BAHIA ON LINE - A NOTÍCIA EM CIMA DA HORA
BAHIA ON LINE - A NOTÍCIA EM CIMA DA HORA
terça, junho 05, 2007
A BAHIA NO PAN


Tocha do Pan sai de Porto Seguro rumo ao Rio

A Tocha do Pan-americano foi acesa ontem, nas Pirâmides de Teotihuacán, no México, mas chega hoje ao Brasil, mais precisamente a Porto Seguro. Na cidade do descobrimento, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, recebem a lanterna com a chama Pan-americana das mãos do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, na pista do aeroporto.
Após a entrega da Tocha, a previsão da Prefeitura Municipal é de que a comitiva de autoridades nacionais e internacionais seja recepcionada por índios Pataxós, que entregarão colares e cocares produzidos por índios da Aldeia Velha, no Arraial d’Ajuda. De Porto Seguro a Tocha segue para Santa Cruz Cabrália, de onde volta para a lanterna e segue no comboio até o Complexo de Lazer Barramares. A parada seguinte é no Memorial do Descobrimento, onde um condutor se dirige com a tocha até a réplica da Nau de Cabral. O revezamento segue até o Centro Histórico de Porto Seguro para a Cerimônia de Encerramento, que deve acontecer a partir das 16 horas.
Na Cidade Histórica acontece o ponto alto da comemoração, quando a tocha será novamente acesa e haverá pronunciamentos do prefeito de Porto Seguro e do governador da Bahia. Para fechar com chave de ouro, a Prefeitura de Porto Seguro brindará a população local e os convidados com a apresentação de uma modalidade esportiva praticada pelos Pataxós e que ainda não faz parte dos Jogos Olímpicos. Em seguida, show com o grupo afro Ilê Ayê.


O caminho da Tocha
A chama pan-americana percorrerá as 27 capitais brasileiras e outras 24 localidades do país. Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a Tocha Pan-americana Rio 2007. Cada condutor percorrerá um trecho de 400 metros, em comboio pelas ruas das localidades participantes do revezamento.
O carioca Wilson Gomes Carneiro, primeiro medalhista individual brasileiro em Jogos Pan-americanos, dará início ao revezamento. Segundo o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a escolha de Wilson é uma justa homenagem ao ex-atleta, prata na prova de 400 metros com barreiras em 28 de fevereiro de 1951, em Buenos Aires.
Segundo Wilson Gomes Carneiro, o convite, feito pelo próprio Carlos Arthur Nuzman, foi uma surpresa tão emocionante quanto ganhar uma medalha. “É uma grande honra. Corri 400 metros com barreiras e agora vou correr 400 metros com a Tocha Pan-americana nas mãos. Garanto que pra mim a emoção é a mesma. Quando a gente pensa que ninguém lembra mais da gente aparece uma surpresa destas”, afirma o ex-atleta. Aos 77 anos, Wilson diz estar treinando na praia, para ganhar fôlego para o revezamento. O Pan-americano acontece entre os dias 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Agora


postado por 55874 as terça, junho 05, 2007 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
55874
Meu Perfil

Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Criar Blog
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
ESPORTES

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Conquista discute aquecimento global no Dia do Meio Ambiente
MP aciona FTC de Itabuna por reajuste ilegal de mensalidades
POLICIAMENTO DEFICIENTE FAVORECE ASSALTO NO CENTRO DE CONQUISTA
Trinta presos fogem de Delegacia em Barreiras
AVENIDA INTEGRAÇÃO? QUE HORROR!
Vendedores de CDs e DVDs piratas são denunciados
Caminhão de Conquista causa morte em Minas Gerais
Eleitores de Itapetinga devem fazer revisão eleitoral
Prefeitura quer isenção do ICMS de combustível para baratear transporte
Derba anuncia ampliação de ponte sobre o Rio das Contas na BA 142

Arquivos
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril

82648 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..