C.E.U. Xangô Sete Pedreiras & Baiano Zé do Côco
C.E.U. Xangô Sete Pedreiras & Baiano Zé do Côco
segunda, 26 novembro, 2007
Mestre Sr. Exú Caveira


Exús e Pomba-Giras

Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Vamos a partir de agora ver o    Exú e a Pomba Gira  como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de  comando, que é o  Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco reconhecido.  E as Pomba-giras seriam  as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação.  Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos...Isto é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas.  De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.

O que é esse lixo? Nossos pensamentos negativos. Nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa. Nossas ações. Nossas emoções negativa se sobrepondo à nossa capacidade de amar.

 

Por isso devemos respeitar ao máximo o trabalho dos Exús, levando-os a sério e não os desrespeitando e nem os menosprezando. 

Na Umbanda o Exú é uma Entidade (alma) que cuida da Segurança da casa e de seus médiuns. Todas as religiões tem entidades que cumprem esse papel.  Um bom exemplo disso são as comunicações recebidas por Chico Xavier e Divaldo Franco mostram a existência  desses espíritos trabalhando também no Plano Astral *.

 

 Mestre Exú Caveira

Tem o Exu Caveira, em especial, o poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as aritmanhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoas enterradas. Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocam e, de um modo geral, todo trabalho ou despacho a ser feito num cemitério tem de ter a participação do Exu Caveira. A ele, por sinal, bem se poderá dar o título de lugar-tenente de Omulu e sem a sua participação, nenhum trabalho ou despacho feito no cemitério dará resultado. Tanto que, para se entregar, seja o que for, a Omulu, no Cruzeiro de um cemitério, é necessário e indispensável que, antes de o fazer, que se salve Exu Caveira.
Caveira é brincalhão, ao mesmo tempo sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, por isso é dado por muitos como louco.

No entanto, Caveira é extremamente leal e amigo, sendo até um pouco ciumento. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Caveira não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo.

Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Caveira Chefe-de-falange. O cavalo demora a adquirir confiança e intimidade com este exu, pois é posto a prova o tempo todo.

No entanto, uma vez amigo de Caveira, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções.


Saravá Exú Caveira!!!!


postado por 81955 as 09:50:04 #
1 Comentários

elizabeth:
olá,

gostaria de saber em que ano a entidade ´ze do côco desencarnou, com quantos anos e qual foi a causa da morte. Gosto muito desta entidade e quero ter mais conhecimentos sobre ela..

grata
04/03/2008 08:40:45  

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
81955
Meu Perfil



Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Homenagem

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Eu amo a Umbanda

Posts Anteriores
Não há posts anteriores.

Arquivos
01 abril, 2008
01 março, 2008
01 fevereiro, 2008
01 janeiro, 2008
01 novembro, 2007

25595 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..