CLÁSSICOS
CLÁSSICOS
terça, 19 maio, 2009
Sir Alex Ferguson - O Monstro Escocês


ESCRITO POR: EDUARDO GARCIA

Alex Ferguson teve boa carreira como jogador, foi atacante fazedor de gols na sua época, mas não decolou em um cenário grande, passando toda sua carreira jogando em seu país, a Escócia. Começou no Queen’s Park com 16 anos, mas, apesar de marcar gols decisivos, não obteve sucesso. Transferiu-se para o St. Johnstone, onde ficou por quatro anos, mudando-se depois para o Dunfermline e conseguindo se destacar. O que o levou ao grande Rangers, de Glasgow.

No Rangers, Ferguson teve grande sucesso em seu começo. O Rangers se classificou para a final da Scottish Cup em 1969, mas no jogo decisivo, Ferguson cometeu um erro grave que custou a perda do título pelo time de Glasgow. Além disso, as relações entre Alex Ferguson e o Rangers já não estavam com um relacionamento muito bom. Isso por causa do casamento de Alex Ferguson com Cathie Ferguson, que era da religião católica, e que causou grande mal-estar no clube protestante.

Ferguson então recebeu uma proposta que mudaria sua vida de jogador, ir para o Nottingham Forest, um grande clube de um grande centro, mas sua esposa não queria mudar-se para a Inglaterra, então Ferguson acertou sua transferência para o modesto Falkirk. No clube escocês Alex Ferguson conseguiu o status de ídolo, fazendo 106 partidas no clube, e se tornando jogador-treinador. Foi a primeira experiência de Ferguson como treinador. Porém, ao contrario do que Ferguson pensava, ele assumira provisoriamente o comando da equipe, e quando a diretoria anunciou que contratara outro treinador, Ferguson então arrumou suas malas e partiu para o Ayr United, onde por lá encerrou a carreira.

Em 1974, com apenas 32 anos, foi nomeado treinador do East Stilingshire, da segunda divisão escocêsa na época (atualmente a liga escocêsa não tem duas divisões). Recebia £40,00 por semana, em um time que não contava nem com um goleiro profissional. O clube não fez campanha de título, tão pouco subiu para a elite, mas uma grande melhora foi apontada.

Na temporada seguinte mudou-se para o St. Mirren, também da segunda divisão, e neste time sim, conseguiu em sua primeira temporada o acesso até a primeira divisão. Mas desentendimentos com o presidente da equipe fizeram com que Ferguson saísse do time que prometia assustar no campeonato. Os rumores eram de que Ferguson, antes mesmo do final da temporada, já estaria acertado com o Aberdeen, e depois do final da temporada mudou-se para o primeiro time de vermelho que viria a dirigir.

Entrou no Aberdeen em 1978. Breve resumo: O Aberdeen é hoje a terceira grande força do futebol escocês, obtém quatro títulos da liga escocesa, porém antes de Ferguson o clube detinha apenas um. Ferguson ganhou três dos quatro títulos da história do Aberdeen. Com estes resultados, obviamente, Ferguson atraiu os olhares de alguns grandes clubes do futebol britânico, como o Rangers (Ferguson não aceitou, talvez pelos motivos e desentendimentos de sua época de jogador), Wolverhampton, Tottenham, mas o treinador não deixou o comando do time de Glasgow.

Depois de alguns meses novamente um grande clube foi atrás de Ferguson, e foi o Arsenal, porém o comandante não trocou o Aberdeen pelo clube Londrino. Em 1986, então, foi procurado pelo Manchester United, e por alguma razão que desconhecemos, não pensou duas vezes e mudou-se para os Red Devills.

Já se passam 22 anos desde que Sir Alex Ferguson entrou no comando do United, e o sucesso é estrondoso, nunca visto antes. O escocês tem o montante de 33 títulos no comando do time de Mancheter, são 11 Premier League. Antes de Ferguson o Manchester tinha sete títulos do Campeonato Inglês, agora tem 18, e junto com o Liverpool, é o maior vencedor da competição. Disputou mais de 1.000 partidas no comando do United.

Ferguson é Bi-Campeão Europeu e também Bi-Campeão do Mundo, em 1999 e 2008, e pode aumentar para Tri, já que está na final da Champions League deste ano. Além disso são oito Supercopa da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, cinco Copas da Inglaterra, uma Supercopa Européia e uma Recopa Européia.

É o maior treinador da história do Manchester United, do futebol inglês, e quem duvida dizer, do Mundo.


postado por 111670 as 04:11:51 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
111670
Meu Perfil

Links
Conexão Futebol
Blog do PVC
Que fim levou?
Museu dos Esportes
Hoteis

Palavras-Chave
alex
ferguson
manchester
united
tecnico

Favoritos
CONEXÃO FUTEBOL
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
São Marcos - Libertadores 1999
King Kenny Dalglish
Tragédia de Hillsborough
Internacional 100 anos - Bicampeonato brasileiro
Internacional 100 anos - Campeão do Mundo 2006
Internacional 100 anos - Rolo compressor dos anos 40
Internacional 100 anos - Campeão brasileiro 1979
Nottingham Forest
Lazio de 1999/00
Sa-Za - A Dupla Salas e Zamorano

Arquivos
2009, 01 agosto
2009, 01 junho
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro

7336 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..