Consulta Título de Eleitor ⇨ Consulte pela internet

Conteúdo do artigo

Muitas vezes precisamos consultar o número do título de eleitor e nem imaginamos onde ele está guardado. A boa notícia é que agora você pode consultar o número do título de eleitor pela internet, sem sair de casa. O site do TSE permite que você consulte esses dados rapidamente.

Número do titulo de eleitor

Como eu disse acima o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma ferramenta digital para que você consiga consultar o número do seu título. Além disso você terá acesso ao endereço do local onde você está inscrito para votar e a zona eleitoral.

Para ter acesso a todos os dados você precisa ter em mãos: nome completo, nome completo da mãe e data de nascimento.

Passo 1:

Acesse aqui o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e procure por “Nome do eleitor – possibilita verificar o número do título”.

Passo 2:

Aqui você deve preencher os dados solicitados: Nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Terminado isso vá na caixa “não sou um robô” e clique em “consultar”.

Após o preenchimento dos dados você terá acesso aos dados: número do título de eleitor, zona eleitoral, seção, e endereço e local de votação.

Como consultar a situação do título de eleitor

O site do TSE também permite que você consulte sua situação eleitoral. Você precisa estar em dia com o Tribunal Superior Eleitoral seja para obter um novo passaporte, tirar um novo RG, realizar matrícula em uma faculdade ou escola pública, tomar posse de cargos públicos, obter empréstimos de bancos públicos ou até mesmo participar de uma concorrência pública.

Existem duas maneiras de consultar a sua situação eleitoral: consulta por nome ou consulta por título.

Passo a passo consultar situação eleitoral

Consulta por nome

Passo 1: Acesse a página de página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escolha “Consulta por nome”.

Passo 2: Preencha seu nome completo, sua data de nascimento e selecione a caixa “eu não sou um robô”. Feito isso clique em “consultar”.

Passo 3: Pronto! Após feito o processo acima você terá acesso a sua situação eleitoral.

 

Consulta por título

Passo 1: Acesse o site do  página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e busque pela opção “Consulta por título”.

 

Passo 2: Para consultar sua situação eleitoral pelo número do título eleitoral você precisará ter acesso ao número do seu título (composto por 12 dígitos). Digite o número, selecione a caixa “não sou um robô” e clique em “Consultar”.

 

Passo 3: Pronto! Você terá acesso a sua situação eleitoral.

 

Certidão de quitação eleitoral

Para os serviços de emissão de passaporte, solicitação de financiamento e participação em licitações públicas só a consulta de situação eleitoral não é válida. Você precisa apresentar uma certidão de quitação eleitoral. A boa notícia é que essa certidão de quitação pode ser consultada e impressa pela internet. Saiba como:

Passo 1: Acesse a página de Certidão de Quitação Eleitoral no site do TSE. Para emitir a Certidão de Quitação Eleitoral você precisa preencher os seguintes campos:

  • Nome do eleitor;
  • Número do título de eleitor;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Nome do pai.

Antes de clicar no botão “Emitir” é preciso selecionar a caixa “Não sou um robô.

Passo 2: Depois de feito todo esse processo você terá acesso a sua Certidão de Quitação Eleitoral. Agora basta baixar e/ou imprimir sua Certidão de Quitação Eleitoral. A certidão tem validade até a próxima eleição.

Confira abaixo como é a certidão que você terá acesso: