titular do cartão que está fazendo o pedido para desbloquear.

Como você percebeu, esse é um processo que sempre é realizado a fim de garantir a segurança.

Cartão Cidadão Bolsa Família

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O Cartão Cidadão serve para que o trabalhador possa receber auxílios e outros benefícios que é do seu direito, como é o caso do Bolsa Família.

Sim, esse programa que tem como intuito beneficiar famílias de baixa renda também conta com o Cartão Cidadão para fazer a transferência dos valores e para que os cidadãos possam sacar o dinheiro assim que possível.

No entanto, não são todas as famílias que podem participar desse programa, muito pelo contrário.

Apenas aquelas que têm uma renda familiar igual ou menor do que R$ 170 por cada membro podem participar do Bolsa Família e, consequentemente, fazer o pedido do Cartão Cidadão para receber o benefício.

Se quiser saber mais sobre esse auxílio tão importante, é só acessar o site da Caixa Econômica Federal e procurar mais informações sobre esse programa.

Lá também dá para encontrar o calendário do Bolsa Família, o qual é fundamental para saber quando cada família irá receber o benefício.

Cadastro Bolsa Família

Para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário em primeiro lugar se enquadrar em alguns requisitos importantes, uma vez que esse programa é destinado exclusivamente para pessoas de baixa renda.

Vale ressaltar também que um membro da família precisa ser o representante. A única questão é que essa pessoa precisa ter mais de 16 anos e ser, de preferência, uma mulher.

Esse representante então irá até o CRAS do próprio município com o objetivo de solicitar a inclusão da sua família no Cadastro Único, juntamente com o cadastro no programa Bolsa Família.

Nesse momento, é necessário ter em mãos:

  • RG e CPF de todos os membros da família;
  • Título de eleitor dos membros maiores de 18 anos;
  • Certidão de nascimento daqueles que não têm CPF ou RG;
  • Carteira de trabalho de quem já tiver o documento;
  • Comprovante de endereço atualizado.

O próximo passo então é esperar o resultado do Ministério do Desenvolvimento Social para saber se a inclusão deu certo ou não.

Se a sua família for aprovada, logo vai receber o Cartão Cidadão em casa para que possa desbloqueá-lo a fim de sacar o valor que será transferido todo mês.