TRABALHO SOBRE O NAZISMO
TRABALHO SOBRE O NAZISMO

domingo, 28 outubro, 2007
27 de setembro de 2007

 

27 de setembro de 2007

 

A crueldade do regime nazista em imagens inéditas: fotografias do cotidiano dos militares no campo de concentração revelam a indiferença dos oficiais alemães à matança de judeus em Auschwitz.

 

 

Fotos de militares em clima de descontração poderiam ser apenas lembranças do passado, mas são imagens revoltantes. Os homens são oficiais nazistas; as mulheres, empregadas do serviço de informação de Hitler. Eles se divertiam na casa de repouso dos militares no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, no fim de 1944.

Nos dias em que a maioria das fotos foi tirada, milhares de judeus da Hungria eram executados; quem sobrevivia bebia água suja e disputava pedaços de pão..Já entre os oficiais nazistas, não faltavam bons charutos, vinhos e música.

As fotos, inéditas, acabam de ser doadas ao Museu do Holocausto, em Washington. Elas foram encontradas 60 anos atrás por um oficial americano num apartamento em Frankfurt. Meses atrás, ele ligou para o museu, conversou com a pesquisadora Rebecca Erbelding e enviou para ela todo o material.

Rebecca diz que as fotos mostram mais do que oficiais em momentos de lazer: elas documentam a obstinação do regime nazista em assassinar seres humanos.

O álbum pertencia a Karl Hocker, que era o ajudante de ordens de Richard Baer, o comandante do campo.

O homem mais famoso a aparecer nas fotos é Joseph Mengele, que depois da guerra se refugiou no Brasil e morreu em 1979. Quando a foto foi tirada, ele era conhecido como o "anjo da morte", por causa das monstruosas experiências médicas que fazia com os prisioneiros do campo; Mengele torturava, mutilava e enlouquecia prisioneiros para saber os limites da resistência humana. Nas fotos, ele aparece sempre tranqüilo, sorridente.

Joseph Robert White, historiador dos campos de concentração do regime nazista, diz que as fotos mostram como é fácil cometer genocídio e, ao mesmo tempo, “manter uma atitude absolutamente normal”.

As 119 fotos dos oficiais alemães estão sendo comparadas com fotos tiradas nos mesmos dias, só que no lado dos prisioneiros. Quase 200 dessas fotos de vítiimas sobreviveram à guerra; elas nem mostram todos os horrores de Auschwitz, mas revelam como o extermínio dos judeus continuou sem trégua, mesmo nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, quando o regime nazista estava derrotado pelas tropas aliadas e pelos russos.

SITE COM AS FOTOS

http://www.ushmm.org/research/collections/highlights/auschwitz/auschwitz_album/



postado por 78580 as 12:04:56




0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
78580
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
descontração
no
campo

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
27 de setembro de 2007
7 de outubro de 2007

Arquivos
2007, 01 outubro

2712 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..