NOTICIAS ONLINE
NOTICIAS ONLINE
sexta, 25 janeiro, 2008
EMPARN

Meteorologista diz que chuva de granizo é fenômeno raro
Oeste – O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bistrot, disse que a chuva dessa terça-feira que fez cair granizo no município de Luis Gomes é fenômeno raro e ocorre devido à variação da temperatura, que é muito grande. Gilmar explica que nesse caso as nuvens ficam passando muito rápido, uma pela outra, subindo e descendo em movimentos verticais, ocasionando entre outros fenômenos o desprendimento de granizo.
Segundo o meteorologista, na parte de baixo da nuvem fica a energia negativa, e em cima a energia positiva, e como elas ficam uma ao lado da outra, sempre em movimento, quando essas duas energias se encontram provocam trovoadas com relâmpagos e muitas vezes chuvas de pequenas pedras de gelo (granizo).
Com relação ao inverno desse ano, Gilmar Bistrot disse que está apenas começando, por isso parece calmo em volume e constância de chuva, mas no início de fevereiro é provável que ele chegue bem forte.
Para os agricultores, o meteorologista aconselha tomar bastante cuidado para evitar perder a colheita por plantar cedo ou tarde de mais. “Aconselho aos agricultores de regiões de planícies, como a Chapada do Apodi e regiões de baixios, já começarem a plantar. Já para as áreas onde existem possibilidades de escoamento de muita água, é melhor aguardar mais 15 ou 20 dias, até que as chuvas comecem a chegar mais brandas”, explica Gilmar.
As últimas chuvas que banharam a região Oeste chegaram com força total. Em vários lugares provocaram estragos e derrubaram árvores. Em Apodi, chegaram a levantar o teto de um posto de gasolina e arrancaram diversas placas e outdoors da BR-405 até o município de Pau dos Ferros. Segundo o comerciante Francisco Morais, além de Luis Gomes, há informações de que chegou a cair granizo em municípios como Tabuleiro Grande, Viçosa e Portalegre.
Até o final da tarde de ontem, a Emparn não havia atualizado o boletim pluviométrico, deixando de fora municípios como Apodi e Pau dos Ferros, onde a chuva foi mais forte.



postado por 80409 as 10:19:04 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
80409
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
CHUVAS

Favoritos
NOTICIAS ONLINE
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
INVESTIGAÇOES DA CPI DAS ONGs APONTAM FRAUDES EM CONVENIOS
REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
SÃO FRANCISCO DO OESTE
PAU DOS FERROS
MEIO AMBIENTE
O VELHO CHICO
MUSEU
MEC
EMBRAPA
METEOROLOGIA

Arquivos
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

1944 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..