Como saber se tenho direito ao PIS

Conteúdo do artigo

O PIS (Programa de Integração Social) é uma taxa que as empresas recolhem em forma de contribuição e, após fazer isso, transformam em benefícios aos trabalhadores de organizações privadas.

Isso porque, por lei, além do funcionário ser beneficiado, essa contribuição ainda ajuda no desenvolvimento geral da organização.

Mas, a pergunta que muitas pessoas fazem é: como saber se tenho direito ao PIS?

Se esse é também o seu caso, não se preocupe! É para isso mesmo que estou aqui, a fim de te ajudar a saber se você possui o benefício. Ao longo do artigo, serão abordados diversos assuntos relacionados à essa dúvida, sendo eles:

  • Quem tem direito ao PIS;
  • Como saber se tenho direito ao PIS;
  • Como saber se tenho direito ao PIS 2020;
  • Como saber se tenho direito ao PIS pela internet.

Para saber mais, continue a leitura e deixe todas as suas dúvidas de lado quanto ao recebimento do PIS. Vamos lá?

Como saber se tenho direito ao PIS

Quem tem direito ao PIS

Em grande parte dos casos, o trabalhador perde a oportunidade de receber o PIS, devido a não saber se tem direito ao benefício. 

Para se ter uma ideia, o PIS é chamado de décimo quarto salário ou abono salarial, e o pagamento dele é efetuado para pessoas que tenham exercido seu trabalho, assinado em carteira/registro, ao menos trinta dias no ano que antecede o pagamento, ou seja, no ano anterior.

Em vista disso, é importante dizer que o benefício é pago aos trabalhadores como maneira de assegurar seus direitos como cidadão, porém, nem todos possuem o direito de recebê-lo.

Saiba agora quais são as pessoas que têm acesso à quantia:

  • Primeiramente, para receber o PIS, o trabalhador precisa exercer o serviço em empresas que não são do governo, ou seja, privadas. Isso ocorre porque o benefício que os trabalhadores públicos possuem, tem outro nome, é chamado PASEP.
  • É necessário que o funcionário seja cadastrado no PIS há cinco anos ou mais (não é obrigatório que tenha trabalhado por todo esse período).
  • O salário recebido deve ser abaixo de dois salários mínimos, sendo que no final é calculada a média anual dos salários. Portanto, se durante o ano você receber aumento, não se preocupe.
  • Como dito anteriormente, o possível beneficiário precisa ter trabalho pelo menos 30 dias do ano anterior, com carteira assinada.
  • Os dados do trabalhador devem estar na lista de funcionários que a empresa entrega ao Ministério do Trabalho. Todavia, essa etapa depende exclusivamente da organização privada, mas é algo rotineiro e a maioria delas cumpre com o dever.

Com base nisso, se você se encaixa nesses quesitos, não pode deixar de se beneficiar com o valor, até porque é um direito seu como trabalhador brasileiro. 

Como saber se tenho direito ao PIS

Há algum tempo, o governo definiu outros pré-requisitos para que as mais pessoas tenham acesso ao benefício do PIS, porque antes o benefício só poderia ser acessado caso o funcionário tivesse mais de 60 anos ou fosse aposentado.

Conforme mencionado anteriormente, o saldo do PIS beneficia apenas os trabalhadores do setor público. Portanto, caso você seja e cumpra os requisitos do tópico anterior, poderá sim ter direito ao benefício.

Outra maneira de você saber se possui o direito ao PIS é acessando o site da Caixa Econômica Federal ou entrando em contato pelos canais de atendimento dessa agência, sendo eles:

  • Indo até a própria agência bancária da Caixa;
  • Por meio de ligação através do número 0800 726 0207;
  • Através das redes sociais da agência;
  • Ou por meio de email.

Como saber se tenho direito ao PIS 2020

Foi dito no decorrer do artigo que o trabalhador precisa ter exercido a sua função ao menos 30 dias do ano anterior, com registro na carteira.

Sendo assim, para que você receba o PIS em 2020, além de cumprir com outros pré-requisitos, não pode deixar de checar este. 

Pensando nisso, além de se incluir nos outros itens para que possa receber, você trabalhou 30 dias, com carteira assinada, neste ano de 2019? Se a resposta for sim, você terá acesso ao benefício do PIS com toda certeza!

É necessário dizer também que o PIS é recebido por cada pessoa que possui o direito no dia em que ela faz aniversário.

Portanto, não se esqueça de seguir todas as dicas do artigo de “Como saber se tenho direito ao PIS”, para que no dia de comemorar o seu aniversário, receba como presente um dinheirinho extra.

Como saber se tenho direito ao PIS pela internet

Como saber se tenho direito ao PIS pela internet

Para consultar o seu direito ao PIS, através da internet, acesse o site do Banco do Brasil, informe a sua inscrição e a data de nascimento ou CPF. 

As demais formas são por telefone ou indo à alguma agência do Banco do Brasil.

Em suma, qualquer dúvida que não tenha entendido a respeito do artigo “Como saber se tenho direito ao PIS”, solicite ajuda através dos comentários e caso tenha mais dicas a dar, pode deixar aqui também!