blog do xompi
blog do xompi
terça, 11 setembro, 2007
Abuso do poder

    Outro dia, assistindo a novela Paraíso Tropical, da Rede Globo (coisa que não aconselho a fazer, mas fiz) vi uma cena que me intrigou e muito. O abuso do poder de uma rede popular e formadora de opinião aliada a um grande banco particular, o Itaú.

    A cena trata-se de uma propaganda, destas que sempre estamos vendo em novelas, seja de champú, perfume, jóia, carro, o que for. Muitas vezes a gente olha e tira como brincadeira: "pequena a propaganda!" nos admiramos quando vemos algumas. Mas desta vez não foi uma simples admiração que me causou este comercial. Foi o tamanho da sujeira que o mesmo é. A personagem Lúcia, interpretada por Glória Pires, uma das mais queridas por quem assiste a novela, fez um financiamento no Itaú para comprar um carro ao seu filho, Mateus, outro ídolo popular da trama.

   O que me deixou abismado é que constantemente nos telejornais estamos acompanhando avisos contra estes financiamentos milagrosos que os bancos oferecem diariamente. Hoje está muito fácil ter qualquer coisa, o difícil é pagar ou manter o que se tem. Se fazem propaganda para que abrimos os olhos e não aceitamos qualquer oferta por que fazem de maneira suja e baixa uma apologia aos empréstimos e financiamentos em uma novela, e que tem mais audiência que um telejornal. Aí entra o investimento do banco, a grana lançada em cima desta propaganda e também a máquina de manipulação que é a Globo. Quantas pessoas, pergunto eu, assistindo aquela cena devem ter ido no outro dia, ou durante a semana, verificar como funciona este financiamento? Aí meus amigos, o responsável por esta venda é treinado para maquiar o ato como uma coisa muito boa e a assinatura do contrato se torna simples.

   Me chocou a cena porque nas próprias novelas as cenas de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outras formas de corrupção levam sempre a personagem que realizava estes atos para a parte suja que se da mal. E a própria trama tata de mostrar como se usa o poder de maneira excessiva.

    É abuso de poder sim. Uso da imagem de uma pessoa considerada boa na novela, uso do exemplo que algumas pessoas levam pra suas casas, exemplo que na minha opinião só serve para distorcer mais tudo o que vivemos hoje. Então, Globo, não me venha depois com críticas a qualquer pessoa sobre um ato destes, de abuso de poder, pois não tens crédito, e penso que nunca teve, para falar sobre honestidade. 


postado por 70826 as 03:26:44 #
1 Comentários

Taíse do 15:
Com certeza, a manipulacão de Rede Globo é obvia e ridícula aos olhos do povo, mas é como você mesmo disse, ninguém contraria pois DEU NA GLOBO, precisamos cada vez mais trabalhar o olhar crítico da populacão pra esse tipo de jornalismo.
Muito bom esse texto, com ceteza muita gente hoje tem um empréstimo do Itaú.

Bju
12/09/2007 08:51:36  

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
70826
Meu Perfil

Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Xompi

Favoritos
blog do xompi
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
“Independência ou morte”
"Pátria amada Brasil"
Muitas Diferenças
Curtindo a noite na Unisul TV
Propaganda não autorizada
Propaganda não Autorizada II
Filho, boi e burros
Quero voltar a ser criança

Arquivos
2007, 01 novembro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto

2771 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..