Jamile Escola de Dança
Jamile Escola de Dança
segunda, 26 março, 2007
Como a dança árabe surgiu na minha vida...


Tudo começou na minha vida com a paixão por Dança e Folclore, uma vez que fui criada no bairro italiano do Bigorrilho (Champagnat), onde a palavra folclore era seu cotidiano.
Envolvida e presente sempre em apresentações do folclore polonês e italiano, não perdia por nada os festivais de folclore da cidade e as festas italianas no bairro de Santa Felicidade, uma pela descendência italiana (Calábria - sul da Itália), russa por parte de pai e polonesa por parte de mãe, origem esta a qual muito influenciou em minha vida, pois são povos apaixonados por dança e por  cultivar suas origens.

Apesar de ter uma vida bastante atribulada, por ter trabalhado durante 14 anos executando a atividade bancária, procurava cada vez mais estar envolvida com muita dança e cultura, pela minha atividade ser bastante estressante, foi assim que conheci a Dança do Ventre (Raks el Shark), arte esta a qual pratico já há 13 anos onde na minha cidade natal, Curitiba, comecei meus primeiros passos com a professora e bailarina profissional SHADIA, bailarina do corpo de baile do Bagdá Café, famoso restaurante árabe da capital e ponto de encontro dos amantes da dança e cultura árabe.

 Um grupo de funcionários do Banco onde trabalhava, saiam nas noites curitibanas em direção ao Bagdá, lá juntamente com a alegria da colônia árabe e o carisma fantástico de Adnan Jezzini, proprietário do local, passávamos noites dançando, fumando arguile, sempre rodeado de muitos amigos.

Em Foz, tudo começou com a minha transferência para trabalhar na agência bancária da cidade, em JANEIRO/2001 e em DEZEMBRO/2001, ÉPOCA EM QUE PASSAVA A FAMOSA NOVELA “O CLONE” e através do incentivo da amiga Angélica Piovesan, fui apresentada a administração do FLORESTA CLUBE (VILA A),  iniciando a ministrar suas aulas. Em março de 2002,  fui para o Arandu e dali surgiu meu grande sonho, com o talento e amor pela dança árabe e pelo incentivo do coordenador do Espaço Cultural Arandu, Roberto Cubila, lançamos de maneira bastante arrojada o Grupo Oásis em 28/06/2002.

O Oásis Adulto era formado por Jamile e mais 08 bailarinas Shazadi, Suhailah, Aziza, Aaminah, Fahima, Aisha, Hanna e Samara, todas bailarinas de Foz do Iguaçu e que foram convidadas pela professora a fazer parte deste time nota 10.

Os frutos vieram logo, surgiram shows, e em outubro de 2002 participamos do primeiro festival de dança e fomos premiados, para nós foi um orgulho, fomos com muita dificuldade até a Argentina, principalmente pela falta de patrocínio. Na época sob a direção da Sra. Rosicler Haugge do Prado, a Fundação Cultural de Foz nos deu oportunidade de estarmos representando o melhor da dança árabe de Foz.

Com as atividades do Arandu paradas durante um tempo, não desistimos dos nossos sonhos e continuamos a dar andamento aos nossos ensaios, eu (JAMILE) me mudei para um local mais central, onde na minha residência na AV JK 518 Ap E, ministrava aulas com pequenos grupos e aulas particulares. Apesar do pouco espaço mas muita paixão pela dança árabe, nos sábados a noite nos reuníamos eu e as bailarinas do Oásis para ensaiarmos.

Hoje, com muita luta, com a JAMILE ESCOLA DE DANÇA  através de nossos shows, conseguimos ter acessórios, roupas e bijouterias egípicas, apresentamos um show a nível internacional. O show contém  entradas e trocas de roupas , com várias modalidades folclóricas, seguidas rigorosamente conforme origens culturais, pontos este que a professora e bailarina Jamile não abre mão.

DANÇAS ÁRABES APRESENTADAS PELO GRUPO OÁSIS:

SHOW COM ATÉ 20 MODALIDADES ÁRABES E ATÉ 04 TROCAS DE ROUPA, SEM INTERVALO SE O CONTRATANTE DESEJAR: PUNHAL, FLORES, SNUJS, SOLO DERBAKKE, 01 VÉU, 02 VÉUS, VÉU WING, DANÇA ÁRABE, BENGALA, DOIS BASTÕES, MELÉA-LAF, 01 ESPADA, CANDELABRO, TAÇAS, JARRO, PANDEIRO, ANDALUZ, KHALEGGE E DABKE (dança nacional do Líbano - junto com público)

SHOW COM TRÊS ESPADAS (JAMILE) >

ÚNICA BAILARINA NO MUNDO A DANÇAR COM 3 ESPADAS.

-Show de DANÇAS LATINAS, DANÇAS BRASILEIRAS, DANÇA CIGANA, PASSISTA E TANGO.

Hoje o Grupo Oásis é formado por 10 bailarinas: JAMILE ROPPEL, NAHIDE NAWAR, MAHAILA AFIFE, SHADIA, SHAZADI, CISSA AIEX, JADE AL JALILAH, VANESSA MARCA, NAJME AL JALILAH E NAJLA HANAAN.

Efetuei até fevereiro de 2004, aulas particulares e em grupos pequenos em minha residência na AV JK 518 Ap E Edifício Fênix, além de efetuar workshops de dança para professoras de outros países que me procuram. Paraguai (Assunção), Argentina e Chile e cursos de dança e cultura árabe.

Em março de 2004, foi realizado um sonho, a JAMILE ESCOLA DE DANÇA que hoje conta com uma excelente equipe de professores/coreógrafos e diversas modalidades de dança e arte.

A escola situa-se na Rua Belarmino de Mendonça, 804- Sala 01- Centro, anexo ao edifício Rio Negro entre as ruas Marechal Deodoro e Santos Dumont. Cep: 85851-100 - Foz do Iguaçu- PR.


postado por 35630 as 03:50:16 #
1 Comentários
Irana Costa:
Parabéns pela sua paixão pela dança e determinação em busca de um sonho. Conheço Foz, já estive ai três vezes, sei que acomunidade árabe é bem grande e o que supreende é sua origem européia mas sua alma árabe. Continue assim e mais uma vez parabéns pelo sucesso.

Irana

Salvador-BA
08/06/2010 21:15:53  

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
35630
Meu Perfil


Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Criar Blog
Blog Grátis
Hoteis

Caixa Postal


Palavras-Chave
dança

Favoritos
Jamile Escola de Dança
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
DEFINIÇÃO DE DANÇA (BALLET)
História da Dança Rítmica
História do Jazz Dance
Equipe de Professores e Modalidades(flamenco)
Equipe de Professores e Modalidades(Dança do ventre)
Equipe de Professores e Modalidades(tango)
Equipe de Professores e Modalidades(Dança de Salão)
Equipe de Professores e Modalidades(capoeira)
Equipe de Professores e Modalidades

Arquivos

43758 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..