Como tirar segunda 2ª via do CPF pela Internet

Conteúdo do artigo

Todos nós sabemos como é ruim perder ou ter nossos documentos roubados. Além do trauma do roubo ou assalto ou da raiva de perder a carteira ainda temos que enfrentar toda burocracia brasileira para conseguir retirar a segunda via dos nossos documentos. Porém se você precisa saber como tirar 2ª via CPF não precisa se preocupar tanto. Você não vai precisar sair de casa e ficar em fila atrás de fila.

Impressão CPF – Como imprimir CPF

Desde 2011 foi descontinuada a impressão dos cartões plásticos de CPF. Isso mesmo, a Receita Federal não realiza mais a impressão do cartão plástico do CPF. Para facilitar a sua vida a Receita Federal permite que você realize a impressão CPF pela internet, sem ter que sair de casa ou gastar dinheiro com isso. Abaixo você verá todo passo a passo de como imprimir CPF.

Segunda Via CPF pela Internet

A forma mais simples e rápida é realizar a impressão do CPF pela internet. Isso mesmo! Você pode imprimir seu CPF sem sair de casa.

A única coisa que você precisa saber é que existem dois processos diferentes pra tirar segunda via do CPF na internet. Um processo é para pessoas que declaram imposto de renda e outro processo são para pessoas que não declaram IR. Confira abaixo como fazer a solicitação da segunda via do CPF.

2ª via do CPF para quem NÃO declara imposto de renda

Passo 01

Se você não faz a declaração anual de imposto de renda o processo é muito rápido e simples. Basta acessar o site da Receita Federal e solicitar a segunda via do CPF. O processo não leva mais do que 3 minutos.

Passo 02

  • Preencha todos os seus dados pessoais corretamente (o número do seu CPF, seu nome completo, sua data de nascimento, nome completo da sua mãe e o número do seu título de eleitor);
  • Ao ser direcionado para a próxima tela você terá acesso a impressão da 2ª via do seu CPF.
  • Após preencher todos os dados basta clicar em “Enviar”.

⤍ Não sabe o número do seu título de eleitor? Consulte Aqui ⤌

Passo 03

Na próxima tela você já terá acesso ao comprovante do seu CPF. Basta seguir as instruções que aparecerão na tela. Você pode tanto salvar um PDF com o comprovante do seu CPF, caso precise dele depois, como imprimir imediatamente a 2ª via do seu CPF.

2ª via do CPF para quem declara imposto de renda

Se você realiza a declaração anual de Imposto de Renda o processo é outro. Você precisa acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, conhecido também como Portal eCAC. Para que você tenha acesso a ele precisará de um código de acesso que é gerado pela internet. Confira abaixo o passo a passo para gerar a segunda via do CPF.

Passo 01

Acesse aqui e gere seu código. Preencha corretamente todos os dados solicitados e após feito isso clique em “Avançar”.

Passo 2

Você precisará informar os números dos recebidos das suas declarações do IR dos últimos dois anos; O site exige que você crie uma senha. Após criá-la basta clicar em “‘Gerar Código”;

Passo 03

Após gerar o código você deverá acessar o Portal eCAC e preencher o número do seu CPF; o código de acesso e a senha que você criou no passo anterior.

Passo 04

Na tela inicial do eCAC, clique sobre “Cadastros” e, então, procure por “Comprovante de Inscrição no CPF”.

O processo dentro do site eCAC é muito rápido. Basta clicar em “Cadastros” e posteriormente em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Passo 5

Em poucos segundos o comprovante do seu CPF estará disponível para impressão.

E se eu precisar gerar outro CPF de novo?

É muito importante lembrar que esse código de acesso tem validade de apenas 24 horas. Pensando na sua segurança o código de acesso expira após esse tempo. Para reimprimir outro comprovante do seu CPF após 24 horas você deverá repetir todo o processo novamente e gerar um novo código.

Dica: Vale a pena salvar o seu CPF em PDF antes de imprimi-lo. Dessa forma você pode acessar e imprimir CPF quantas vezes quiser sem precisar ficar gerando novos códigos de acesso.[

Mais informações acesse: http://www.segundaviacpf.com.br/