Veja como tirar segunda via boleto Caixa habitação

A Caixa oferece diversos tipos de serviços e, para cada um deles, é enviado um boleto diferente para os beneficiários para que eles possam fazer o pagamento.

Isso, na verdade, muitas pessoas já sabem. E isso é exatamente o que acontece com quem faz o financiamento de imóvel por meio desse banco.

No entanto, o que acontece quando esse boleto é perdido, danificado ou não chega a tempo? É simples: é preciso tirar a segunda via do boleto Caixa habitação

Segunda via boleto Caixa habitação

Mas, será que isso é algo difícil de ser feito? Na verdade, para fazer isso é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou pode ser pela internet ou pelo telefone?

Tem todas essas dúvidas? Pois fique sabendo que você não é o único. Entretanto, a boa notícia é que este artigo vai mostrar exatamente como fazer isso de uma forma muito simples. 

Através de um passo a passo completo, com certeza tudo vai ficar muito simples e prático.

Antes de tudo, no entanto, é necessário entender mais sobre como funciona o financiamento de imóveis na Caixa e mais algumas questões importantes a respeito desse banco.

Afinal de contas, somente assim será possível saber ao certo como conseguir a segunda via do boleto Caixa habitação

Sendo assim, não importa o que aconteceu com o seu boleto: se ele foi danificado, perdido, se não chegou ou se por alguma razão você precisou atrasar o pagamento.

O que importa mesmo é entender que para todos esses casos é necessário conseguir a segunda via para que seja possível fazer o pagamento. 

Levando tudo isso em consideração, é válido adiantar já que sim, é possível fazer a solicitação da segunda via por meio da internet, o que torna as coisas muito mais práticas, com toda a certeza.

Portanto, continue a leitura deste conteúdo para entender ao certo como tirar a 2ª via do boleto Caixa habitação e fique longe de uma vez por todas das suas dúvidas. 

Caixa Econômica Federal

Antes de qualquer coisa, é importante mencionar que a Caixa Econômica Federal é um banco que, como o próprio nome já diz, pertence ao Governo Federal.

Sendo assim, é uma instituição financeira pública. Na verdade, esse banco foi fundado ainda em 1861, através do Imperador Dom Pedro II. 

Pode-se dizer, portanto, que a Caixa foi criada com o objetivo de conceder empréstimos sobre penhor como uma forma de garantia para o governo imperial e para incentivar também a poupança.

Como foi criado ainda na época imperial, esse banco tinha o nome de Caixa Econômica da Corte na época. 

Somente depois da troca de governo que o banco, hoje o maior público da América Latina, mudou de nome e começou a ser chamado de Caixa Econômica Federal.

Vale ressaltar também que a Caixa possui um foco social muito grande, o qual prevalece forte até os dias de hoje. 

Se você realizou um financiamento por meio do programa Habitação já deve saber que a Caixa possui diversos outros programas com o intuito de beneficiar, principalmente, a população de baixa renda, não é mesmo?

E é exatamente por esse motivo que o banco é muito importante para o país como um todo. 

Financiamento de imóvel na Caixa

A Caixa Econômica Federal, assim como diversos bancos, possui um programa de financiamento para compra de imóveis.

A grande diferença é que o programa desse banco em específico é um dos mais procurados devido às taxas mais em conta. E com certeza nada melhor do que economizar um pouco nesse momento, certo? 

Sendo assim, mesmo que a aprovação seja um pouco mais demorada quando comparada a outros bancos, o fato de pagar taxas de juros menores realmente é compensador.

O programa de financiamento de imóvel pela Caixa acontece da seguinte forma: primeiro, o banco analisa detalhadamente o seu crédito para saber se você realmente tem condições de pagar o valor das parcelas solicitados. 

É comum que muitas pessoas sejam reprovadas já nessa etapa por não conseguirem comprovar uma renda, por exemplo.

Portanto, uma dica para diminuir as chances de reprovação é se preparar muito bem antes de procurar um financiamento. O planejamento é tudo nesse momento. Sem ele, praticamente todas as coisas podem dar errado. 

Se quiser mesmo conseguir um financiamento, então não deixe de abrir também uma conta na Caixa antes de qualquer coisa. Isso também é muito importante.

Tenha sempre em mente que para financiar um imóvel é necessário que apenas 30% da sua renda mensal seja comprometida com as parcelas. Portanto, se o seu orçamento não é muito grande o ideal é não escolher um imóvel muito caro. 

Por mais que sejam dicas óbvias, muitas pessoas não acabam levando elas em conta e, por isso, deparam-se com uma rejeição do pedido de financiamento. 

Juros do financiamento

Como já mencionado antes, um dos principais benefícios do financiamento da Caixa quando comparado a outros bancos é que as taxas de juros são mais baixas.

Isso acontece porque nesse banco as taxas são calculadas levando em consideração a sua renda e o preço do imóvel em questão. 

Dessa forma, é possível dizer que quanto mais alto o preço do imóvel ou o orçamento da família, mais altos serão os juros, uma vez que o banco vai entender que a pessoa possui mais condições para pagar a dívida. 

Depois de entender ao certo todas essas questões, é importante ressaltar que se o financiamento for aprovado a Caixa te mandará um carnê com todos os boletos a serem pagos por mês.

E é muito comum que esses boletos sejam perdidos ou danificados por algum motivo ou que acabem não chegando até a data do vencimento na residência – este último caso é menos comum. 

De qualquer forma, caso algo que foi mencionado acima aconteça é necessário saber como tirar a segunda via do boleto Caixa habitação para que seja possível realizar o pagamento em dia e, consequentemente, não ter problemas com o seu financiamento.

Para saber como fazer isso ao certo, continue acompanhando o conteúdo para conferir um passo a passo completo logo abaixo.

Passo a passo de como tirar segunda via do boleto Caixa habitação

Agora chegou o momento de entender como é possível solicitar a segunda via do boleto Caixa habitação. Confira a seguir um passo a passo completo de como fazer a solicitação da 2ª via de um jeito muito prático e rápido.

Preste bastante atenção em todos os passos para não ficar com mais nenhuma dúvida. 

Uma recomendação importante é já colocar cada passo em prática conforme você faz a leitura dos mesmos, dessa forma fica mais difícil de esquecer algo. 

Passo 1: Acesse o site da Caixa Econômica Federal

Para começar todo o processo é necessário, em primeiro lugar, acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal.

Se quiser tornar esse passo mais fácil, é só clicar aqui: . Depois, aguarde a página carregar por completo. 

Passo 2: Procure pelo menu “atendimentos”

Já na página inicial, na parte superior da tela, clique no menu “atendimentos”. A opção está entre “benefícios e programas” e “poder público”.

Clicou? Então agora, na coluna do meio, ou seja, em “canais digitais” selecione “2ª via de boletos”. Por mais que pareça um pouco complicado, fique tranquilo que na prática não existe nenhuma dificuldade. 

Passo 3: Clique em “boleto habitação”

O próximo passo é selecionar a opção “boleto habitação”, que é o tipo de boleto que você deseja conseguir a segunda via, certo?

Nessa página será possível perceber que existem inúmeros tipos de boletos da Caixa, por isso é importante prestar bastante atenção para escolher o certo. 

Passo 4: Insira os dados solicitados

Por fim, um dos últimos passos é fornecer os dados solicitados pelo sistema. No caso do boleto habitação, os dados que precisam ser colocados são: número do contrato e CPF ou CNPJ.

Depois de colocar os dados, confira se está tudo certo e clique em “ok”. Pronto, agora já será possível acessar os boletos em aberto. Sendo assim, escolha aquele que deseja.

Dá para imprimir ou apenas visualizar o boleto, fica a sua escolha. Apenas não se esqueça de que se o boleto já estiver atrasado o pagamento apenas pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa, certo?

Se a data ainda estiver no prazo, o pagamento pode ser feito em qualquer banco ou casa lotérica ou ainda pela internet, tudo fica a sua escolha. 

Portanto, não deixe de conferir a data antes de tudo. Vale lembrar também que se o boleto estiver vencido, ao emitir a segunda via a data de vencimento vai sair no mesmo dia da emissão.

Sendo assim, será necessário emitir e já fazer o pagamento. Caso contrário, você precisará emitir um novo boleto. 

Caixa Habitação 2ª via

Conclusão

Dessa forma, fazer a solicitação da segunda via do boleto Caixa habitação pela internet é algo realmente muito simples. Prestando atenção em todos os passos é difícil encontrar algum problema.

Se preferir, você pode entrar em contato com o banco via telefone também, tudo fica a sua escolha. Tem mais alguma dúvida ainda? Então deixe aqui nos comentários.