dinobrasilis blog
dinobrasilis blog
segunda, 22 outubro, 2007
Orientações sobre seminários de 23/10

Idéias para seminário de 23/10

 

Exemplo de proposta

 

1 –Tema/Objetivo:Desenvolver o projeto do website (ou material interativo em DVD, porexemplo) doZoológico do Bosque dos Jequitibás de Campinas.


2 –Público-alvo: escolas, estudantes e professores,população campineira em geral.

 

3 –Premissas para Motivação/Justificativa deste trabalho:

 

(texto a seguir foi extraído do site da prefeitura,e, parece, é só oque existe na rede sobre o Bosque)

 -O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas, visitada anualmente por aproximadamente 1 milhãode pessoas. Adquirido pelo poder público municipal do Sr. FranciscoBueno de Miranda em 1915, este espaço já se constituía uma área de banhos e passeios. Atualmente, com dois alqueires de reserva florestal emais de 400 espécies cadastradas, o Bosque oferece fontes e bicas de água potável, um zoológico com 600 espécies de aves, répteis e mamíferos (comantas, veados, macacos,chipanzés, leão, hipopótamo, pantera,onçapintada, leopardo, entre outros), uma pista de corrida,trenzinho,quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo(réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural,o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado emteatroinfantil). Em sua trajetória centenária de espaço de lazer, o Bosque dos Jequitibás mereceu do CONDEPHAAT (Conselho deDefesa doPatrimônio Histórico, Arquitetônico,Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em1970, o tombamento de seu zoológico; do CONDEPACC (Conselho deDefesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em1993, o tombamento de todo o conjunto e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995, o reconhecimento de seu zoológico.

-Há um sensível desconhecimento da população de Campinas em relação ao zoológico da cidade, o que se traduz na percepção equivocada de que os animais ali não são bem tratados  ou, pior, em descaso, depredações... que colocam em risco a vida dosanimais como atirar alimentos, objetos, sacos plásticos, etc.

-Visitas ao zoológico de Campinas e ao próprio Bosque poderiam fazerdesse espaço uma  sala de aula a céu aberto, para que desenvolvessem idéias de Ciências e educação ambiental. Indo  além de um passeio rápido entre  os  espaços dos animais, como acontece atualmente (segundo depoimento de funcionários).

 

4 –Procedimentos

-Levantamento de requisitos entre funcionários e frequentadores do parque (boa parte já elucidados).

- Entrevistas com funcionários e veterinários do zoológico

- Levantamento de material como imagens, sons, video, etc.

- Protótipos e testes..


5 –Resultados esperados

-Elevar o grau de percepção que as pessoas têm do Bosque de Campinas e do zoológico, o que poderia  contribuir para uma maior atenção das autoridades e um melhor aproveitamento desse importante e tradicional espaço da cidade.





postado por 36738 as 03:14:01 0 comentários
sexta, 28 setembro, 2007
Notícias sobre blogs...

Como as novasferramentas de colaboração transformam os negócios das empresas

Lucia Reggiani

A notícia deque a Toyota havia passado a GM em vendas no primeiro trimestre deste ano caiucomo uma bomba na corporação. A perda de uma liderança de mais de 70 anosdeixou os 280 mil funcionários aflitos, querendo saber quais seriam asconseqüências. Como acalmar, rapidamente, tanta gente mundo afora? Enquanto amatriz procurava um meio, Ray Young, presidente da GM Brasil, esclarecia noblog corporativo como a empresa estava lidando com a questão e avisava quehaveria um posicionamento do presidente mundial dias depois. Os funcionáriosbrasileiros leram o post - os demais tiveram tempo de cultivar medos egastrites. O blog de Ray Young espelha como o conceito de interatividade ecolaboração da web 2.0 vem se embrenhando nas empresas e transformando acomunicação e os negócios. Projetado para ser um veículo de troca informal deidéias, o blog estreou em março seguindo a liturgia da segurança. Os posts nãotrazem assuntos confidenciais, números, metas nem dados financeiros. Aferramenta, construída num módulo do Lotus Notes, se protege na intranet,rodando dentro do firewall. E, para surpresa da direção, é um sucesso depúblico desde o nascimento - o primeiro post recebeu mais de mil visitas eultrapassou uma centena de comentários. Nas empresas, o movimento não é tãofrenético como o da web dos mortais. A maioria das iniciativas tem poucos mesesde vida. "As empresas têm usado as ferramentas colaborativas num aspectomais interno, para verificar os benefícios que podem trazer com osfuncionários, antes de expandi-las para os clientes", diz Waldir Arevolo,diretor de pesquisas do Gartner. Quanto mais críticas para o negócio são asinformações internas, mais vagarosa e protegida tende a ser a implantação demeios que façam algumas delas circular. Nesse ritmo, segundo prevê o Gartner, amaturidade em web 2.0 no ambiente de trabalho não deve acontecer antes de 2010.Em se tratando de tecnologias web 2.0, as empresas têm prioridades queantecedem a troca de idéias. A implementação de web services, que tornampossível a integração com sistemas diferentes de clientes e fornecedores, vemem primeiro lugar para 80% dos 2 847 executivos entrevistados pela McKinsey emtodo o mundo, em janeiro deste ano. Tecnologias de inteligência coletiva ficamem segundo lugar, com 48% das menções. No Brasil, das cem empresas que maisusam tecnologia, 28% implantaram sites de relacionamento, segundo a pesquisa As100 Empresas Mais Ligadas do Brasil, realizada pela INFO em fevereiro. Oswebcasts estão presentes em 21% das companhias, seguidos de blogs (20%), wikis(15%), podcasts (9%) e presença no Second Life (4%).



postado por 36738 as 07:12:51 1 comentários
quinta, 27 setembro, 2007
Sobre blogs e jornalismo

Olá pessoal!

Reproduzo abaixo um texto extraíso de um blog indicado pela Professora Graça:
Esta foi postada originalmente no blog do Luis Nassif, dia 24/9, e eu transcrevo de forma resumida. Ei-lo: "O fenômeno dos Blogs veio para ficar. Nos últimos dias participei de três seminários para discutir o tema. Há quem considere os blogs apenas uma forma de jornalismo se valendo de novas tecnologias. Na verdade, trata-se de uma mudança fundamental na forma de fazer jornalismo. O jornalismo tradicional obedece a uma espécie de linha de produção com responsabilidades diluídas. (...) Nos blogs jornalísticos, o jogo é diferente. O blogueiro coloca uma nota. Os leitores entram comentando. Muitas vezes meramente para externar sua opinião. Outras vezes, trazendo informações adicionais, questionando o enfoque escolhido. São milhares de pessoas espalhadas por várias localidades. Dependendo do ambiente criado poderá haver uma riqueza e rapidez informações imbatível. Dependendo do ambiente, informações incorretas ou injuriosas. No estágio atual, há muita catarse nos blogs. Em parte provocado pelas possibilidades abertas pelo novo “brinquedo”. O leitor médio ganhou direito ao consumo nos anos 70, ao voto nos anos 80, à opinião, nos anos 90, mas ainda de forma estática – enviando cartas aos jornais ou, através de pesquisas, induzindo o jornal a dar o que ele deseja. Com a Internet, ele passa a ser voz ativa no processo. Pode opinar diretamente, sem intermediários. No primeiro momento, o abuso faz parte do jogo. Depois, o sistema amadurece como um todo. A próxima etapa da Internet e do sistema de blogs será a ampliação do conceito de comunidades – que hoje já existe em portais tipo Orkut. Comunidades de estudiosos, ou de empresas se juntarão no mesmo ambiente, trocando informações, produzindo informações e fazendo negócios".

Abç,
___Ronaldo

PS: abaixo uma visão bem humorada das 4 fases da vida...




postado por 36738 as 11:24:32 3 comentários
Perfil
36738
Meu Perfil
Meus Links
Laura Hellen S.Siqueira
Renata Rondini
João Simplício da Silva
Edson Fulgêncio da Silva
Joyce M. Francia Cerasoli
Palavras-Chave
humor
Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos

Colaboradores do Blog

Comunidades
Não há comunidades.
Posts Anteriores
Orientações sobre seminários de 23/10
Notícias sobre blogs...
Sobre blogs e jornalismo
Cartoon 1
Fóruns e enquetes: como implementar?
Vamos iniciar os projetos e movimentar o blog?
Resumo do encontro de 30/08
sobre modelo
Aula 1 (30/08) Metrocamp - Apresentação e primeiros links
Disciplina: Produção e Distribuição de Conteúdos :: Habilitação em Comunicação e Cultura Multimídia :: Gestão Estratégica da Comunicação Integrada
Arquivos


3761 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..