Sérgio Simka
Sérgio Simka
quarta, 08 dezembro, 2010
Programação de atividades do ACOLHER E TRANSFORMAR

 

Programação de atividades do Acolher e Transformar

janeiro e fevereiro/2011

 

Curso

Datas/período

Horário

Um olhar para a inclusão, ministrado por Renata de Masi

Terças e quintas-feiras

18,20,25 e 27/01

Das 20h às 21h30min

Para um professor reflexivo: filosofia e psicanálise

Segundas, quartas e sextas, de 10 a 31/01

Das 19h às 21h45min

 

 

Supervisão para situações escolares, realizadas por Angelica Höffler

Sábados

15, 22 e 29/01

Das 14h às 15h30min

 

 

Os impasses da adolescência na contemporaneidade, ministrado por Angelica Höffler

 

 

Sábados

15, 22 e 29/01

Das 9h às 12h

Introdução à Psicanálise para Professores, ministrado por Angelica Höffler

 

 

Sábados

De 05/02 a 09/07 (aproximadamente)

Das 9h às 12h

 

 

 

 

·         As atividades serão realizadas na R. Catequese, 1149, na Vila Guiomar, próxima ao centro de Santo André.

·         Cursos sujeitos à formação de turma;

·         Formas de pagamento a negociar;

·         É possível a realização destas atividades em outro local, caso uma turma seja formada (ao menos 4 pessoas), e caso haja disponibilidade de horário do profissional no dia e horário requeridos. Neste caso, valores sujeitos à alteração.

·         Serão emitidos certificados aos que tiverem uma freqüência mínima de 70 %.

 

Profissionais responsáveis por estas atividades:

 

Angelica Höffler. Psicanalista atuante em consultório particular. Historiadora formada pela FFLCH/USP (1995); Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1999). Lecionou para Ensino Fundamental, Médio e Superior. Trabalha com formação de professores e realiza pesquisa na área da Educação.

E-mail: contato@acolheretransformar.com.br

 

Renata de Masi, Intérprete de LIBRAS com o certificado do MEC, com vasta experiência em diferentes áreas e eventos, graduanda de Psicologia e pesquisadora autodidata em inclusão. Ministra cursos de LIBRAS há mais de 10 anos e auxilia em planejamentos de aulas em relação a LIBRAS bem como professores e escolas com dificuldades em inclusão. Atualmente é assistente de Inclusão (UniABC),onde lida com deficientes visuais e auditivos.

E-mail: contato@acolheretransformar.com.br

 

 

 

 

 

A seguir, os conteúdos discutidos nos cursos e atividades:

 

Um olhar para inclusão.

Objetivos:

·         Identificar os sentimentos que gravitam em torno da inclusão e elaborá-los na dinâmica escolar;

·         Refletir sobre os conceitos que se relacionam à inclusão e posicionar-se diante das situações;

Conteúdo

·         As nossas deficiências frente à inclusão

·         As nossas limitações de aceitação da diferença do outro

·         Ensinando os nossos alunos a realizarem atividades da qual eu não sei.

·         Entendendo os meus sentimentos de excluso para não excluir.

·         A parte que eu não gosto em mim, estampada no outro.

·         Comunicação, por que ela é tão difícil?

·         O medo da troca, pois eu não sei o que eu tenho para trocar.

·         Realizar acolhimento quando eu estou precisando.

·         O perigo de viver com o outro: professor persecutório, aluno persecutório

·         Vivendo o luto.

Total 8h/a

Organizado por Renata de Masi.

 

 

Para uma educação reflexiva: filosofia e psicanálise

Objetivos:

·         Ampliar a reflexão sobre a filosofia percebendo-a como instrumento de interpretação da prática pedagógica, possibilitando, com  isso, uma revisão teórico-crítica e social da prática educativa e a percepção das relações entre educação, ideologia e cultura.

·         Reconhecer diferentes conceitos relacionados à educação e suas implicações;

·         Desenvolver  o hábito da reflexão filosófica nas e sobre as atividades escolares;

·         Conhecer conceitos psicanalíticos derivados da Filosofia a fim de relacioná-los à prática.

Conteúdo:

Atuações do professor e repercussões na educação

·         O professor oráculo e o professor diálogo: Sócrates e Paulo Freire;

·         É melhor ser amado ou ser temido? Maquiavel, Freud e o mal-estar na educação;

·         Educar para que(m)? Vigiar e punir: o controle, a disciplina  e a avaliação. Michel Foucault e o poder;

·         Os limites da educação e a sociedade sem limites: Educação, castração e olhar: perspectivas psicanalíticas.

Os discursos que atravessam a escola

·         Marx, Marilena Chaui e ideologia: a representação e o real;

·         Heiddeger, Freud e Lacan: com o poder, a palavra!;

Total 40 h/a, divididas em 10 encontros de 4h/a

Organizado por Angelica Höffler.

 

Os impasses da adolescência na contemporaneidade

Encontros semanais para reflexão e discussão de temáticas relacionadas à adolescência:

·         O conceito de adolescência e o narcisismo;

·         Sexualidade e violência;

·         Usos do corpo e drogadicção.

Total 12h/a, divididas em 3 encontros de 4h/a

Organizado por Angelica Höffler.

 

Supervisão para situações escolares.

Encontros com professores e estudantes de cursos de licenciatura, que já deram início aos estágios, para compartilhar experiências, refletir sobre situações escolares e elaborar compreensão delas à luz da teoria psicanalítica.

Total 4h30min, divididas em 3 encontros de 1h30min

Organizado por Angelica Höffler.

 

Estes cursos são parte da Formação Continuada oferecida pelo Acolher e Transformar.

Acolher e transformar é um projeto destinado à saúde emocional e à educação como processo que leva  à autenticidade de cada ser. Tem como objetivos desmistificar o destino de uma educação legada ao fracasso e ao descaso, promovendo a valorização  sócio-profissional do professor,  a humanização da relação professor-aluno, a aproximação da família e da escola e uma nova visão do processo ensino-aprendizagem.

Conheça nosso site: www.acolheretransformar.com.br

 

Curso de Introdução à Psicanálise para professores

Objetivos:

·          Apresentar os principais conceitos da teoria psicanalítica a fim de proporcionar base de reflexão para situações escolares e prática educativa;

·         Elaborar uma prática educativa mais consciente dos elementos envolvidos e mais coerente com o desejo subjetivo de ensinar.

Assuntos abordados:

·         Falta de “motivação” de alunos e professores;

·         A violência nas escolas e nas relações interpessoais;

·         Quais os papéis exercidos por diferentes membros em um grupo e como se dá a dinâmica do inconsciente em sala de aula;

·         Qual é o conteúdo que o professor passa?

·         A dinâmica das emoções e sua repercussão no grupo escolar;

·         A presença dos limites na educação e os limites da educação; Avaliação e autoridade.

·         O adoecimento do professor e a “falência” da educação;

·         Amparo e educação;a importância do olhar;

Organização do curso:

·         Encontros semanais de 4 h/a de duração, num total de 92 horas, a serem prorrogadas de acordo com o desejo do grupo

Organizado por Angelica Höffler

ATENÇÃO: NÃO SE TRATA DE CURSO DE FORMAÇÂO EM PSICANÁLISE

 

 

 

 


postado por 29722 as 02:38:37 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
29722
Meu Perfil

Links
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
acolher
e
transformar
atividades

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
SARAU A TEMPO
Diálogos literários
Livro As Melhores Entrevistas do RASCUNHO
ALPHARRABIO LIVRARIA E EDITORA
Lançamento de livro na Biblioteca Paul Harris
O BARQUINHO VAI
ACOLHER E TRANSFORMAR
SEMANA DO CURSO DE LETRAS DA FIRP
O Enigma do Guarda-Roupa
Professores da FIRP lançam livro na Bienal

Arquivos
2011, 01 setembro
2011, 01 junho
2011, 01 maio
2011, 01 abril
2011, 01 janeiro
2010, 01 dezembro
2010, 01 novembro
2010, 01 outubro
2010, 01 setembro
2010, 01 agosto
2010, 01 julho
2010, 01 junho
2010, 01 maio
2010, 01 abril
2010, 01 março
2010, 01 fevereiro
2010, 01 janeiro
2009, 01 dezembro
2009, 01 novembro
2009, 01 outubro
2009, 01 setembro
2009, 01 junho
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 dezembro
2008, 01 novembro
2008, 01 outubro
2008, 01 setembro
2008, 01 agosto
2008, 01 julho
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro
2007, 01 janeiro
2006, 01 dezembro
2006, 01 novembro
2006, 01 outubro
2006, 01 setembro
2006, 01 agosto
2006, 01 julho
2006, 01 junho

32466 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..