O RANZINZA, pq reclamar é viver!
O RANZINZA, pq reclamar é viver!

quinta, 19 julho, 2007
7 Maravilhas do Mundo Antigo

Recebi 3 mensagens sobre a postagem das 7 Novas Maravilhas, todas feitas por pessoas muito revoltadas. Revoltadas mas sem nenhum argumento, apenas xingamentos que poderiam dizer para qualquer um sem nenhum motivo. Isso me deixa muito feliz, pois mostra que, contra fatos, não há argumentos. Sendo assim, agradeço a todos que comentaram, apenas advertindo para que o façam na postagem que corresponde.

Muitos acusaram de antipatriotismo essa acusação por mim feita. Agora, o que é patriotismo? Afirmar algo inverídico? É apoiar uma eleição falsa feita sem parâmetros científicos? Uma eleição absurda de uma estátua feia, de história pobre, sem inovação, sem curiosidades decentes? E eu deveria concordar com isso só porque nasci e vivo aqui??? Além de patriotas, deveríamos ser sensatos. Realmente acho difícil que alguém sinceramente ache que aquela estátua tenha o mesmo valor histórico-cultural que as outras maravilhas possuem. Quanto a beleza física delas então nem se fala.

Nessa postagem, impulsionado pelos comentários que recebi, me aterei às maravilhas do mundo antigo, o que, ao final, corroborará com o fato do Cristo Redentor não merecer o título que lhe foi dado.

A lista tem origem do Poeta e escritor grego Antípadro de Sídon e do Engenheiro, também grego, Philon de Bizâncio. Eles não escreveram conjuntamente sobre as maravilhas, sendo que a lista de Antípadro se encontra em um poema seu. A lista do engenheiro encontra-se no livro "De septem orbis miraculis". Estima-se que esta relação das maravilhas tenha sido feita entre 150 aC a 120 aC.

PIRÂMIDES DE GIZÉ



A única maravilha do mundo antigo que persiste ainda hoje.

Vale lembrar, como início, que as pirâmides não eram com são agora, elas eram ainda mais majestosas e mais bonitas. Além de seus mais de 100 metros de altura (a maior, Quéops, tem 147 metros), elas eram "lisas". Infelizmente, com o passar do tempo, as rochas foram sendo roubadas das pirâmides, principalmente pelos povos posteriores para construir suas casas. Mas em sua construção elas eram como o topo que pode ser visto da pirâmide mais alta, de Quéops. Detalhe que os Egípcios desconheciam o cimento, mas a estrutura é tão bem feita e os blocos de pedra calcária (cada um pesando aproximadamente 3 toneladas) são tão bem encaixados que é impossível passar uma agulha entre eles. Elas eram tão brilhantes que podía-se ver seu brilho das montanhas de Israel.

As pirâmides também estão cheias de curiosidades. Elas foram construídas com o objetivo de ser grandes túmulos para seus faraós. Elas se encontram ao oeste do rio Nilo, voltadas para o pôr-do-sol, para que os faraós se dirigissem ao sol, juntando-se aos outros deuses. Estima-se que, se colocar os blocos enfileirados, completar-se-á 2/3 da linha do equador.

Elas possuem uma base de sustentação de granito e estão lá há mais de 4600 anos, sendo que foram construídas com ferramentas simples e seus blocos carregados pela força humana do seu lugar de origem até o lugar da construção. Sugere-se que foram utilizadas rampas que subiam a pirâmide de maneira espira para que os blocos continuassem sendo adicionados a medida que a construção ganhava altura. Todos aqueles blocos de pedra foram deliberadamente inclinados e entalhados com exatidão à curvatura da Terra.O raio dessa inclinação é igual ao raio da Terra.

Obviamente elas não foram construídas por extra-terrestre. Ou alguém vai me dizer que extra-terrestres viajaram anos-luz de distância para chegar aqui na Terra para colocar pedra em cima de pedra??? E daí vai me dizer que os egípcios aproveitaram a situação para fazer delas câmaras para seus faraós mortos?????

Bom, por fim, acho que ninguém pode comparar essa magnânima obra com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro né? Seria tão absurdo quanto dizer que essas maravilhosas estruturas foram erguidas por pedreiros extra-terrestres...

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA



Foram construídos por volta do século IV aC pelo rei Nabucodonosor, para agradar sua Amitism que sentia saudades dos campos do lugar em que nasceu. Eles eram compostos por 6 montes artificiais, com vários terraços, todos arborizados, apoiados em colunas que variavam de 25 a 100 metros de altura. Para se ter acesso a eles, subia-se uma escada de mármore. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo.

Eles estão localizados, obviamente, na Babilônia, entre o Rio Tigres e Eufrates, em meio ao deserto, hoje sul do Iraque. Ela foi destruída não sabe-se como, nem porquê e nem por quem.

Bom, mais um monumento em que se é ridículo querer comparar com o Cristo Redentor.

ESTÁTUA DE ZEUS EM OLÍMPIA



Ela mostrava Zeus sentado em seu trono dentro do seu Templo. A estátua era feita inteiramente em ouro, ébano e marfim! Possuía 15 metros de altura, aproximadamente, e foi esculpida pelo grande escultor Fídias entre 430 e 447 a.C. Os olhos de Zeus eram pedras preciosas. Sua imagem hoje é baseada nas imagens representadas em moedas da época. Aparentemente ela foi destruída por um terremoto no século V a.C.

Muitos podem dizer que ela se compara ao Cristo Redentor pois ela é menor. Essa afirmação é uma argumento inválido. A estátua do Rio de Janeiro é feia, feita de pedra-sabão. A estátua de Zeus, apesar de menor, era ainda imensa, e feitas de materiais muito mais nobres e, pelas imagens que se tem, esculpida com muito mais talento e, obviamente, feita em condições muito menos favoráveis, sem guindastes, sem técnicas de engenharia moderna. Sem contar o valor cultural do monumento, feita num século que ficou conhecido como "século de ouro da história grega" devido ao extraordinário florescimento da arquitetura, escultura e outras artes. E essa estátua se destacou nesse panorama. Incontestável.

TEMPLO DE ÁRTEMIS EM ÉFESO



Levou mais de 120 anos para ser concluído e era o maior templo do mundo antigo, possuindo 127 colunas de mármore com 20 metros de altura cada uma. Tinha 138 metros de comprimento e 72 de largura, possuindo diversas das obras de arte mais lindas da época, sendo muitas delas de amazonas (que dizem ter fundado a cidade de Éfaso), incluindo a escultura da deusa Ártemis, em ébano, ouro, prata e pedra preta (figura abaixo).



Bom, outra obra de engenharia e arquitetura incomparável, feita numa época remota em que estruturas assim nunca tinham sido feitas e inovaram em construção, feita a força braçal, sendo ridículo compará-la com aquela estátua do Cristo Redentor.

Foi destruído duas vezes, em 356 a.C. (na noite do nascimento de Alexandre) num incêndio, e em 262 d.C., pelos Godos.

MAUSOLÉU DE HALICARNASSO
(retirado da wikipedia)



Era localizado na Turquia, construído em 353 a.C., tinha aproximadamente 45 metros de altura, e cada um de seus quatro lados foi adornado com relevos criados por cada um dos quatro escultores gregos — Briáxis, Escopas, Leocarés e Timóteo. A estrutura finalizada foi considerada como sendo um triunfo estético.

A tumba foi erigida em uma colina tendo uma vista panorâmica da cidade. A estrutura completa sentou em um pátio fechado. No centro do pátio estava uma plataforma de pedra em que a tumba sentou-se. Uma escada, ladeada por estátuas de leões de pedra, guiava ao topo da plataforma. Ao longo da parede exterior desta estavam muitas estátuas descrevendo deuses e deusas. Em cada canto guerreiros de pedra cavalgando guardavam a tumba.

No centro da plataforma estava a tumba propriamente dita. Feita principalmente de mármore, a estrutura erguia-se como uma praça, diminuindo obstáculo para um terço da altura de 45 metros do mausoléu. Esta seção foi coberta com escultura em relevo exibindo cenas de ação da mitologia/história grega. Uma parte exibia a batalha dos centauros com os lapitas. Outro descrevia gregos em luta com as amazonas, uma raça de mulheres guerreiras.

No topo desta seção da tumba trinta e seis colunas delgadas, nove por lado, erguiam-se por outro terço da altura. Ereta entre cada coluna estava outra estátua. Atrás das colunas estava um objeto resistente que carregava o peso do massivo telhado da tumba. O telhado, que englobava mais do terço final da altura, estava na forma de uma pirâmide. De pé no topo estava uma quadriga: quatro massivos cavalos puxando uma biga em que imagens de Mausolo e Artemísia passeiam.

Alguém realmente acha que esse monumento, recheado de arte, cultura antiga e história, além de ser uma estrutura de uma construção magnífica, projetada cuidadosamente a mão, tem comparação alguma com o Cristo Redentor?

COLOSSO DE RODES



Foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha 30 metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze.

Ele ficava com cada pé em uma coluna e por baixo da estátua passavam as embarcações que chegavam à ilha e possuía um farol em sua mão direita. Ela foi destruída 55 anos depois por um terremoto e foram necessários novecentos camelos para o transportar o que restou dela.

Mais uma estrutura que não se pode comparar ao Cristo Redentor. Foi feita 2200 anos antes, com material de manuseio e moldagem incrivelmente mais difíceis, mais valioso e mais bonito.

FAROL DE ALEXANDRIA



O Farol de Alexandria, no Egito foi feito de marfim branco por Ptolomeu I e Ptolomeu. Inaugurado em 285 a.C. na ilha de Faros, junto à cidade fundada por Alexandre o Grande, no qual se derivou o nome Farol. Esta estrutura media 130 metros de altura. Segundo historiadores gregos, um espelho de bronze refletia a luz do sol a mais de 60 quilômetros de distância. Foi derrubado por um terremoto em 1303.

Outro monumento incomparável ao Cristo Redentor. Tanto em sua história, quanto em sua beleza, utilidade, cultura etc.

Isso prova o absurdo dessa estrutura feia como maravilha do mundo moderno.



postado por 65833 as 02:16:02
2 comentários:

amaral:
Parabens Anjo da Luz por defender a tese de que antes do Cristo do Rio existem monumentos de maior valor histórico para integrar o rol das Maravinlhas do mundo moderno, e, parabens mesmo pela fundamentação com fotos e textos que foi uma aula de historia universal e que bem poderia calar a boca das patriotescas manifestações. Mesmo assim tem aqueles que não entendem. É o nosso mundo ! Embora com muito respeito pela figura divina de Jesus, o Cristo, não vejo nenhuma razão inteligente par querer ver o Cristo do Rio à frente de tantas outras na condição de Maravilha.
25/11/2007 16:46:35
Torugo:
Realmente, o Cristo não merecia estar entre as novas maravilhas. A forma de votação foi patética (a mesma que elegeu Maradona o melhor jogador do mundo hehe). Além disso é um absurdo que o Cristo figure entre as maravilhas e a Acrópole não.
Enfim, eu confesso que votei no Cristo (não me mata hehe), num surto de patriotismo e catolicismo que eu tive... nada a ver, me arrependi.
Pensando pelo lado do patriotismo, temos outras coisas muito mais belas no país, como vc bem lembrou, as igrejas de Ouro Preto por exemplo, as estátuas do Aleijadinho, o Teatro Amazonas, dentre outras...
Pensando pelo lado do catolicismo....meu Deus... é só dar uma olhadela rápida no Vaticano... aquilo é maravilhoso, um absurdo não estar na lista. Fora as inúmeras catedrais que existem no mundo (Colônia, Notre Dame, Florença, Milão, Sagrada Família...) que têm uma beleza e um valor histórico incrivelmente maiores que a estátua do Cristo...
Fazer o que né.......
Como disseram, pelo menos a estátua da Liberdade não ganhou hehe
06/08/2007 17:00:45
Comente este post
Início
Perfil
65833
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> Maravilhas
>> Antigo

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> Pálido Ponto Azul
>> As Novas 7 Maravilhas
>> Por dentro Pró-Vida
>> O CHARLATANISMO DO PRÓ-VIDA

Arquivos
2007, 01 setembro
2007, 01 julho

8962 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..