Como tirar Cartão do Idoso

Conteúdo do artigo

O Cartão do Idoso surgiu com o intuito de ser um dos benefícios oferecidos às pessoas que possuem mais de 60 anos. Normalmente, os idosos já possuem preferências em filas e para sentar nos ônibus, não é mesmo? 

Sendo assim, com o objetivo de complementar tudo isso, o Cartão do Idoso serve principalmente para conseguir andar nos transportes públicos de forma gratuita, bem como parar naquelas vagas de estacionamentos destinadas às pessoas mais velhas – situações que foram estabelecidas por meio de leis federais. 

Diferente do que muitos pensam, no caso das vagas especiais, por exemplo, não basta ter mais de 60 anos para conseguir parar nelas sem nenhum problema.

O Cartão do Idoso é realmente fundamental para que seja possível comprovar a idade e, assim, não receber nenhuma multa por estacionar em local indevido.

O mesmo acontece também quando o assunto é andar gratuitamente nos transportes públicos, já que é necessário ter a carteirinha própria.

Portanto, por mais que os idosos tenham vários direitos, alguns inclusive protegidos por lei, como já mencionado, a presença do cartão é fundamental para conseguir aproveitar ao máximo cada um deles. 

A boa notícia é que não é nada complicado solicitar o Cartão do Idoso, muito pelo contrário. Acompanhe o conteúdo para saber exatamente o que fazer para ter o seu o quanto antes!

Como tirar Cartão do Idoso

Como fazer o Cartão do Idoso

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que cada município possui seu próprio órgão para solicitação, assim como um requerimento diferente que precisa ser preenchido pelo idoso.

De qualquer forma, no geral o processo é praticamente o mesmo. 

Para começar, as opções de órgãos disponíveis nas cidades e que podem ser responsáveis pela solicitação do Cartão do Idoso são: Detran, posto de atendimento do transporte público, Prefeitura ou CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). 

Apesar de ser diferente em cada cidade, é muito provável que o cartão deva ser solicitado em algum dos órgãos mencionados acima.

Entretanto, não deixe de se informar no seu município a fim de saber o local exato e não perder viagem, certo? 

Vale lembrar que nenhum órgão pode cobrar pelo cadastro e muito menos pelo cartão. Portanto, se você for cobrado em algum momento, desconfie, não realize o pagamento e vá o quanto antes à Prefeitura da sua cidade. 

Quem deseja tirar o documento para ter acesso às vagas preferenciais nos estacionamentos, deve ter mais de 60 anos e estar com os seguintes documentos: 

  • RG ou CNH;
  • Certificado de licenciamento do veículo;
  • Comprovante de residência;
  • Em caso de deficiência, o laudo médico constatando o problema de locomoção. 

Já para ter acesso ao transporte público gratuito, o idoso precisa ter mais de 65 anos para fazer a solicitação, bem como estar com tais documentos: 

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Foto 3×4 recente.

Quem pode fazer o Cartão do Idoso

Conforme já explicado, o Cartão do Idoso pode ser solicitado por pessoas que tenham mais de 60 anos. Todavia, a idade de fato dependerá diretamente do intuito do cartão.

Se for para andar de forma gratuita nos transportes públicos, é necessário ter 65 anos ou mais. Por sua vez, caso seja apenas para estacionar em vagas preferenciais, ter 60 anos já é o suficiente. 

Como renovar o Cartão do Idoso em 2020

Após um tempo de uso – determinado no próprio cartão –, é necessário renovar o seu Cartão do Idoso em 2020. Para isso, tudo o que você precisa fazer é se dirigir até o mesmo órgão em que foi no dia de realizar a primeira solicitação, e levar o seu cartão antigo. 

É tudo muito simples e prático, não precisa se preocupar. 

Agendamento Cartão do Idoso

Na maioria das cidades não é preciso realizar um agendamento prévio para conseguir solicitar o seu Cartão do Idoso. De qualquer forma, isso dependerá de cada órgão responsável por esse assunto. 

Com o objetivo de evitar qualquer tipo de problema, o mais recomendado é entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade e se informar a respeito da necessidade de fazer ou não o agendamento antes de ir até determinado local para solicitar o seu cartão. 

Mesmo se a Prefeitura não for o órgão responsável, ela saberá te informar ou passará o contato correto para você.

Como fazer SUAE: Cartão do Idoso SP

Como fazer SUAE: Cartão do Idoso SP

Falando especificamente da cidade de São Paulo, existe a possibilidade de emitir o Cartão do Idoso por meio do Sistema Unificado De Autorizações Especiais (SUAE).

Não é nada difícil de realizar a solicitação através desse sistema, muito pelo contrário. Confira um passo a passo:

Passo 1: Acesse o seguinte link

Passo 2: Insira os caracteres que aparecem na imagem, confirme e clique em “validar”.

Passo 3: Na próxima página, clique na opção “cadastro de pessoa física” se ainda não for cadastrado no sistema, e siga todas as orientações fornecidas pela plataforma. 

Passo 4: Assim que finalizar o cadastro, informe o CPF e a senha cadastrados e selecione “acessar”. 

Passo 5: Depois de ter entrado com os seus dados de acesso, clique em “solicite novo requerimento de idoso”. Para conseguir realizar a solicitação, você precisa residir na cidade de São Paulo, além de ter no mínimo 60 anos – todas as informações fornecidas durante o cadastro serão avaliadas. 

Passo 6: Agora basta seguir as orientações do próprio sistema a fim de realizar a solicitação.

É necessário mandar o protocolo impresso e assinado, assim como cópias do CPF, RG e do comprovante de residência por meio dos Correios, para o endereço: DSV-AE – Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros, no prazo máximo de 15 dias.

Feito isso, você conseguirá acompanhar a situação do seu requerimento também pelo próprio site na opção “consultar requerimento”. 

Passo 7: Caso o requerimento seja aceito, depois de 10 dias você pode retirar o seu cartão na Rua Sumidouro, 740, Pinheiros. 

Entendeu então como funciona para solicitar o Cartão do Idoso? Caso não more em São Paulo e, portanto, não tenha a opção de realizar a solicitação pela internet, não deixe de se informar corretamente sobre qual órgão é o responsável por esse assunto na sua cidade.