MACUCO
MACUCO
sexta, 01 maio, 2009
D/Curitiba P/Santos - 01/05/2009

O Macuco Blog agora está no:

macucoblog.blogspot.com

Acessa lá. Atualizações frequentes, links para emissoras de rádio e tv ao vivo, portais de música, esportes, política, economia, cultura, geografia...


postado por 10576 as 07:26:34 0 comentários




terça, 28 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 28/04/2009

Confissão de Evo

Já que no Brasil a gente não encontra pluralismo na mídia comercial, recorramos ao diário Página 12, da Argentina, cuja edição desta terça-feira, 28, traz entrevista exclusiva com o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Além, claro, de falar dos câmbios que promove em seu país, Morales confessa na entrevista que, no fundo, a recente vitória de sua seleção frente à equipe treinada por Diego Maradona (os famosos recentes 6 a 1 da Bolívia ante a Argentina, pela Eliminatórias) não lhe agradou.

No fundo, diz o presidente boliviano, seria até bom que os adversários vencessem aquele jogo.

CLIQUE AQUI, acesse o Página 12 (www.pagina12.com.ar), leia a entrevista e confira as razões de Evo.


postado por 10576 as 09:13:07 0 comentários




terça, 21 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 21/04/2009

Teu lago, tua simetria

As avenidas de Brasília são como as alamedas de uma galeria de arte. Em cada ponto - e não em cada esquina, que isso lá é raro - uma obra genial: um edifício, um palecete, um monumento.

A capital federal completa neste 21 de abril 49 anos de inauguração - a grande festa, portanto, deverá ser em 2010, com o 50º aniversário.

Uma cidade ímpar e que é o legado de um Brasil desenvolvimentista, ousado, altivo.

Como diz a canção de Alceu Valença: "Agora conheço/ tua geografia/ cidade morena/ teu lago/ tua simetria/ até qualquer dia/ te amo, Brasília".



Final histórica

A última vez que Santos e Corinthians se enfrentaram numa final de Paulistão foi em 1984. Há, portanto, 25 anos. Há, portanto, um quarto de século.

O campeonato foi de pontos corridos e os dois times chegaram à última rodada disputando a taça. Ao Santos, só interessava vencer - o adversário, apenas com o empate, seria campeão. No Paulistão do ano das Diretas Já, deu Peixe: 1 a 0, gol de Serginho Chulapa.

De lá para cá, o Corinthians faturou seis títulos paulistas (1988, 1995, 1997, 1999 e 2003). O Santos, dois: 2006 e 2007.



Escute o outro lado


A cobertura midiática das mobilizações do MST no Pará i) demoniza o movimento e criminaliza seus integrantes e ii) condena o governo estadual por tratar com respeito, e não com a truculência e violência do passado, as manifestações.

Acesse o sítio do MST na internet (www.mst.org.br) e acompanhe o outro lado da história.



postado por 10576 as 12:26:52 0 comentários




sexta, 17 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 17/04/2009

Desafios entre velhos conhecidos

Este final de semana promete emoções no futebol, mas vai ser de muita adrenalina também no melhor vôlei de planeta, o brasileiro.

No sábado, ocorre a final da Superliga, entre as mulheres. Osasco e Rio de Janeiro repetem pela quinta temporada consecutiva a luta pelo título.

No domingo, outro tradicional clássico, na disputa da Superliga masculina: Minas x Florianópolis, finalistas pela quarta vez, também consecutiva.

Alguns poréns, no entanto, a se lamentar: o horário, o local e a disputa pela taça em apenas uma partida.

O horário - 9h30 - é demasiado cedo. O local (Maracanãzinho) penaliza as torcidas mineira, catarinense e paulista, e favorece o time carioca. A final em jogo único não garante que seja campeão o melhor, de fato, da temporada.



Lenta e gradual, mas 'tá valendo

Em doses homeopáticas, está certo, mas ao menos o Governo Lula aproveita o momento de crise para livrar o país de algumas heranças do neoliberalismo.

Uma delas a obsessão pelo superávit primário, aquele dinheiro que o governo deixa de investir na nação para gastar com pagamento de juros a especuladores.

Surpreendente, e até audaciosa, a decisão de baixar de 3,8% para 2,5% do PIB a meta de superávit anual.

A chiadeira das viúvas do neoliberalismo, bem amparadas pela mídia comercial, já começou, mas vai passar, vai passar...



Trens de horrores

As cenas de agentes da Supervia chicoteando cidadãos nos trens do Rio de Janeiro "chocaram o país", entoa o clichê global.

De fato, são de indignar, e mostram-se como mais uma evidência do desastre que foi a privataria da tsunami neoliberal dos governos dos Fernandos I (Collor) e II (Henrique Cardoso), na esfera federal, e de seus seguidores nas instâncias estaduais e municipais.

No Rio, a Supervia se apossou das catracas, mas melhorar o sistema que é bom nada.

Este blogueiro já atestou que em Porto Alegre, onde a rede ferroviária urbana é operada pela estatal federal Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e em São Paulo, que tem a malha nas mãos da empresa pública estadual Companhia Paulistra de Trens Metropolitanos (CPTM), o conforto, a pontualidade, a segurança e a eficiência do transporte por trens são incomparavelmente superiores aos da capital fluminense.


postado por 10576 as 12:33:41 0 comentários




quarta, 15 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 15/04/2009

Revista da boa

Está nas bancas há um tempinho, na internet também, mas por aqui ainda não havia merecido registro de destaque.

Nunca é tarde, e então vai aqui a dica a você que procura fugir do discurso direitista dominante na mídia comercial: acompanhar a Revista do Brasil que, como o nome diz, fala da nossa gente, da nossa nação, das nossas riquezas, das nossas mazelas, das nossas possibilidades.

Com uma perspectiva, reitera-se, à esquerda, progressista.

A penúltima edição - esta com a capa acima reproduzida - já está na internet (a última, deste mês, só nas bancas - e custa pouco, R$ 4,90) e denuncia a remessa recorde de lucros das multinacionais às suas matrizes, aborda o impacto da crise no mercado do futebol, aponta os riscos pelos quais passa o bioma Pantanal e traz uma entrevista com a talentosa e determinada rapper brasiliense Flora Matos.

Ah, sim, o endereço: www.revistadobrasil.net.



Este conteúdo está também no futuro único endereço do Macuco Blog: macucoblog.blogspot.com.


postado por 10576 as 12:32:03 0 comentários




sexta, 10 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 10/04/2009


O filme da fome

Ainda não está no circuito comercial - a imprensa cultural informa que a partir de maio estreia nas salas de São Paulo - mas pelo que já vem sendo comentado e repercutido, "Garapa", filme do mesmo diretor de Tropa de Elite (José Padilha), entrará para a lista dos bons filmes brasileiros dos últimos tempos.

Não tem astros, nem cenas de ação, comédia ou romance globais - por isso talvez nem seja sucesso de bilheteria, preveem alguns críticos.

Mas aborda, com histórias de quatro famílias cearenses, a vida real de gente que neste mundo de trilhões de dólares a socorrer especuladores financeiros, de outros tantos trilhões a financiar bombardeios militares, para a vergonha da humanidade, para a nossa vergonha, passa fome.

- O filme, em preto e branco e sem firulas, é angustiante, sufocante mesmo, da primeira à ultima cena - diz em seu blog o jornalista Ricardo Kotscho, que assistiu ao documentário em sessão especial realizada semana passada na capital paulista. Experiente repórter, ele declarou:

- Confesso que na hora [do bate-papo com o público, após a exibição] não consegui articular nenhuma pergunta.

Na edição deste feriadão da Gazeta Mercantil, José Padilha, que passou anos em contato direto com a realidade das famílias personagens do filme, afirma:

- Muita gente faz questão de frisar que projetos como o Fome Zero, do governo federal, são assistencialistas. Mas depois de "Garapa", estou absolutamente convencido de que não há como resolver o problema da fome sem que haja, ao menos inicialmente, uma política pública nesse sentido.

O Blog de Ricardo Kotscho é o colunistas.ig.com.br/ricardokotscho.

O sítio da Gazeta Mercantil, www.gazetamercantil.com.br.



Leia o que Stedile tem a dizer

Já que falamos em feras - Padilha e Kotscho - aproveitemos para citar mais uma, e indicar uma entrevista publicada na Agência Brasil com o coordenador do MST, João Pedro Stedile.

Stedile é uma das principais lideranças intelectuais e políticas do Brasil. CLIQUE AQUI e confira a entrevista.



Ainda falta

O presidente Lula demitiu o presidente do Banco do Brasil.

Ainda tá faltando o do Banco Central



Cerco radical ao cigarro

Exemplar a lei estadual paulista aprovada nesta semana pela Assembleia, a que proíbe o fumo em todo e qualquer lugar coletivo, seja de propriedade pública ou privada.



Este conteúdo está também em macucoblog.blogspot.com. Em breve, esse deverá ser o novo endereço do Macuco Blog.


postado por 10576 as 06:33:24 0 comentários




domingo, 05 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 05/04/2009

Homem-gol

E mais uma vez Kléber Pereira salva a pátria alvinegro-praiana de Vila Belmiro.

Foto: www.santosfc.com.br.


postado por 10576 as 06:56:25 0 comentários




sábado, 04 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 04/04/2009

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós

Incompreensível como às vezes a sociedade é tomada pelo desleixo, pelo descaso e deixa o patrimônio que ela própria ergueu com muito esforço se destruir.

Exemplos não faltam Brasil afora e em Curitiba o mais emblemático era o do Paço da Liberdade, uma das mais imponentes edificações da cidade, inaugurada em 1916 e que por 53 anos sediou a Prefeitura.

Estava a se desmoronar quando começou a ser reformado e restaurado pelo Sistema Fecomércio (Federação do Comércio do Paraná), via parceira com o poder público municipal.

Recuperado, foi reinaugurado no último dia 29, aniversário de 316 anos de fundação da capital paranaense, e receberá um centro cultural do Sesc. Até lá, está aberto à visitação para que o público veja os detalhes da arquitetura, sinta a imponência interna e externa do palecete.

(A foto é do www.fecomerciopr.com.br)

Tem carnaval da Brasil

Os companheiros do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Brasil, ou simplesmente a Brasil, a Campeoníssima, lembram, informam e convidam: neste sábado, 4 de abril, é o aniversário da agremiação, que completa 60 anos. Vai ter festa, é claro: a partir das 22 horas, no Clube de Regatas Saldanha da Gama, na Ponta da Praia. Com muito samba de carnaval, é lógico.

Visite o campeonissima.blogspot.com e saiba mais.



Celeiro também no vôlei

Tal como no futebol, o Brasil cada vez mais se consolida como celeiro de atletas do vôlei.

Na noite desta sexta-feira, 3, na surpreendente vitória do Brusque sobre o Rio de Janeiro, pelas semifinais da Superliga Nacional Feminina, a novata ponteira Ju Costa, do time catarinense, atuou como as campeãs olímpicas que estavam do outro lado da quadra.



postado por 10576 as 12:38:38 0 comentários




quarta, 01 abril, 2009
D/Curitiba P/Santos - 01/04/2009


Encontro das águas, marejando o olhar

Não é "o rio beijando o mar", como versa o samba-enredo 2008 da Beija-Flor, mas é "o encontro das águas marejando o meu olhar" a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná, a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Foi neste cenário ímpar que na última semana pensadores de esquerda trouxeram reflexões e ações que busquem atenuar, na América do Sul, os efeitos da crise financeira internacional gerada no Atlântico Norte.

Um resumo do que foi discutido no evento você pode conferir na cobertura jornalística, disponível em www.crise.pr.gov.br.

Agora, para apreciar a paisagem registrada na foto acima - que é apenas um aperitivo diante da exuberância das cataratas que se apresentam pouquíssimos quilômetros antes do ponto fotografado - só visitando Foz e Puerto Iguassu mesmo (ah, e se tiver disposição e uns trocados, a viagem pode incluir uma circulada no comércio paraguaio de Ciudad Del Este).



Ina(ceitável, dmissível, creditável)

Inaceitável a ingerência sem limites das Organizações Globo na definição de datas e horários de jogos de futebol.

Inadmissível que em pleno dia de semana, de trabalho, de escola, numa quinta-feira, um clássico do futebol paulista, Santos e Portuguesa, seja realizado na Vila Belmiro às 4 da tarde. Partida, além de tudo, decisiva para a classificação de uma das equipes às semifinais.

Inacreditável tanta escassez de independência e coragem para peitar as Organizações e impedir que essas bizarrices se sucedam.



Acabando com o vestiba

Devagarinho o Ministério da Educação vai mudando os critérios de seleção para ingresso nas universidades federais.

Agora, vai instituir novas formas de avaliação dos estudantes do ensino médio, de modo a acabar com a necessidade do vestibular tradicional.

É de se prever chiadeira e resistência, porque a iniciativa do governo federal vai de encontro aos interesses de escolas privadas que ganham mares de dinheiro com os cursinhos pré-vestibulares.

Além de excludente, o vestibular do jeito que está em nada contribui para a formação intelectual da juventude.

Porque a galera perde um ano da vida se detonando em decoreba de informações muitas das quais sem a menor utilidade.

Estabelecer uma avaliação contínua, processual e profunda ao longo das séries força a melhora da qualidade do ensino e freia a mercantilização da educação pré-universitária.



postado por 10576 as 12:09:21 1 comentários




domingo, 29 março, 2009
D/Curitiba P/Santos - 29/03/2009


Reerguendo-se aos 30

Este início de temporada da Fórmula 1 dá à Williams e a seus torcedores perspectivas de que a equipe voltará a ser vitoriosa.

A reerguida é merecida e viria num momento emblemático - afinal, agora em 2009 a escuderia completa 30 anos de pistas.

A história de conquistas começou cedo: logo nos anos 80, ela se firmou entre as grandes. Nos anos 90, reinou absoluta até a metade da década

São sete títulos de pilotos (entre eles, Nélson Piquet, em 1987) e nove de construtores.

A Williams era a equipe desejada pelo maior piloto de todos os tempos, Ayrton Senna. Em 1994, finalmente, Senna realizou o seu sonho de guiar o carro do time britânico. Pena que por muito, muito poucas voltas.




Bolo em Curitiba e em Salvador

Em 29 de março, portanto neste domingo, comemora-se a fundação de duas abissalmente distintas cidades brasileiras: Curitiba, de onde se escreve este blog, e Salvador.

A capital paranaense este signatário conhece bem e considera uma extraordinariamente espetacular cidade. Só não coloca Curitiba entre os lugares 100% ideais para se viver por causa do frio, que limita, aprisiona, deprime.

Salvador, só de passagem. Mas Senhor do Bonfim há de ajudar a surgir uma oportunidade para se explorar a capital baiana.



Você que viaja de ônibus

Quem viaja de um estado para outro de ônibus sabe que não há concorrência nas linhas, os passageiros ficam nas mãos de uma só empresa, não encontram a diversidade ideal de horários, muito menos de tarifas. Você, que enfrenta problemas assim, pode ajudar a mudar esse quadro.

O oligopólio no transporte rodoviário interestadual de passageiros é histórico mas parece que, finalmente, isso vai mudar.

O governo federal promete para julho uma mega licitação para definir novas viações operadoras que vão operar mais de 1.500 linhas interestaduais em todo o Brasil.

E está aceitando sugestões dos usuários, até o próximo dia 5, as quais você pode enviar por dois caminhos: 1) Preenchendo e colocando no correio um cartão-resposta, com selo já pago, disponível nos guichês das empresas de ônibus nas rodoviárias; ou 2) Pela internet, no www.antt.gov.br, clicando, dentro da área "ProPass Brasil" (nome do programa de reformulação do sistema), em "Consulta 001/2008" e, depois, em "contribuições/sugestões".

Boa viagem!



postado por 10576 as 01:56:46 21 comentários




domingo, 22 março, 2009
D/Santos P/Curitiba - 22/03/2009


"Grito forte dos Palmares"

União dos Palmares está a 90 quilômetros de Maceió e é a capital nacional da consciência negra.

Está no território do município a Serra da Barriga, que abrigou o Quilombo dos Palmares.

Pois a verve de luta de Zumbi parece renascer na cidade, quase 400 anos depois.

Depois que a prefeitura cortou o combustível que abastecia o ônibus que faz(ia) o transporte escolar até a capital, os estudantes palmarinos foram às ruas semana passada - e para esta prometem dar sequência à mobilização -, pararam a cidade, atraíram a mídia alagoana e fizeram com que o estado se atentasse para o problema.

- Nos reunimos com o promotor e elaboramos um projeto de lei que obrigue o município a bancar os ônibus dos estudantes. Terça (dia 24) haverá reunião com os vereadores. Queremos estudar! - informa a combatente universitária Jéssica Alcântara Rodrigues (prima deste signatário), que cursa Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e depende do busão para ir e voltar de Alagoas todos os dias.

Para acompanhar a mais nova batalha palmarina, acesse o blog Acorda União: http://acordauniao.blogspot.com.

E para saber mais sobre a Serra da Barriga, o Quilombo dos Palmares e a revolução comandada por Zumbi, navegue pelo sítio www.quilombodospalmares.org.br.



Com o empate se faria justiça

O xará errou na mão ao escalar e ao fazer as substituições do Peixe no clássico deste domingo (22), contra o Corinthians.

De forma alguma deveria ter escalado três atacantes - a ofensividade de um time não se mede pelo número de pontas e centroavantes.

Ao tentar consertar a equipe no segundo tempo, deveria ter tirado Roni, e não Neymar, para dar lugar a Mádson. Justamente quando o moleque estava obtendo confiança no jogo, quase por duas vezes tinha marcado gol, foi sacado.

Por fim, por que não levou Molina para o banco?

De qualquer forma, a derrota foi injusta. No segundo tempo o Santos dominou a partida e merecia ter anotado um tento.



Em Foz

Este blogueiro estará em Foz do Iguaçu durante esta semana, cobrindo o seminário sul-americano sobre a crise promovido pelo Governo do Paraná (acompanhe por aqui: www.agenciadenoticias.pr.gov.br), e dificilmente terá oportunidade para atualizar o Macuco.

Portanto, não estranhei se por alguns dias o blog não receber textos novos. Mas não deixe de visitar, vá que numa dessa haja tempo, acá estaremos.



postado por 10576 as 07:16:08 0 comentários




quarta, 18 março, 2009
D/Curitiba P/Santos - 18/03/2009

Curitiba, praia de vôlei

Curitiba está a 80 quilômetros do oceano mais próximo, o Atlântico, mas a continuar o sol, céu azul e os 30 e poucos graus dos últimos dias e a cidade vai receber como uma autêntica litorânea a terceira etapa da temporada 2009 do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

A competição começa nesta quinta-feira (19) e se encerra domingo (22), no Parque Barigüi, e vai reunir dezenas de duplas masculinas e femininas, que estão entre as melhores do planeta, sem exagero.

A volta de Juliana, parceira de Larissa que se machucou ano passado e ficou de fora  dos Jogos Olímpicos de Pequim, é um dos destaques.

O outro é a dupla Maria Clara/Carolina (foto), filhas de Isabel e belas, que já despontam como favoritas a levar o título da etapa paranaense.

No final de semana em Curitiba, portanto, vai dar praia.



Só 40% usam escova de dente

Mais da metade da população brasileira - 58% - não usa escova de dente, revela uma pesquisa do Ministério da Saúde noticiada pelo Jornal do Brasil (www.jb.com.br).

Chega a ser inacreditável.

Mas é a realidade.

A falta de condições financeiras e de instrução justifica o dado alarmante,  diz o Ministério da Saúde.

Está mais que na hora, pois, de o SUS promover ampla distribuição de escovas e campanhas educativas no rádio, na tevê, nas escolas.



A morte, de fato obscura, de Jango

João Goulart promovia profundas reformas estruturais quando foi deposto pelo golpe militar de 1964.

Morreu 12 anos depois em condições até hoje duvidosas.

Na edição desta semana, Carta Capital traz em reportagem de capa informações obtidas com exclusividade que levam a crer que o ex-presidente trabalhista foi envenenado, assassinado, e não morto de ataque cardíaco, de forma natural.

Revelações que deveriam merecer ampla repercussão na mídia, debates e análises - mas que nada, só há espaço para bobageiras de outros semanários.

Bom, ainda bem que tem a internet. "A obscura morte de Jango" é o título da matéria. Confere lá: www.cartacapital.com.br.



Mais um vermelho no mapa

El Salvador se junta ao numeroso grupo de países latino-americanos que elegeram governos populares - uns mais (Venezuela, Equador, Bolívia) outros menos (Brasil, Chile, Uruguai), mas todos à esquerda.

Além dos citados, completam a lista Argentina, Paraguai e Nicarágua - ah, e Cuba, há 50 anos.



postado por 10576 as 12:24:39 23 comentários




Perfil
10576
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Roxy

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
D/Curitiba P/Santos - 01/05/2009
D/Curitiba P/Santos - 28/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 21/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 17/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 15/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 10/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 05/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 04/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 01/04/2009
D/Curitiba P/Santos - 29/03/2009

Arquivos
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 dezembro
2008, 01 novembro
2008, 01 outubro
2008, 01 setembro
2008, 01 agosto
2008, 01 julho
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro
2007, 01 janeiro
2006, 01 dezembro
2006, 01 novembro
2006, 01 outubro
2006, 01 setembro
2006, 01 agosto
2006, 01 julho
2006, 01 junho
2006, 01 maio
2006, 01 abril
2006, 01 março
2006, 01 fevereiro
2006, 01 janeiro
2005, 01 dezembro
2005, 01 novembro

61587 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..