Matematica e Meio Ambiente
Matematica e Meio Ambiente
16/05/2008
2. JOGO MATEMÁTICO

O PLANO CARTESIANO E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA

            O plano cartesiano é feito através da junção de dois eixos, perpendiculares entre si que se cruzam no ponto 0, o qual é a origem de ambos os eixos. O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas ou x. O eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas ou y. Os eixos são divididos em quatro ângulos retos chamados quadrantes enumerados no sentido anti-horário. Cada ponto do plano cartesiano é identificado por um par de números chamados de coordenadas (x e y). Para obter um ponto P, basta traçar as perpendiculares ao eixo x e y.

            Os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo constituem as quatro grandes portas do templo, ou do inconsciente humano. Tudo que existe neste mundo só existe pela combinação, pelo arranjo destes elementos básicos. O corpo humano é um exemplo vivo disto: a TERRA é representada pela ossatura, pelos músculos, em fim por toda a massa física de que é feito nosso corpo. A ÀGUA se vê representada em todos os nossos humores, incluindo aí o sangue e a linfa. À semelhança do planeta, dois terços do organismo humano é água. O AR vital para todos é o elemento da respiração e o que nos liga a todo o resto do universo. O FOGO presente na digestão é quem transforma o alimento que ingerimos em ação e movimento.

1. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

- O Plano Cartesiano e seus componentes;

- Conceito de Par Ordenado;

- Inserção e localização de pontos no plano;

- Correlação do Plano Cartesiano com os quatro elementos da natureza.

2. OBJETIVO:

A partir de um conjunto de pares ordenados pré-definidos proceder a sua inserção no Plano Cartesiano, correlacionando com aspectos inerentes aos quatro elementos da natureza.

3. PÚBLICO ALVO:

            Trinta estudantes da Turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA – Ciclo V (7ª e 8ª Séries), 2008, do turno Noturno, do Colégio Estadual Pedro Calmon.

4. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA ATIVIDADE:

              O jogo pode ser realizado com dois participantes. Inicialmente são providenciados 16 papéis para sorteio com letras de A a Q, correspondentes aos pares ordenados constantes no Plano Cartesiano e aos elementos naturais, segundo a coloração.

             Descrição de uma rodada: Cada participante retira um papel e localiza no Plano Cartesiano o ponto correspondente ao par. Depois, verifica a cor correspondente ao elemento natural da região atingida, marca no Plano e anota os pontos e, seguindo, retira uma carta correspondente à cor sorteada e lê a mensagem contida na carta. A cada retirada, o professor pode comentar o conteúdo lido pelo aluno.

           

            Ganha o jogo quem fizer o maior número de pontos após a retirada de todos os papéis. Podem ser realizadas até oito rodadas e o professor pode modificar as frases temáticas apresentadas nas cartas correspondentes a cada elemento natural.

Sugestão de frases que podem ser trabalhadas para cada elemento natural. O professor poderá confeccionar cartas separadas por frase ou então confeccionar um painel onde todas as mensagens estejam escritas.

5. RECURSOS DIDÁTICOS:

Cartolina, pincel atômico, papel, quadro branco e pincel.

6. HABILIDADES TRABALHADAS:

·  Entender e ampliar fundamentos e conceitos;

·  Desenvolver a criatividade e a responsabilidade;

·  Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;

·  Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;

·  Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;

·  Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações.

·  Companheirismo, respeito e ajuda mútua.

7. RESULTADOS ESPERADOS.

Ao final do trabalho espera-se que os alunos compreendam o conceito do Plano Cartesiano e seus componentes, a inserção e marcação de pontos no Plano e evoluam para a construção de gráficos de funções. Ao mesmo tempo, por meio das cores dos quatro elementos da natureza representados no Plano Cartesiano possam conhecer informações sobre o meio ambiente. 

Referência Bibliográfica:

DANTE. Luiz Roberto. Tudo é matemática. Ensino Fundamental. São Paulo. Ática. 2005.



postado por 78002 as 10:49:16 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
78002
Meu Perfil

Links
SOSMataAtlântica
IBAMA
SóMatemática
Matemática

Palavras-Chave
MEIO
AMBIENTE
REGRA
DE
TRÊS
MATEMÁTICA

Favoritos
Matematica e Meio Ambiente
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
3. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA (1ª PARTE)
3. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA (2ª PARTE)
3. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA (3ª PARTE)
3. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA (4ª PARTE)
Poluição atmosférica
Gás Carbônico na Atmosfera
Produção de lixo
A vida útil do plastico
Aquecimento Global 2
Água

Arquivos

40574 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..