emaisesse
emaisesse
quarta, 15 abril, 2009
da ordem das coisas

da ordem das coisas


 
A Companhia do Chá de Teatro convida a todos para a temporada laboratório do espetáculo “da ordem das coisas”, nos dias 18 e 19 de Abril, próximos Sábado e Domingo, no Teatro João Ceschiatti no Palácio das Artes, com entrada franca.
 
Em uma casa comum, de hábitos e coisas comuns, vivem Ele e Ela. Quando, numa manhã qualquer, Ela vê que algo não está onde sempre esteve, inicia – se uma absurda busca pela coisa perdida. Confusa e inquieta, ela passa a perceber as coisas e a ordem delas. O que Ela e Ele ainda não sabem é que a desordem faz parte da ordem.
 
O espetáculo “da ordem das coisas” é uma fábula que, através de metáforas, trata do humano e seu mundo em ordens e desordens; vai ao cotidiano doméstico para chegar a questões mais complexas da existência como, por exemplo, a nossa incessante busca por alguma ordem que nos dê entendimento e domínio das coisas que nos circundam – sejam estas concretas ou abstratas.
 
O processo partiu da vontade de tratar de algumas peculiaridades humanas, mas que fossem colocadas em cena de forma sutil e leve, sem que perdessem a densidade e complexidade que lhes são características. Para isso, buscamos no cotidiano caseiro elementos a princípio banais e cômicos e adicionamos a eles (através da utilização de símbolos) temáticas como a fragilidade para certezas, a incessante procura por respostas, e principalmente, a nossa busca por entender a natureza humana e a natureza das coisas que nos circundam.
 
O espetáculo foi construído através de improvisações que partiam de textos (alguns escritos pelos próprios integrantes do grupo, outros por autores como Hilda Hilst e Mário Quintana), da exploração de objetos que fazem referência a um ambiente doméstico, da busca por situações, espaços e diálogos que podem surgir num ambiente caseiro, entre um casal e que abordasse as temáticas almejadas. Essas improvisações acabaram não só determinando a linha dramatúrgica, como também a construção dos personagens e a estética do espetáculo.
 
Todos os elementos da cena, da dramaturgia ao cenário, foram desenvolvidos durante o processo e num intenso trabalho de colaboração entre os membros da companhia.
 
A trilha sonora é composta por canções de Billie Holiday e canções originais (compostas pelos atores) tocadas em piano, violão e instrumentos de percussão.
 
O cenário, figurino e objetos de cena trazem a ambientação caseira, uma certa atemporalidade da fábula, e características da temática abordada na peça: espaços e objetos em propensão a desordem.
 
 
Sobre o grupo
A Companhia do Chá de Teatro é formada por artistas que se encontraram no Curso profissionalizante de Teatro do Palácio das Artes – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. O grupo faz encontros visando o exercício teatral há mais de um ano, mas só agora estréia sua primeira peça. A companhia possui um trabalho que visa a criação coletiva, mas deixa claro entre eles a função de cada integrante. E vê no trabalho em grupo a possibilidade de experimentação, desenvolvimento e valorização dos diversos interesses de seus membros.
Já com um segundo trabalho em vista a Companhia acaba de ser selecionada para desenvolver uma cena no projeto “Cenas Curtas” do Galpão Cine Horto, trata-se de uma adaptação do romance “A Metamorfose” de Franz Kafka.
 
Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Marcus Vinícius Souza
Atuação: Sara Pinheiro e Francis Severino
Cenário e Figurino: Luiz Dias
Iluminação: Gil Ésper e João Marcos Dadico
Trilha Sonora Original: Sara Pinheiro, Francis Severino
Assessoria de Imprensa: João Valadares
Produção e realização: Companhia do Chá
 
Serviço
18 e 19 de Abril
Sábado às 21h; Domingo às 20h
Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 Centro, BH
Entrada Franca – Retirada de senhas uma hora antes do espetáculo – sujeito à lotação
 
Contatos
Marcus Vinícius Souza: (31) 8713-4428
João Valadares: (31) 8894-4243


postado por 12542 as 10:00:12 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
12542
Meu Perfil

Links
Hotéis no Brasil
GigaCafé
DNS Grátis
Criar Blog
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
teatro
evento

Favoritos
Suite das Letras
O Máximo pra ser Feliz
Blog do Carlos César
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Convertendo com classe
Um fim de semana na cabana
Sobre a sapatada em Bush

Arquivos
2010, 01 janeiro
2009, 01 novembro
2009, 01 setembro
2009, 01 abril
2008, 01 dezembro
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 março

744 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..