Tudo sobre o Cadweb SUS

Conteúdo do artigo

O sistema CadWeb é uma ferramenta digital que permite a todo corpo de integrantes do SUS acesso a dados dos procedimentos realizados dentro do ambiente do Sistema Único de Saúde.

O sistema permite o cadastro de novos cartões, alterações de cadastro, impressão de exames e documentos, além de pesquisa de consultas e procedimentos especiais.

A utilização do sistema CadWeb permite ao operador do SUS maior facilidade de navegação, pois poderá acessar a todos os dados de internação, medicamentos disponíveis e faltantes e controle do programa da Farmácia Popular.

O programa possui duas vertentes, uma é direcionada para a realização de cadastros e a outra versão responsável pela administração.

Tudo sobre o Cadweb SUS

CadWeb Para Cadastro

A área de cadastro no CadWeb é destinada a usuários que desejam realizar consultas ou qualquer outro procedimento junto ao SUS, bem como a alteração de cadastros e controle de medicamentos e pacientes.

A ferramenta possibilita aos funcionários a impressão de etiquetas com todos os dados do paciente para que facilite na identificação do mesmo.

As etiquetas são coladas no Cartão Nacional de Saúde segundo os parâmetros definidos.

CadWeb Administrador

A parte de administração se destina a manutenção e ao controle dos operadores do sistema que são diretamente vinculados a todos os estabelecimentos de saúde presentes no Brasil que fazem parte do SUS.

Cadastro no CadWeb

Todo operador deve ter acesso ao sistema e para isso é necessário a realização de um cadastro que deverá ser preenchido da forma que se segue:

  • Os operadores deverão possuir o número do Cartão Nacional de Saúde ou como popularmente é conhecido CNS;
  • Os operadores deverão possuir seu CPF cadastrado no sistema da base de dados do CNS;
  • Cadastros com informações duvidosas ou fora dos parâmetros estabelecidos deverão ser rastreados para que o Gestor Municipal seja informado do uso indevido do sistema e tome as devidas providências.

Somente operadores que já possuem o perfil de administrador no sistema deverão realizar o cadastro.

Acessando o CadWeb SUS

Após a realização e ativação do cadastro o operador poderá então realizar o acesso ao sistema através do endereço cadastro.sus.gov/cadweb

Ao adentrar na página de login, será necessária a apresentação do número do cartão de saúde CNES, usuário e senha cadastrada.

Manual de utilização do CadWeb

DATASUS – é o departamento de informática do SUS que disponibiliza de forma online um manual completo de utilização do sistema contendo todos os detalhes para manuseio do programa.

Com ele o operador poderá aprender e desenvolver as habilidades necessárias para navegar pelo CadWeb com facilidade.

Neste manual é possível acessar rapidamente a informações como:

  •   Consulta de pacientes
  •   Cadastro de usuários e impressão do cartão SUS.
  •   Alteração de registros
  •   Pesquisa de consultas médicas, internações e disponibilidade de horário dos médicos.

Para mais informações sobre o Manual de validação do pré-cadastro no programa do SUS, o leitor poderá baixar o documento por meio deste link

Cadastro do Cartão de Saúde

A realização do cadastro é muito importante, e é por isso que separamos um passo a passo de como realizá-lo:

  •   Primeiramente o usuário deverá solicitar o acesso ao portal de saúde do cidadão durante o preenchimento de seu cadastro.
  •   Feito o pré-cadastro é dado um tempo de até 48 horas para a validação, por isso mantenha-se atento, o candidato será informado sobre a validade do cadastro por meio do e-mail cadastrado.
  •   Com a validação do e-mail em questão, este receberá uma senha para acesso ao portal.

Acessando o CadWeb pela primeira vez

Acessando o CadWeb pela primeira vez

O acesso de primeiro momento ao portal exige algumas atenções especiais, por isso atente-se a algumas recomendações que separamos a vocês:

  • Após o cadastro e a validação do mesmo o usuário deverá procurar um estabelecimento credenciado para a validação efetiva do número de protocolo que é gerado com o acesso.
  • Com a validação das informações e a aprovação do mesmo, o cidadão receberá uma senha definitiva para acessar livremente o portal e obter as informações acima mencionadas.

Uma das maiores vantagens do sistema CadWeb é a facilidade de movimentação de dados do paciente, onde este terá um cartão digital de onde estiver, ou seja, mesmo que não esteja com seu cartão em mãos, poderá ser facilmente localizado por meio deste sistema e do número de identificação dos documentos.

Além disso a facilidade na coleta de informações acelera e intensifica os trabalhos prestados pelo SUS bem como a eficiência no atendimento e a rapidez dos serviços prestados.

Uma das maiores vantagens do sistema é que agora ficou mais fácil acessar as agendas de médicos e especialistas, assim encaminhar um paciente a um centro específico ou agendar uma consulta ficou muito mais rápido.

Além disso a oportunidade de realizar alterações no cadastro imediatamente também auxiliam para que os serviços se tornem cada vez mais eficientes e práticos tanto para o cidadão que utiliza os serviços do SUS como para o colaborador que está a atender.