EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
quarta, 18 outubro, 2006
O QUE VOCÊ ACHA?

Este blog foi criado com a finalidade de discutir a Educação profissional com os profissionais envolvidos, como docentes, coordenadores, supervisores, etc.

Já estamos há alguns anos atuando com as mudanças propostas pela LDB . Como foram trabalhadas pelas instituições educacionais e qual foi o impacto para os alunos, que estavam habituados a uma educação bancária? E os docentes, que em alguns momentos atuavam com turmas nos dois modelos: antigo e o atual?

Tenho certeza de que a troca de experiência sobre Desenvolvimento de Competências, Avaliação, Recuperação, Planejamento e outros temas, vai ser muito rica.

Leiam, enviem suas dúvidas, sugestões, críticas, enfim, participem desta discussão.

Abraço,

Rosana Cabrera


postado por 36765 as 10:30:00 # 3 comentários
AVALIAR: JULGAR OU DIAGNOSTICAR?

Tradicionalmente, e sobretudo no contexto educaional, a palavra avaliação significa julgamento, classificação e exclusão, evocando invariavelmente situações estressantes, muitas vezes carregadas de viezes, preconceitos e injustiças.

Todavia, nossa experiência de vida contraria essa concepção. De fato, no dia-a-dia, estamos constantemente analisando as causas e conseqüências de nossos pensamentos, palavras e ações, aferindo nossos acertos e erros e aprendendo com eles.

Nesse sentido, avaliar assume a conotação de diagnóstico, de diagnóstico sistemático, que nos fornece subsídios para a mudança. Avaliamos constantemente, não para nos encaixarmos em rótulos estagnadores, mas para prosseguirmos no nosso processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Desse modo, estamos praticando o verdadeiro significado da avaliação: um ato construtivo de diagnósico e transformação.

Este texto da Maria Teresa Moraes Nori nos leva a enxergar a avaliação como "um ato amoroso" (Luckesi), onde o julgamento ocorre apenas para dar curso à ação, á vida, e não para excluir essa ação, nem seu sujeito.

Como estamos avaliando?


postado por 36765 as 10:28:18 # 2 comentários
quarta, 04 outubro, 2006
Educação Profissional

A Educação Profissional no Brasil sempre esteve associada à formação de mão de obra, reproduzindo o dualismo entre aqueles que detinham o saber (ensino secundário, normal e superior) e aqueles que executavam as tarefas manuais (ensino profissional). A razão disso é que a formação profissional sempre foi reservada às camadas pobres da população.

Até a década de 70, entendia-se por formação profissional o treinamento para a produção em série e padronizada. Havia pouca margem de autonomia para o trabalhador e a baixa escolaridade não era considerada entrave significativa à expansão econômica. A partir da década de 80, novas formas de organização e de gestão modificaram estruturalmente o mundo do trabalho. O emprego de tecnologias complexas, agregadas à produção e à prestação de serviços, passou a requerer uma base sólida de educação geral para os trabalhadores. Além da destreza manual, novas competências passaram a ser agregadas, como inovação, criatividade, trabalho em equipe e autonomia na tomada de decisões mediadas por novas tecnologias de informação. A formação profissional deixou de constituir a simples preparação do indivíduo para a execução de um determinado conjunto de tarefas, para significar muito mais: o domínio operacional de um determinado fazer acompanhado da compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico, a valorização da cultura do trabalho e a mobilização dos valores necessários à tomadas de decisões. (PDE SENAC 2005)


postado por 36765 as 11:36:44 # 8 comentários
 
Perfil
36765
Meu Perfil

Links
Senac
Livros
Senai

Palavras-Chave
educação

Favoritos
naturalbio
dinobrasilis blog
Ecologicamente
AÇÃO E MIGRAÇÃO
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Posts Anteriores
O QUE VOCÊ ACHA?
AVALIAR: JULGAR OU DIAGNOSTICAR?
Educação Profissional
Compartilhando
VOCÊ FAZ PARTE DOS 5%

Arquivos
2006, 01 outubro
2006, 01 setembro

2263 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..