Veja como tirar segunda via Copasa

Como você já deve perceber no dia a dia, a maioria das empresas que presta serviço aqui no Brasil opta por trabalhar com boleto bancário como forma de pagamento.

Além de ser algo mais prático, também é mais seguro e evita muitos tipos de fraudes.

Entretanto, é comum que os clientes acabem perdendo ou danificando esses boletos ou até mesmo que eles não cheguem a tempo até a residência.

E isso também acontece com os boletos da Copasa. Sendo assim, é necessário saber como tirar a segunda via Copasa

Mesmo que você não esteja precisando disso no momento, já descobrir como fazer a solicitação é fundamental para não ter problemas futuramente.

Nunca se esqueça de que não fazer o pagamento de contas pode acarretar em consequências ruins, certo? Portanto, estar prevenido é sempre a melhor opção. 

E a boa notícia disso tudo é que hoje em dia já dá para fazer a solicitação da 2ª via Copasa por meio da internet. Ou seja, tudo é realmente muito mais fácil e prático.

Só de imaginar que antigamente era necessário sair de casa ou pegar o telefone para fazer isso já dá para notar a praticidade, não é mesmo? 

Sendo assim, este artigo foi criado exatamente com o objetivo de ser um passo a passo completo de como tirar a segunda via Copasa.

Além disso, ele também vai mostrar algumas informações importantes sobre a empresa em questão e sobre assuntos relacionados ao pagamento do boleto. Portanto, é algo bastante completo. 

Quer saber mais sobre esse assunto e ficar livre de todas as suas dúvidas sobre como conseguir a Copasa segunda via? Então continue a leitura deste artigo e preste bem atenção em todos os pontos. 

Tirar segunda via Copasa

Sobre a Copasa

Para começar, é importante ressaltar que a Copasa também é conhecida como Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Na verdade, essa empresa é uma sociedade de economia mista brasileira e está sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Dessa forma, a Copasa é a principal responsável pela prestação de serviços em grande parte desse estado, o qual é o seu maior acionista. 

Caso ainda não saiba, a Copasa foi fundada, em 1963, a partir da Comag (Companhia Mineira de Água e Esgotos). Na verdade, a empresa fez parte da primeira política de saneamento instaurada no estado de Minas Gerais.

Antigamente, para se ter uma ideia, era o Demae (Departamento Municipal de Águas e Esgoto) que era responsável pelos serviços de saneamento na cidade de Belo Horizonte. Essa empresa apenas aderiu à Comag em 1973.

E foi por meio da lei nº 6.475, de 1974, que a Comag sofreu mudanças, passou por uma reestruturação e passou a ser nomeada como Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Ou seja, dá para perceber que ao longo do tempo ocorreram várias mudanças significativas que influenciaram e muito o abastecimento de água e os serviços de saneamento de Minas Gerais. 

Atualmente, a Copasa é a responsável pela coleta do esgoto e pelo abastecimento de água em grande parte das cidades mineiras.

De acordo com alguns dados, a empresa abastece um total de 14,5 milhões de pessoas. No ano de 2013, a Copasa fornecia água para 615 das 848 cidades do estado e também fazia a coleta de águas residuais em outras 220 cidades. 

Serviços oferecidos pela empresa

Além de todos os serviços que são de responsabilidade da Copasa, a empresa ainda, pensando em facilitar cada vez mais a vida dos usuários, disponibiliza alguns serviços importantes que podem ser feitos por meio da internet.

Afinal de contas, com o avanço cada vez maior da tecnologia é praticamente impossível não usar desse meio hoje em dia, não é mesmo?

E foi levando isso em consideração que a empresa começou a oferecer alguns serviços online, como é o caso da 2ª via Copasa, um dos serviços mais procurados pelas pessoas no geral.

Sendo assim, se alguém tem algum problema, o primeiro passo a ser dado é entrar no site da empresa e conferir se há alguma solução por lá. Além de ser mais prático por não precisar sair de casa, não é preciso gastar nada também.

Alguns dos serviços que a empresa oferece pela internet são: solicitar a religação da água, pedir que a conta comece a ser enviada por e-mail, ter ideia de como estão os reservatórios da cidade, relatar algum vazamento de esgoto ou de água na cidade, pedir a Copasa segunda via, solicitar relatórios de consumo, conferir a conta de forma detalhada, entre muitas outras coisas. 

A Copasa oferece ainda outros serviços por meio do seu site, os que foram citados aqui são apenas os mais procurados pelas pessoas. Caso queira saber mais sobre os serviços é só acessar o site da empresa.

No mesmo site ainda dá para encontrar algumas informações relevantes a respeito das políticas de relacionamento da empresa, dos cuidados que ela tem com o meio ambiente, além de conferir alguns gráficos e pesquisas importantes. 

Entretanto, o que você mais está querendo saber esse momento é como tirar a segunda via Copasa, certo? Então a boa notícia é que logo abaixo existe um passo a passo completo explicando como fazer isso. 

Veja como tirar segunda via Copasa

Passo a passo de como tirar a Copasa segunda via

Agora chegou o momento que você tanto estava esperando: ver um passo a passo de como tirar a 2ª via Copasa. É importante prestar bastante atenção para não ter mais nenhuma dúvida a respeito desse assunto.

Uma sugestão importante é já colocar os passos em prática enquanto você vai fazendo a leitura deles. Além de ser mais rápido, também evita que você acabe se esquecendo de algo importante.

Ainda antes do passo a passo, outra coisa a ser ressaltada é que existem, ao todo, três formas diferentes de fazer a solicitação da segunda via Copasa.

É isso mesmo. Logo a seguir será possível conhecer mais detalhadamente cada uma delas. Acompanhe atentamente e escolha a forma como preferir. O importante é conseguir a segunda via da conta. 

Pela internet

É claro que a primeira forma de solicitar a segunda via, muito mais prática, é pela internet. Confira um passo a passo completo de como fazer isso. 

Passo 1: Entre no site da Copasa

Como em qualquer outro passo a passo de algo feito pela internet, é necessário acessar o site oficial da empresa em primeiro lugar.

Para isso, há duas opções diferentes: ou jogar no Google “2ª via Copasa” e abrir o site da empresa ou clicar no link a seguir: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet. Não é nem preciso falar que a segunda alternativa é muito mais prática. 

Passo 2: Vá até “agência de atendimento virtual”

Depois que o site carregar por completo, logo na página inicial é só ir até a opção “agência de atendimento virtual”, localizada no canto direito e clicar em “segunda via de conta” – a primeira opção de todas.

É uma parte bem no meio do site que está em azul, portanto é fácil de ser encontrada. 

Passo 3: Forneça os dados necessários

Clicou em “segunda via de conta”? Então agora é hora de colocar todos os dados que estão sendo solicitados. Em primeiro lugar é preciso escolher entre três opções: identificador do usuário, CPF do usuário ou CNPJ do usuário.

É sempre mais fácil clicar nas duas últimas opções, apenas é importante lembrar que precisa ser o mesmo número do titular da conta. 

Se sua conta estiver cadastrado no nome de uma pessoa física, então clique em “CPF do usuário”, insira o número do documento, coloque corretamente os caracteres que estão aparecendo na imagem no campo indicado e selecione a opção “confirmar”. 

Passo 4: Tenha acesso à conta

Pronto, feito isso é só seguir o resto dos passos que serão indicados pelo próprio sistema e finalmente ter acesso à Copasa segunda via.

Depois, basta selecionar aquela que deseja e imprimir ou anotar a linha digitável para fazer o pagamento por meio da internet, fica a sua escolha. 

Pelo telefone

Outra forma de fazer a solicitação da segunda via Copasa é pelo telefone. Mesmo que não seja tão prático quanto a primeira opção, muitas pessoas acabam preferindo.

Para isso, ligue para o número 115 e vá seguindo todos os passos até encontrar a opção para solicitar a segunda via da conta. 

Pelo posto de atendimento

Por fim, a última alternativa é indo até algum dos postos de atendimento da Copasa para fazer a solicitação. Isso só compensa se você já estiver por perto ou se realmente não gostar de fazer as coisas pela internet.

Para saber qual é o posto de atendimento da Copasa mais próximo é só conferir aqui: https://www2.copasa.com.br/servicos/conta/agenciaatend.htm.

Conclusão

Sendo assim, como você percebeu ao longo do artigo, não é complicado tirar a segunda via Copasa. Ainda mais depois desse passo a passo, com certeza tudo ficou muito mais fácil.

Apenas será necessário escolher a maneira de fazer a solicitação de sua preferência e ir em frente. O que importa é deixar as suas contas em dias para evitar problemas futuramente.