Matemática no dia-a-dia
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quarta, 14 maio, 2008
JOGO

Os jogos no ensino da Matemática estimulam não só o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, como também propiciam a interação e o confronto entre diferentes formas de pensar. O jogo permite ao aluno vivenciar uma experiência com características sociais e culturais, provocando a descentração, a aquisição de regras, a expresssão do imaginário e a apropriação de conhecimentos.

O jogo é, em geral, uma atividade que envolve dois ou mais jogadores, que tem um objetivo comum a ser alcançado e regras preestabelecidas ( contrato aceito pelo grupo). Aquele que primeiro alcançar esse objetivo será o vencedor. Dependendo do jogo, os alunos podem assumir diferentes papéis: interdependentes, opostos ou cooperativos. O jogo possibilita o desenvolvimento de estratégias, o estabelecimento de planos e a avaliação da eficácia das jogadas de acordo com os resultados obtidos, sendo muitas vezes uma situação auto-avaliante.

JOGO DAS OPERAÇÕES

CONTEÚDOS:

  • Operações com números naturais
  • OBJETIVOS:

  • Propiciar ao aluno condições de desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado, bem como comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos;
  • Combinar rapidamente as operações de adição, subtração e multiplicação ( por meio do cálculo mental) para encontrar os números dos cartões sorteados.
  • HABILIDADES:

  • Entender as regras do jogo facilmente;
  • Desenvolver o cálculo mental e o raciocínio lógico-matemático;
  • Identificar operações para atingir os resultados dos cartões;
  • Realizar os cálculos com facilidade;
  • Saber conviver em grupo.
  • SEQÜÊNCIA DIDÁTICA:

    Material :

  • 50 cartões numerados de 1 a 50 e 49 minicartões contendo números de 1 a 8, nas seguintes quantidades: números 1, 7 e 8, cinco de cada; números 2, 3, 4 e 5, seis de cada e dez números 6.
  • Número de jogadores: 2 a 4.

    Como jogar:

  • Primeiro é preciso organizar sobre a mesa os 49 minicartões, arranjados em um quadrado de 7 por 7. Os números devem estar todos misturados, com as faces para cima.
  • Os 50 cartões ( também misturados) estarão compondo um monte com os números virados para baixo.
  • O primeiro jogador tira um cartão, anuncia o número e coloca o cartão sobre a mesa, onde todos possam ver o número.
  • Todos os jogadores silenciosamente tentam encontrar três minicartões alinhados ( na horizontal, na vertical ou na diagonal) com os quais montarão operações para chegar ao número do cartão sorteado. Para isso, os números dos dois primeiros minicartões devem ser multiplicados, e o número do terceiro minicartão deve ser adicionado ou subtraído.
  • O primeiro jogador a fazer operações que resultem no número anunciado avisa aos outros e recolhe o cartão para si, depois de apresentar seus cálculos, provando que resultaram no número sorteado.
  • Um novo cartão é virado e o jogo continua até acabarem os 50 cartões do monte.
  • Vence aquele que conseguir juntar mais cartões.
  • Observe um exemplo com o número o número 10 sorteado no cartão.
  •                                                     

     2 . 2 + 6 = 10  Dois vezes dois dá quatro e quatro mais seis dá dez!

    Observação: Os minicartões com o número 6 também podem ser usados como se fossem o número 9.

    SUGESTÕES:

    Para este conteúdo podemos utilizar outros jogos como: pega-varetas, bingo, a matemática no vale do dinossauro, a casa assombrada , dominó e outros que permitam que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, divertido e prazeroso.



    postado por 77877 as 09:56:54




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