Loucos por Matematica
Loucos por Matematica
sábado, 28 agosto, 2010
TRABALHO POR PROJETO


                       TRABALHO POR PROJETO 

              A presente proposta de plano de aula foi construída tendo como base o texto Modelagem Matemática e o Uso do Computador: Uma Atividade Interdisciplinar de Rita de Cássia Pedrete Nogueira que propõe um trabalho interdisciplinar com a disciplina Física.

Para a execução da proposta foram utilizadas mídias educacionais como: computador para elaboração de slides no programa Office Powerpoint e construção de tabelas e gráficos utilizando o aplicativo Excel e data show para exibição de slides.

O plano de aula é para alunos do 1º ano do Ensino Médio que constará de pesquisa a ser realizada no município, construção de tabelas e gráficos e exposição de síntese do trabalho em sala de aula.

O assunto escolhido foi o transporte escolar que tem como o título: “Quanto tempo se gasta com o transporte escolar?”, assunto este de grande interesse, importância e do cotidiano dos alunos do referido colégio haja vista que a grande maioria dos alunos depende desse meio de transporte para comparecer às aulas.

O planejamento da aula exigiu o envolvimento da disciplina de física através do seguinte questionamento: Você sabia que existem regras para a utilização do transporte escolar? Os alunos devem verificar que existem diferentes tipos de velocidade a serem utilizados nos perímetros urbano e rural e utilizar a fórmula de Velocidade Média, onde Vm é a velocidade média, d é a distância percorrida pelo objeto e Δt é o tempo que o objeto gastou durante o percurso para calcular a velocidade média com que o transporte escolar fazia o trajeto das localidades.

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

Escola: COLÉGIO ESTADUAL IDELZITO ELOY DE ABREU

Disciplina: MATEMÁTICA

Professor: LINDAURA XAVIER DA SILVA

Nível de Ensino:   ENSINO MÉDIO           Série/Ano: 1º  – 2010

Tema: Transporte Escolar

Conteúdo: Funções

Duração: 04 aulas

Atitudes: Usar com responsabilidade o conhecimento adquirido no reconhecimento da Matemática como uma construção humana que contribui para a compreensão e resolução de problemas do cotidiano.

Procedimentos: A partir da Modelagem Matemática, despertar o interesse em encontrar soluções para questionamentos sem o medo de arriscar hipóteses.

Objetivo: Reconhecer uma função como uma relação do cotidiano e os seus vários tipos de representações.

Habilidade trabalhada: Utilizar a interdisciplinaridade para mostrar que podemos trabalhar com Matemática e Física em interação.

Material: TV Pendrive, Data Show e Computador

Metodologia:

1º Momento: A aula tem início com apresentação de vídeo na TV Pendrive sobre Transporte Escolar. A seguir, divididos em grupos os alunos devem construir uma tabela com as localidades atendidas pelo transporte escolar, as distâncias aproximadas deste até a sede do município e o tempo diário gasto pelos alunos no referido transporte.

2º Momento: Com o uso do Data Show será exibido o conteúdo Funções.

3º Momento: No Laboratório de Informática, com o uso do Microsoft Office Excel os alunos deverão construir a tabela de informações e um gráfico de 1º grau com os dados recolhidos.

4º Momento: Os alunos devem utilizar a fórmula de Velocidade Média para calcular a velocidade empreendida pelo transporte escolar.

5º Momento: Na sala de aula os alunos apresentarão no Data Show suas produções e farão uma síntese do trabalho realizado.

Avaliação: A avaliação se dá observando as produções dos grupos, a interação entre alunos durante a execução da atividade proposta e a apresentação dos trabalhos em sala de aula.

Referências: Matemática Aula Por Aula – Ensino Médio -  Xavier e Barreto – Editora FTD


postado por Lindaura Xavier as 11:27:34 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
loucospormatematica
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Trabalho

Favoritos
Loucos por Matematica
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Matemática é vida

Posts Anteriores
PROFESSORA APRENDIZ
APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICs
GESTAR II
PROJETO INTERDISCIPLINAR
LER E ESCREVER EM MATEMATICA
Minha experiência com leitura
FELIZ 2009!!!!
A G R A D E C I M E N T O
A Origem dos Números Negativos
Poema com Números

Arquivos
2012, 01 maio
2012, 01 abril
2010, 01 agosto
2010, 01 abril
2009, 01 janeiro
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 março
2008, 01 janeiro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

9058 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..