"Um olhar diversificado sobre a matemática"
"Um olhar diversificado sobre a matemática"

domingo, 16 agosto, 2009
Um olhar diversificado sobre a geometria

Proposta:
         Tem como objetivo permitir que os conceitos geométricos sejam produtos mentais produzidos pelos próprios alunos em sua efetiva ação sobre o seu mundo.
          Então é necessário que o aluno deva agir sobre seu mundo para aprender geometria.

     A  partir das imagens presentes no ambiente e outras situações, os alunos do colégio Estadual Rubem Nogueira, da quinta e oitava séries irão dar sugestões sobre a presença da geometria no cotidiano (a geometria através das embalagens, tecnologias e etc.). Poderá comentar sobre o estudo que fizemos na sala de aula com embalagens, relatando experiências, atividades construídas e etc.

      Além disso, com  a foto da escola irá  mostrar as  formas geométricas presentes, os seus elementos e etc. Os alunos irão resolver problemas, deixar frases, diálogos, poesias, textos e entre outros sobre a geometria.





postado por 77655 as 10:33:58 16 comentários




O Que é Geometria??!!

        Aparece inicialmente atrelada às necessidades de resolução de problemas para demarcar a terra, prever o estoque de água e construir instumentos de trabalho, ou seja, surge como ferramenta para que o homem aja racionalmente no processo de transformação do seu mundo.

        Do grego, geo-metria, que significa terra-medida  - a medida da terra - pois, em situações de delineamento da terra tanto pelos egípcios como para os mesopotâmeos, o homem inicia a construção do conhecimento nessa área. (GESTAR II, TP6, p.94)

        No mundo de hoje, as inúmeras obras de engenharia, arquitetura, artes plásticas, etc. mostram a imensa quantidade de formas que o homem desenvolveu, partindo dos conhecimentos de Geometria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria

Vídeo sobre onde podemos encontrar a geometria no cotidiano (Muito interessante!!):

http://www.youtube.com/watch?v=XuJpwCFL1xA


postado por 77655 as 10:18:06 14 comentários




sábado, 15 agosto, 2009
Supermercado na Sala de aula

Sugestão de atividade:

Tema : Coletando  vou longe  ...   aprendo matemática  e  cuido do ambiente.

Supermercado na sala de aula, trabalhei com alunos da 6ª Série, onde eles em grupo coletaram  várias  embalagens, pesquisaram  os preços por quantidades de grama, montaram barraquinhas  com esses  produtos, fizeram dinheiro de papel, estudaram as formas, vértices arestas, faces, classificaram as figuras, criaram problemas com razão, regra de três. Dividiram a barraca da seguinte forma:

-Prateleira de Geometria figuras planas e tridimensionais, em diferentes  tamanhos, mosaicos, espelhos e esquadros, quadriculados com pinos e etc.

-Prateleiras de medidas balanças feitas com sucatas, relógios, dinheiro, régias, fitas métricas, trenas, palitos, canudinhos, barbante,  termômetro  eetc.

-Prateleiras de jogos: jogos de armar, de varetas, dados, quebra-cabeças, e outros  confeccionados com  as embalagens.

Fizeram a exposição, vendendo produtos, mostrando  as diferenças dos preços, a geometria, as medidas, os problemas  que criaram, os jogos  e etc.



Escola: Colégio Estadual Rubem Nogueira

Turma: E                                             Turno: vespertino                           Série: 6ª

Professora: Maria das Graças de Miranda Damião                                   Número de alunos: 30

Disciplina: Matemática.

Tema : Coletando  vou longe  ...   aprendo matemática  e  cuido do ambiente.

Conteúdos trabalhados:

Razão, proporção, medidas, geometria, operações  e etc.

Obletivos:

-Colecionar embalagens e  fazer um estudo  detalhado.

-Separar os materiais ,arrumar  prateleiras variadas com os temas.

 -Confeccionar dinheiro, jogos, medidas  e  outros.

-Identificar as formas  geométricas.

-Criar problemas sobre razão e  proporção de acordo do as embalagens.

-Organizar  os materiais  e fazer  a barraca.

-Exposição  na sala  de aula.

Habilidades;

-Coletar  e organizar embalagens.

-Criar jogos, dinheiro, medidas, balanças ..


Sequência   didática:

-Divisão da sala  em grupo.

- Cada  grupo   irá colecionar embalagens diversas  e selecionar

-Separação das embalagens de acordo ao  assunto, fazer pesquisa de preços.

-Organização do material, em prateleiras.

-Cada grupo irá criar jogos, problemas  e organizar a barraca

-Apresentação na barraca da relação de  compra e  venda.

-Exposição.

Avaliação: será diária com a participação dos  envolvidos, onde será observado o nível  de desempenho de cada  estudante.

Técnicas: individuais: leitura                

Emgrupo: discussão, construção de  jogos, exposição  e  etc.

Recuros: humanos: professores, alunos e funcionários.

                 Materiais: embalagens diversas, tesoura, hidrocor, canetas, papel metro, barracas  e  etc.

Na realização, após avaliados  os   trabalhos, será observado  os pontos que os alunos  tiveram dificuldades e será replanejada.

Referências   Bibliográficas;

LUNARDI,Deise.Supermercado na sala de aula.REv.A Nova Escola. São Paulo,agosto de 1996,nº95,p.-43

ANDRINI, Álvaro. Novo praticando matemática.SP: Editora doBrasil., 2007. 115 – 130.

 

 

-Relato de experiências.

Trata-se uma atividade muito importante  para estudantes em todos os níveis, é uma forma de construir o conhecimento pela capacidade de cada grupo. Estudaram brincando através dos jogos, embalagens, venderam produtos aos  colegas e compraram, desenvolveram a habilidade de comercializar  estudando os conteúdos  matemáticos. Aprenderam geometria, medidas de várias maneiras. Foi um trabalho que todos gostaram e  participaram de forma  significativa.

 

Referências Bibliográficas:

LOWEN, Alexander.Prazer.Uma abordagem criativa da vida.SãoPaulo: Summes, 1984.

DEMO , Pedro . ABC: Iniciação à competência Reconstruída doProfessor Básico. Campinas, SP: Papirus, 1995.

VEIGA, Ilma P. A. Projeto político- pedagógico da  escola: uma construção coletica. In:Veiga,Ilma P.A (org).Projeto político – pedagógico da escola :Uma construçãopossível.Campina: Papirus 1996.

Conteúdos do módulo: ”Pesquisa e Prática Pedagógica II”.Salvador- Ba. (UNIFACS), pag. 111 a 116.



postado por 77655 as 10:35:56 13 comentários




Perfil
77655
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Mundo
novo

Favoritos
"Um olhar diversificado sobre a matemática"
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Pesquisas escolares
A tecnologia na educação

Posts Anteriores
Um olhar diversificado sobre a geometria
O Que é Geometria??!!
Supermercado na Sala de aula
O mundo fantástico das tecnologias
As Formas Geométricas Presentes na Escola
Resolução de Problema:
Post Reservado
Trabalho Final
Endereços dos Blogs dos Colegas
Relato de experiências da Atividade 4

Arquivos
2009, 01 agosto

11996 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..