Almanaque SBT
Almanaque SBT
2007

Após passar a empatar com a Rede Record na vice-liderança em São Paulo no mês de fevereiro, o SBT lançou o slogan "A Concorrência vai Tremer!", e apostou em novas temporadas para sucessos da emissora e novos programas para combater a Record. A "Arrancada da Vitória" começou num final de semana, com a volta de Silvio Santos à programação de domingo. Quatro programas com a apresentação do "Homem do Baú" foram veiculados: Topa ou Não Topa, 1º Campeonato Brasileiro de Dança, Tentação e Rei Majestade. Mais tarde também reestreou o Qual É a Música?. Apesar de manter o formato tradicional, o programa teve momentos de brilho quando Silvio recebeu a turma do Pânico na TV.

No dia 5 de março estreou o novo SBT Brasil. A grande surpresa do telejornal foi Cynthia Benini, que já havia sido criticada pelo seu trabalho no antigo Jornal do SBT e no SBT Notícias Breves, ambos ao lado de Analice Nicolau, sua colega de confinamento na Casa dos Artistas. Para apresentar o telejornal, Cynthia foi tirada às pressas da produção do programa 1º Campeonato Brasileiro de Dança, no qual fazia entrevistas com os concorrentes após suas apresentações.

Além destas atrações, o SBT estreou em março a novela Maria Esperança, estrelada por Bárbara Paz, o jornalístico SBT Realidade com Ana Paula Padrão, os programas Você é o Jurado com Carlos Massa, Curtindo com Reais com Celso Portiolli, o novo Viva a Noite com a cantora Gilmelândia, o humorístico Sem Controle, e as novas temporadas de Ídolos e Supernanny, além do desfecho da telenovela A Feia Mais Bela.

O programa Charme vinha sendo comandado por Celso Portiolli desde dezembro de 2006, porém com o retorno de Adriane Galisteu comandando o antigo Charme às segundas-feiras, depois do programa da Hebe, o Charme comandado por Celso Portiolli na semana passou a ser chamado de Namoro na TV, como já era feito no sábado. Algumas semanas depois, o Namoro na TV deixou de ser exibido de segunda à sexta, mantendo-se no sábado com uma longa duração: das 15h15 até as 20h30. O Charme, com Adriane Galisteu, passa por uma grande reformulação: troca de cenário, vinhetas e passa a ser exibido de segunda à sexta, depois do Jornal do SBT - Noite, registrando bons índices de audiência no horário. O Namoro na TV ainda continua usando o antigo estúdio do Charme. O SBT também põe fim nos infantis Sessão Desenho e A Hora Warner para ampliar o Bom Dia & Cia, e estréia uma nova faixa de desenhos aos domingos, o Domingo Animado, que é exibido das 9h00 às 11h00.

Em abril, a exibição da telenovela Destilando Amor é cancelada devido aos baixos índices de audiência: Silvio Santos então promove testes na faixa das 18h, e descobre um novo coringa para o SBT. Depois de tentar exibir os desenhos Liga da Justiça e Os Vegetais, era a vez de a sitcom Escolinha do Golias ser testada, e os resultados acabaram por surpreender: o programa derrotava com facilidade a telenovela juvenil da Record Alta Estação, e conseguia picos acima dos 15 pontos. Com o término de O Profeta na Globo, a audiência subiu ainda mais.

Em maio, numa tentativa de "vitaminar" a audiência da programação vespertina, o SBT amplia a sua faixa de séries no início das tardes: o novo coringa Eu, a Patroa e as Crianças passa a ser exibido mais tarde, para tentar segurar a audiência por mais tempo, e enfrentar Xena da Record. Com esta modificação, Chaves continuou com sua exibição diária nas tardes, e as séries As Visões da Raven e Freddie entraram na grade de programação, mantendo a audiência das outras séries veteranas.

A série Freddie teve todos os seus episódios exibidos pelo SBT, e devido a isso deu lugar a série Elas e Eu. Em junho, as madrugadas da emissora também sofreram modificações: depois do programa Charme eram exibidas 2 sessões de filmes chamadas Fim de Noite, todos os dias, porém as mesmas só foram mantidas no final de semana. Sendo assim, de segunda à sexta, Tele Seriados passou a ter 4 edições: várias séries que já estavam fora do ar há algum tempo ocuparam as madrugadas do SBT, tais como Tal Mãe, Tal Filha, Estética e West Wing. No dia 18 algumas modificações foram feitas, como a substituição do Chaves em Desenho Animado pelo infantil Tom e Jerry: neste mesmo dia, no Jornal do SBT Manhã, Hermano Henning passou a dividir a apresentação com Analice Nicolau, que retornava ao jornal que já havia apresentado anos antes ao lado de Cynthia Benini. No dia 25 re-estreou a novela mexicana A Usurpadora, que fez muito sucesso em outras exibições, substituindo a novela Mundo de Feras. A série Um Maluco no Pedaço saiu do ar.

Em julho, a emissora foi bastante criticada por ser a única entre as três grandes emissoras do país a não exibir os Jogos Pan-Americanos de 2007, preferindo continuar com a exibição de sua programação rotineira. Outra crítica foi da cobertura que a emissora deu ao desastre do Vôo TAM 3054 no Aeroporto de Congonhas. Mas apesar disto, o SBT Brasil foi o telejornal que deu uma boa cobertura para o acidente, e chegou a mudar seu slogan. Antes de entrar a vinheta, um dos jornalistas sempre cita: "O SBT Brasil está no ar, com as últimas notícias do dia e as primeiras notícias da noite". Excepcionalmente nesse dia, o slogan foi: "O SBT Brasil está no ar, com as últimas notícias sobre o acidente em São Paulo, e as principais notícias desse trágico dia". Nesse período, o jornalista Carlos Nascimento estava de férias da emissora e foi chamado às pressas para poder ancorar o SBT Brasil. Quem o substituía era César Filho, que chegou a gravar as narrações de algumas matérias. Nesse mesmo mês, o SBT começou a exibir o animê Naruto no horário da manhã, conseguindo uma boa audiência, mas no mês seguinte, o animê mudou do horário da manhã para o horário da tarde.

Em agosto, estreou a versão nacional da mexicana Amigas y Rivales, chamada de Amigas e Rivais, substituindo a novela Maria Esperança. Em 20 de agosto, mais de seis anos e meio depois, entrava no ar no mesmo horário, a versão argentina da telenovela Chiquititas. Neste dia foi mais uma mudança na grade noturna, com a volta de Chaves e a estréia de Chiquititas, ambos no horário nobre. Mas apesar de Chaves e Chiquititas terem se saído bem na audiência, o SBT Brasil marcou apenas 2 pontos no Ibope em seu novo horário, ficando em quinto lugar no Ibope, atrás da Record, Band e RedeTV!.[15]

Com a entrada do desenho Os Flintstones e a estréia do humorístico Câmera Café, o SBT Brasil volta ao seu horário habitual das 21:40 e volta a faixa de 6 pontos de média. Ainda no horário nobre, volta a Escolinha do Golias nas quintas, o reality Quem Perde, Ganha passa a ser exibido aos sábados, e logo após entra o humorístico Sem Controle.

Na noite do dia 17 de setembro, o site oficial do SBT sofre o primeiro ataque de hacker desde a criação em 2004.[carece de fontes?] O atacante se identificou como Lady Lara: apesar de não protestar contra a emissora, atacou a corrupção, fraudes "e toda essa vergonha da qual hoje somos testemunhas". O conteúdo saiu do ar na manhã do dia seguinte.[16] [17]

Na tarde de 23 de Setembro, o SBT transmite o famoso reality show Você é mais Esperto que um Aluno da Quinta Série?, com imenso sucesso de audiência, ficando em 2° lugar no IBOPE.

Em 1º de outubro estréia o telejornal SBT Manchetes, comandado por Cynthia Benini e Carlos Nascimento. A atração acaba por fracassar, marcando apenas 2 pontos e ficando em 4º lugar. No dia 29, volta a programação do SBT o Fantasia, sob o comando de Helen Ganzarolli, Luiz Bacci e Caco Rodrigues. Porém, Luiz Bacci apresentou somente a re-estréia, sendo demitido do programa.

No dia 5 de novembro, o SBT Manchetes é cancelado e retorna ao horário nobre o mexicano Chaves, que mesmo sem divulgação, eleva os índices da emissora para 6 pontos. E no dia 12, a telenovela Maria do Bairro também volta a programação pela quarta vez, no lugar de A Usurpadora.


postado por 78332 as 04:59:17 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
2460 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..