Cerveja Artesanal Max Beer
Cerveja Artesanal Max Beer
sábado, 30 maio, 2009
Enfim Volei - Stout


Cerveja Escura

Caros colegas, amigos que acompanham meu blog, desculpem-me pela demora em postar. Passei por momentos difíceis e não pude fabricar a minha bebida tão apreciada, a cerveja. Mas depois de muito tempo estou aqui de novo.

Neste ultimo lote fabriquei novamente uma cerveja escura, tentando fazer no stilo stout, como sempre damos toques particulares as receitas então não sei se podemos chamá-las dos stilos próprios.

Genericamente dizendo, fiz uma cerveja escura, preta para ser mais exato. Abaixo colocarei a receita e suas especificações, mas por enquanto vamos comentar sobre ela.

Em primeiro lugar tenho que falar no prazer em fabricar novamente a cerveja, apesar de todo trabalho, dificuldades, imprevistos e qualquer coisa que faça um fraco desistir de fabricar sua cerveja, o prazer é grande, a expectativa em saber se tudo dará certo, a esperança de surpresas agradáveis (esperança que tudo saia melhor do que você imagina), nada compara a isso. Muitos amigos meus pergunta por que fabrico cerveja, se é mais barato? É fácil? Fica boa? Você é doido? Hehehehe!

Respondendo: Fabrico cerveja porque gosto, e como utopia, procuro a receita perfeita. Nem de longe é mais barato fabricar cerveja, os insumos ainda são um poucos caros, no meu caso  o frete onera muito, o trabalho que dá se for cobrar fica muito caro. Sobre se fica boa, isso depende do que você gosta de cerveja, se você gosta daquela cerveja que não vou falar o nome mais que começa com crys e termina com tal, provavelmente você não vai gostar de cervejas artesanais. Por quê?! Ainda tenho que explicar! As cervejas comerciais (apesar de eu gostar delas), são muito fracas, eles filtram muito ela, além de tirar os resíduos que dá a turbides, tiram também todo sabor da cerveja. Mas se você gosta de uma cerveja forte, com sabor, com muito mais além de água e álcool, então não perca tempo, fabrique sua cerveja! Agora sobre se sou doido... Nem eu sei, sou Físico (faço faculdade de física na UFMT), tudo que quero corro atrás e tento fazer! Se dá certo é outra historia. Doido ou  não, sou eu, tenho opinião e luto por elas (fodas... e o que os outros pensam), então resumindo, se você quer fabricar sua cerva, achou a idéia legal, vai à luta! Dane-se o que falem, sua cerveja será a melhor do mundo, pois é sua!

Desculpe-me a filosofada acima, pois estou testando minha nova leva, ai vocês sabem né! A gente filosofa com auxilio do álcool (que modesta parte ficou bom nesta leva, os menores de idade saiam deste site agora!)

Voltando ao assunto desta leva, tive muitos problemas nela, o principal foi a filtragem, acho que errei em algo. Meu filtro feito de malha de aço de mangueira de gás enferrujou, então achei nojento, joguei fora, e tentei improvisar, no meu balde com torneira (aqueles que não sabem o que eu não explicar detalhadamente é porque tenho em meu blog mais bem explicado) eu coloquei uma peneira metálica no fundo e tentei fazer com isso a filtragem inicial. No começo foi tudo bem, depois o bicho pegou, começou a entupir tudo, a vazão caiu muito, então eu dava leves pancadas na torneira e voltava a fluir. Na ora de resfriar e retira o turb (num sei se é assim que se escreve), deu problemas novamente, usei bastante gelo, no meu tanque de lavar roupas (triturei o gelo, coloquei água, e sal), então coloquei a panela e fiz um turbilhão, girando o mosto para resfriar e decantar o turb, mas quando passei para o fermentador (um garrafão de água de 20L) não sobrou quase nada de turb, mesmo assim pus para fermentar, e engarrafei. Segunda feira desta semana (25/05/2009), engarrafei minha ceva, nesta coloquei um priming de 7g de açúcar para cada litro, ainda estou testando o priming, pois algumas ficou muito forte, as garrafas estouraram e outras a cerva não parava dentro da garrafa (vazava tudo quando abria a mesma), então estou estudando um priming que fique com bom gás e sabor, sem ficar demasiado. Resultado preliminar, hoje (sábado 30/05/2009) testei minha cerva. E para minha satisfação, estava muito boa. Ficou com um sabor suave, com leve aroma e sabor de guaraná. A carbonatação ficou legal, deu uma espuma boa, a espuma tem uma durabilidade legal. O sabor ainda esta um pouco amargo e forte no sabor torrado (parecido com café sem açúcar), mas para que gosta ta ótima! Mas ainda é cedo para dizer tudo sobre essa leva, pois só terei resultados mais precisos, por volta de 30 dias de maturação. Em breve vou fazer uma leva de large, tentando imitar as boas cervejas comerciais, então vou postar aqui. Espero que comente meus post.

ESTOU QUERENDO POSTAR UM MINI CURSO, COM O QUE SEI E QUE ENCONTREI NA INTERNET SOBRE FABRICAR CERVEJAS, MAS SO VOU POSTAR SE HOUVER RETORNO DOS INTERNAUTAS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG, ENTÃO ME MANDEM UM E-MAIL m_rizo@terra.com.bre , DIZENDO QUE TEM INTERESSE E EU ENTÃO VOU POSTAR.

Um abraço a todos, e espero os comentários.

MaximunRizo

 


postado por 81284 as 06:04:52 #
1 Comentários

Deise:
Olá Marcio! Encontrei hj seu blog sobre fabricação de cervejas e estou adorando! Resolvi entrar para o ramo cervejeiro e estou iniciando minhas pesquisas sobre o assunto e foi assim que encontrei seu blog. Estou lendo desde o início e quero que saiba que está de parabéns por partilhar cada passo (acertos e erros). Nesse post vc comentou que poderia postar uma especie de curso e quero que saiba que será muito bem vindo!
Abraços
Deise
terça, agosto 31, 2010 01:55  

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
81284
Meu Perfil



Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
stout
cerveja
artesanal
escura
preta
stout
maravilhosa
negra
gostosa
prazer
faça
voce
mesmo
beer
homebrewer
Maxbeer
ultimas
atualização

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Cervejas Artesanais

Posts Anteriores
Saudades
NOVO ROTULO
Tecnica de extração de impurezas das garrafas
Rainha Negra
A loira que virou morena!!!
Fabricação com auxilio de Programas
ROTULO 6
ROTULO 5
ROTULO 4
ROTULO 3

Arquivos
2012, 01 janeiro
2009, 01 agosto
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2008, 01 outubro
2008, 01 agosto
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

20118 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..