Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Conteúdo do artigo

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é um departamento do Governo Federal que tem como principal objetivo administrar os benefícios sociais e garantir o pagamento deles ao cidadão. 

Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Dessa forma, o INSS, que atua desde 1990, já ajudou muita gente por todo o Brasil e, até hoje, é um dos órgãos de maior importância para a população.

No entanto, uma grande parcela dos brasileiros não conhece todos os benefícios que o instituto oferece. 

A boa notícia é que, pensando em solucionar essa questão, o INSS disponibiliza uma plataforma online que pode instruir o cidadão sobre os benefícios e, até mesmo, auxiliar aqueles que já utilizam dos serviços da instituição com respostas de dúvidas e consultas. 

Então, se você é uma dessas pessoas que já possuem os benefícios do INSS e não sabe como utilizar o site para ter acesso a suas informações e dados da situação, não se preocupe.

Neste artigo iremos apresentar tudo o que você precisa saber sobre a instituição, desde quais são os serviços até mesmo a como consultar os benefícios do INSS pelo CPF.

Continue lendo e fique por dentro de tudo. 

O que é o INSS? 

O que é o INSS? 

Como já falamos aqui neste artigo, o Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, é um órgão do Governo responsável pelo pagamento de benefícios e auxílios aos trabalhadores e contribuintes. 

Em linhas gerais, é ele quem deve garantir que os benefícios sejam entregues a todos os segurados e que os critérios para a concessão de novos auxílios sejam aplicados corretamente, a fim de cobrir todos aqueles que necessitam. 

O INSS, diferente do que pensamos, não trabalha apenas com a aposentadoria do trabalhador.

Muito pelo contrário, o instituto oferece benefícios que cobrem acidentes, doenças, pensão em caso de falecimento e, até mesmo, assistência a idosos e pessoas com deficiências. 

O benefício do INSS é pago através do salário do trabalhador, que contribui mensalmente com o instituto, a fim de, caso necessário, poder utilizar o auxílio oferecido e, principalmente, garantir a aposentadoria ao final do anos trabalhados. 

O melhor de tudo isso é que agora o trabalhador pode consultar os benefícios do INSS pelo CPF, online, tendo acesso a todas as informações necessárias para fazer o uso correto dos auxílios disponíveis. 

Benefícios do INSS

O INSS possui uma gama de benefícios muito variada, que atende desde pessoas com idade avança, com a aposentadoria, até mesmo mulheres grávidas com a licença maternidade. 

Dessa forma, para saber quais são os seus direitos e poder entender melhor o que o instituto cobre é necessário conhecer quais são os benefícios oferecidos pelo INSS: 

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez; 
  • Pensão por morte;
  • Auxílio doença;
  • Auxílio acidente;
  • Salário maternidade;
  • Assistência ao idoso e às pessoas com deficiência.

Para passar a receber o benefício, no entanto, é necessário estar dentro dos critérios definidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social para cada categoria de auxílio.

Os requisitos podem ser conferidos através do site Meu INSS ou de um posto de atendimento. 

Como consultar os benefícios do INSS pelo CPF

Graças à tecnologia, agora é possível acessar todas as informações que você precisa sem ter que sair de casa. Felizmente no caso da consulta dos benefícios do INSS pelo CPF isso não é diferente.

O cidadão consegue acesso à situação do benefício através do site Meu INSS com apenas alguns cliques. Confira:

Passo 1: No site Meu INSS, no canto superior direito, clique em “Entrar” e selecione a opção “Login”. Role a página aberta na tela do seu dispositivo e acesse “Criar Conta”.

Passo 2: Informe os dados solicitados, como CPF, nome completo, telefone e e-mail, e clique no botão para continuar o processo de consulta do benefício do INSS pelo CPF.

Passo 3: Confirme seus dados e prossiga com o cadastramento. Assim, o sistema irá gerar, automaticamente, uma senha de acesso para você. Anote a senha e volte para a aba de login. 

Passo 4: Acesse a área de login e preencha seu CPF e senha. Ao entrar no Meu INSS, altere a senha fornecida para uma de sua preferência e entre novamente na plataforma. 

Ao fazer isso, no lado esquerdo da tela serão disponibilizadas as informações dos benefícios do INSS, tal como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, entre outras. 

Como acessar o extrato do benefício do INSS 

Da mesma forma que foi mostrado no tópico anterior, acesse o Meu INSS e vá até o menu de serviços. 

Dentre as opções, clique em “Extrato Previdenciário (CNIS)” para finalmente ter acesso ao extrato completo do benefício do INSS, com a contribuição feita nos últimos anos, listagem de empresas trabalhadas e informações de cadastro.

Portanto, a tecnologia, atrelada ao atendimento facilitado, permite que o cidadão saiba como consultar benefício do INSS pelo CPF, sem precisar sair de casa. Portanto, não deixe para depois e confira já o seu também!