Como tirar 2ª via boleto FIES

Conseguiu financiar a sua faculdade por meio do FIES? Isso é algo realmente bom, não é mesmo? A única questão é não se esquecer de fazer o pagamento do boleto, algo muito importante.

Mas, e se esse boleto vencer ou for perdido? O que acontece nesses casos? Acontece que, para fazer o pagamento, será preciso tirar a segunda via do boleto FIES.

Sem essa segunda via ou sem a linha digitável – o número do código de barras – do documento pelo menos, não dá para quitar o documento.

E sem o pagamento em dia, é possível que aconteçam alguns problemas com o seu financiamento, como a cobrança de multas e juros, por isso é importante tomar muito cuidado.

Por mais que não dê para pagar até a data do vencimento, o importante é fazer o pagamento para evitar contratempos.

Boleto FIES Caixa

A Caixa Econômica Federal é um banco público conhecido por oferecer diversos benefícios às pessoas, principalmente àquelas que possuem baixa renda.

E o FIES é um deles, voltado para quem quer fazer uma faculdade, mas não possui dinheiro suficiente para arcar com as mensalidades.

Hoje em dia, muitas pessoas já utilizam desse benefício que é tão importante como um todo.

Quer entender ao certo como ele funciona e saber também como fazer para conseguir tirar a segunda via do boleto FIES Caixa quando for necessário? Então basta continuar acompanhando este artigo.

Tenha uma boa leitura!

Sobre o FIES

Para quem não sabe ao certo, o FIES, também conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa idealizado e criado pelo MEC – Ministério da Educação -, no ano de 1999.

Pode-se dizer que o principal objetivo do FIES é facilitar o acesso e a entrada de jovens de baixa renda no ensino superior, ou seja, em alguma faculdade.

Isso porque o programa permite que as mensalidades da faculdade privadas sejam financiadas e pagas somente depois.

Dessa forma, aquele estudantes que antes não tinham dinheiro suficiente para pagar todas as mensalidades da faculdade podem contar com o FIES como uma grande ajuda.

O pagamento de todo o financiamento é realizado somente depois de ter concluído a graduação. É isso mesmo. Primeiro o estudante conclui os estudos e procura um emprego para depois começar a pagar a mensalidade do financiamento.

Requisitos do FIES

2 via boleto fies

Vale ressaltar que para conseguir participar do Fundo de Financiamento Estudantil, uma pessoa precisa estar matriculada em qualquer curso de graduação presencial pago.

No entanto, esse curso precisa ter um conceito no Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – maior ou igual a três. Por isso que é importante ficar atento antes de qualquer coisa.

Além do mais, para conseguir ser aprovado no programa, o estudante tem que fazer a prova do ENEM e conseguir uma pontuação mínima de 450 pontos – e não pode zerar na redação. Sem todos esses requisitos, não é possível nem se candidatar ao programa.

É importante ressaltar também que aquelas pessoas que conseguiram bolsa de 50% no Prouni também podem se candidatar para financiar o restante da mensalidade.

Boleto FIES

Como já mencionado antes, os estudantes apenas fazem o pagamento das parcelas do financiamento depois de terem concluído a graduação.

Para isso, eles recebem boletos que precisam ser pagos mensalmente até uma certa data. No entanto, é comum que esses boletos sejam perdidos ou danificados ou que eles não cheguem à residência até o dia do pagamento.

Nesses casos, é preciso saber como tirar a segunda via do boleto FIES para que seja possível fazer o pagamento e não ter complicações futuras.

Mesmo em casos de atrasos, por exemplo, é necessário emitir a 2ª via para que seja possível pagá-lo o quanto antes.

Sendo assim, se isso é o que você mais está querendo saber, então continue a sua leitura e acompanhe um passo a passo completo sobre o assunto logo a seguir.

Passo a passo para tirar 2ª via do boleto FIES

2 via boleto fies

Passo 1: Entre no site oficial da Caixa Econômica Federal

Como é algo que é feito pela internet, o primeiro passo com toda a certeza é acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal.

Passo 2: Abra o menu “atendimentos”

Depois que a página inicial carregar, procure no menu, na parte superior da tela, a opção “atendimentos”. Achou? Então clique sobre ela.

Depois de ter clicado, o próximo passo é olhar na coluna do meio, denominada de “canais digitais”, e selecionar a terceira opção: “2ª via de boletos”. Toda essa parte é muito fácil de ser feita, não precisa se preocupar.

Caso queira facilitar ainda mais as coisas, abra o site da Caixa agora mesmo e já comece a colocar em prática todo o processo.

Isso com certeza vai tornar todo o procedimento muito mais simples de ser feito.

Passo 3: Selecione a opção que deseja

Ao clicar em “2ª via de boletos”, você será redirecionado para uma nova página, na qual será possível ver várias opções de boletos gerados pela Caixa para solicitar a segunda via.

Então agora é hora de ir descendo até encontrar a opção “boleto FIES”. Assim que achar, clique em “emita agora” e aguarde alguns instantes.

Passo 4: Forneça os dados solicitados

Escolheu corretamente a sua opção? Então o próximo passo é inserir os dados que estão sendo solicitados.

É importante ressaltar que essa parte é diferente para cada tipo de boleto. No caso do boleto FIES, é preciso colocar o número do contrato ou o CPF, a data de nascimento e o código verificador, ou seja, a imagem que estará aparecendo no momento.

Caso a sua página não solicite essas informações, é necessário voltar e confirmar se você selecionou mesmo a opção “boleto FIES” no passo anterior.

É importante ficar bastante atento nesse momento para não ter dúvidas.

Imprimir boleto FIES

Depois de ter conseguido gerar a segunda via do boleto FIES, fica a sua escolha imprimi-lo ou não.

Caso vá fazer o pagamento em casas lotéricas ou em agências bancárias, é necessário ter o documento impresso.

No entanto, se for pagar online basta anotar apenas a linha digitável e pronto.

Pagamento boleto FIES atrasado

É claro que evitar o máximo possível de atrasos é algo realmente muito importante. Entretanto, é comum que em alguns momentos isso não seja possível, não é mesmo?

Nesses casos, também é preciso emitir a 2ª via do boleto FIES.

A grande diferença é que o pagamento poderá ser feito apenas em alguma agência da Caixa. Não adianta tentar pagar online e nem ir até outro banco, você só perderá viagem.

Onde pagar o boleto FIE?

Como já falado, o boleto FIES pode ser pago em qualquer banco ou em casas lotéricas.

Existe até mesmo a opção de pagar online, pelo internet banking ou pelo app do banco, tudo fica a sua escolha. O grande problema é quando esse boleto vence.

Isso porque nesses casos, a única opção é ir até uma agência da Caixa para fazer o pagamento. Ir até outro banco ou tentar fazer pela internet não dá certo quando a conta já está atrasada.

E é exatamente por isso que você precisa evitar sempre que possível atrasar as mensalidades.

Além de ter que pagar juros e multas, o pagamento também acaba ficando mais complicado.

Outra questão importante de ser mencionada, é que quando você emite a segunda via de boleto FIES já vencido, é importante estar atento à validade do novo documento.

Geralmente, a data de vencimento será no mesmo dia da data de emissão. Ou seja, será necessário emitir e já fazer o pagamento.

Caso deixe passar mais uma vez, a única solução é emitir outra via do boleto.