A Importância da matematica no cotidiao
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domingo, 15 junho, 2008
Textos Matemático

LEITURA E MATEMÁTICA

Texto: Tragédia Matemática

Objetivos:

·  Oportunizar o conhecimento de conteúdos matemáticos;

·  Interpretar o texto Tragédia Matemática;

·  Identificar o máximo de conteúdos matemáticos;

·  Treinar leitura.

 

Habilidades a serem trabalhadas:

·  Leitura para entendimento;

·  Interpretação do texto;

·  Conhecimento dos conteúdos tratados no texto.

Seqüência Didática:

      *Conversa informal sobre conteúdos matemático presente no dia-dia;

      * Distribuição do texto tragédia matemática;

      * Leitura silenciosa do texto;

      * Divisão da turma, para listagem e exemplos de conteúdos já conhecidos pelo grupo;

 

Avaliação:

      * Atividade em grupo para reconhecer e exemplificar conteúdos matemáticos.

TRAGÉDIA MATEMÁTICA

Num certo livro de Matemática, um quociente apaixonou-se por uma incógnita.

Ele, o quociente, produto de notável família de importantíssimos polinômios.

Ela, uma simples incógnita, de mesquinha equação literal. Oh! Que tremenda desigualdade. Mas como todos sabem, o amor não tem limites e vai do mais infinito ao menos infinito.

Apaixonado, o quociente a olhou do vértice à base, sob todos os ângulos, agudos e obtusos. Era linda, uma figura ímpar e punha-se em evidência: olhar rombóide, boca trapezóide, seios esféricos num corpo cilíndrico de linhas senoidais.

- Quem és tu? Perguntou o quociente com olhar radical.

- Eu sou a raiz quadrada da soma do quadrado dos catetos, mas pode me chamar de Hipotenusa. Respondeu ela com expressão algébrica de quem ama.

Ele fez de sua vida uma paralela à dela, até que se encontraram no infinito. E se amaram ao quadrado da velocidade da luz, traçando ao sabor do momento e da paixão, retas e curvas nos jardins da quarta dimensão. Ele a amava e a recíproca era verdadeira. Se adoravam nas mesmas razões e proporções no intervalo aberto da vida.

Três quadrantes depois, resolveram se casar. Traçaram planos para o futuro e todos desejaram felicidade integral. Os padrinhos foram o vetor e a bissetriz.

Tudo estava nos eixos. O amor crescia em progressão geométrica. Quando ela estava em suas coordenadas positivas, tiveram um par: o menino, em honra ao padrinho, chamaram de Versor; a menina, uma linda Abscissa. Ela sofreu duas operações.

Eram felizes até que, um dia, tudo se tornou uma constante. Foi aí que surgiu um outro. Sim, um outro. O máximo divisor comum, um freqüentador de círculos viciosos. O mínimo que o máximo ofereceu foi uma grandeza absoluta.

Ela sentiu-se imprópria, mas amava o Máximo. Sabedor desta regra de três, o quociente chamou-a de fração ordinária. Sentiu-se um denominador comum, resolveu aplicar a solução trivial: um ponto de descontinuidade na vida deles.

Quando os dois amantes estavam em colóquio amoroso, ele em termos menores e ela de combinação linear, chegou o quociente e num giro determinante, disparou o seu 45.

Ela foi transformada numa simples dízima periódica e foi para o espaço imaginário e ele, foi parar num intervalo fechado, onde a luz solar se via através de pequenas malhas quadráticas.



postado por 80248 as 12:42:08




1 comentários:
kaio:

isso foi muito legal por que e um texto que se pode interpretar matematicamente

02/10/2012 14:36:06
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