Suite das Letras
Suite das Letras
quarta, 21 outubro, 2009
Lá vem Baderna!

Está na hora de celebrar a diversidade musical de Minas Gerais! Artistas em ascensão para um público conhecido nacionalmente como eclético. Música, pintura e poesia ao vivo. Arte sortida em fartura na feira. A inspiração vem dos happenings, eventos aleatórios com improvisações artísticas interativas, um dos movimentos mais marcantes da arte contemporânea. A diferença é que a Feira Baderna escolheu em sua primeira edição um espaço público. O Centro Cultural Padre Eustáquio, localizado na tradicional Feira Coberta, importante ponto cultural do antigo bairro, acolhe oito atrações em dez horas de arte para todos os gostos. Como numa feira.

Feira: mercado; venda de mercadorias ao ar livre, vias públicas, etc.

Baderna: Sobrenome de Marietta, bailarina italiana que veio parar no Brasil quando seu país Natal foi ocupado pela Áustria, por volta de 1849. Além de revolucionar o papel feminino na sociedade – ser uma bailarina na virada do XIX pro XX não devia ser fácil – desempenhou importante papel na dança moderna, aplicando influências das culturas africana e brasileira à dança clássica. Segundo escassas fontes históricas, Marietta chegava tarde em casa, acordando quem estava dormindo, após ensaiar muito e beber bastante. Daí quando se ouvia de longe sinal de folia e bagunça se aproximando, se dizia: “lá vem baderna”. Também eram apelidados “badernistas” os vários homens que não raro causavam estardalhaço e confusão nas ruas cariocas disputando o amor da bailarina.

Domingo é dia de feira! Domingo é dia de baderna! E no domingo do dia 1º de novembro, véspera de feriado, ambas podem durar até mais tarde. Confira:  

. Ram (www.myspace.com/bandaram)

O show na Feira Baderna será  um dos preparativos para o lançamento do álbum de estréia da banda, que sairá em breve em formato virtual. Também em breve virá ao ar um vídeo clip, produzido pelo premiado animador Jackson Abacatu, baterista da banda! Chamando atenção pelas composições próprias, que vão do folk ao fusion e pelo feeling e improvisações ao vivo, o Ram já circulou pelos principais espaços de BH voltados para o rock em dois anos de existência, além de festivais como o Camping & rock, o Grito rock e o BH Indie. Já arrancou elogios de zines virtuais e teve canções executadas em diversas rádios do estilo, inclusive fora do país.

www.meadiciona.com/ram

  (31) 3317-0838 (Paim)

(31) 8775-3576 (Paim)

(31) 8439-7686 (Abacatu) 

. 4 Instrumental (www.myspace.com/4instrumental)

Enquanto prepara seu primeiro disco, FUGA, com lançamento previsto ainda para 2009, o 4 instrumental vem se destacando na cena independente de Minas Gerais. Misturando rock progressivo com música brasileira, a banda já marcou importantes passagens por BH, Sabará, Vespasiano, Divinópolis, Patos de Minas, Uberlândia e Montes Claros tocando em festivais importantes no cenário mineiro como o Escambo, o Minas Instrumental, o Marreco, o Jambolada, o BH Indie, o Arena Livre, a Feira do Empreendedor do SEBRAE, Sabará Musical – abrindo para o Uakti - e o Grito Rock de 3 cidades. Além disso, a banda já tocou nas principais casas de música independente de MG como o Goma, A Obra e o Matriz e já foi destaque no programa Alto Falante (Rede Minas) no jornal Estado de Minas e na rádio Inconfidência. Recentemente, o 4 foi selecionado para participar da Coletânea Fora do Eixo, que terá lançamento nacional.

Thiago Augusto Guedes 
4Instrumental/Coletivo Fórceps  
(031)8441-1159 
www.myspace.com/4instrumental 

. Barulhista (www.myspace.com/barulhista) 

Um toca-fitas estragado possibilitou ao então adolescente Barulhista a repetição de pulsos sonoros usando um pouco de fita adesiva e algumas fitas k7, o que produziu o efeito que hoje conhecemos como loop. De lá pra cá, vieram aulas com O Grivo, Brad Dutz, Adam Rudolph e Lucca Forcucci e algumas trilhas pra dança e cinema. Hoje, Barulhista é especialista na manipulação eletroacústica de sons com materiais de origens diversas, história da música experimental, free jazz e composição aleatória. Recentemente, Barulhista compôs a trilha do making do clip de Estela (fumaça do Pajé Miti Subitxxi) do Mundo Livre S.A., dirigido por Flávio Rezende. Barulhista rotula seu estilo como “Música para dançar sentado”, som, que segundo o artista, oferece a possibilidade do lounge com performance forte de bateria, dialogando com o som eletrônico. Nos shows, Barulhista reserva um momento para compor uma música na hora, integrada àquele público presente.  

www.barulhista.blogspot.com/

www.flickr.com/photos/barulhista/

www.youtube.com/user/comeceiaser

www.myspace.com/barulhista

twitter.com/GA_barulhista 

. Quarteto Guandu (www.myspace.com/quartetoguandu)

Formado em 2008 com o intuito de reescrever peças de autores como Herbie Hancock, George Gershwin, Monsueto, Baden Hermeto Pascoal, Villa Lobos, o Quarteto Guandu partiu inevitavelmente para as composições próprias. Músicas como "Baião Influenciado", "Sia Maria Carolina", "Feijão Guandu... apontam para a identidade própria do grupo, apresentando uma estética diferenciada e arranjos surpreendentes que aliam rigor técnico à liberdade criativa. A banda foi uma das atrações da última edição da Feira da Música e vem se dedicando às suas primeiras gravações.Matheus Ribeiro—Piano (UEMG) 8412-4810

Igor Moreira—Violão (UEMG) 8571-6996

Thiago Barbosa—Contrabaixo 8467-3931

Rodrigo Mendes—Bateria 8866-4424

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Contato;  quartetoguandu@gmail.com

www.myspace.com/quartetoguandu 

. Projeto Saravá (www.myspace.com/projetosarava)

Oriunda do vocabulário africano, a palavra “Saravá” foi assimilada pelo idioma brasileiro adquirindo o significado de uma saudação, cumprimento ou reverência, tendo sido bastante utilizada nesse sentido pelo músico e compositor Vinícius de Morais. O grupo que leva o nome trabalha com as referências deixadas por personagens marcantes que passaram pela história da MPB, tendo como principal característica a escolha pela diversidade de ritmos: seu repertório passa pelo samba, côco, frevo, xote e baião. O descontraído samba ”Menino” e “Samba de Esquina” (compostos por Thiago Lenine), assim como o samba-funk “Metropolitano” (de autoria de Paulo “PG” Rocha), têm sido as músicas pioneiras no processo de construção de uma identidade e de um repertório próprios, todas elas fazendo referência a situações do cotidiano urbano. Em pouco tempo o Projeto SARAVÁ! marcou presença no circuito universitário e na noite belo-horizontina. Já concorreu em festivais como o Conexão Vivo, Festibar, Ritmos da Terra e Vozes do Morro.


projetosarava.blogspot.com 
 
http://projeto-sarava.conexaovivo.com.br/profiles/ 
 
Contatos: 
 
projetosarava@yahoo.com.br 
pedropercu@gmail.com 
 
8468-7400 (Renato)

8741-0455 (Luana)

. Peanut Vendors (Roodboss Selectors) 

O Peanut Vendors é formado pela dupla Zumberto e Gustássifon, integrantes do projeto itinerante RoodBoss Soundsystem, que atua nos espaços públicos de Belo Horizonte difundindo a cultura musical jamaicana. A proposta dos irmãos - responsáveis também pelo blog Beagá Ska - é seguir uma discotecagem versátil que transite por todas as vertentes da música da Jamaica, passando pelos rítmos influentes e influenciados! Mento, Calypso, Ska, Jamaican Jazz, Rocksteady, Early Reggae, Roots Reggae, Dub, Dancehall, Soca, Soul e muitos outras sonoridades compõe o set. Gustássifon é também residente todas as sextas-feiras do Fridaynight Skanking, que acontece no Uzina Restaurante & Lounge. 

RoodBoss Soundsystem

http://roodboss.cjb.net

http://twitter.com/roodboss 

Beaga Ská

http://beagaska.wordpres.com 

Fridaynight Skanking

http://fridaynight-skanking.blogspot.com

http://twitter.com/fnskanking

http://uzinarestaurante.com.br 

. A Música que vem de Minas 

O projeto A Música que em de Minas atua na área cultural desde 2002, divulgando a cultura mineira pelo país, através da música e de seus artistas. O site apresenta um elaborado mapeamento e catalogação, contando com artistas/bandas de todo o estado. Em sete anos, foram 160 eventos por todo o Brasil, comercializando mais de 26 mil CDs e catalogando cerca de 900 títulos de CDs / DVDs.  
.


31-3036-2919 (Edu Pampani)

contato@amusicaquevemdeminas.com.br

www.amusicaquevemdeminas.com.br 

. O.P.A.

A Oficina de Produção Artística - OPA! é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por princípio e finalidade estimular o ensino, aprendizagem, pesquisa e promoção de atividades na área de Cultura e Educação, aliando ações de Responsabilidade Social e Voluntariado a programas para a Geração de Renda. Com a ousada missão de dar visibilidade aos trabalhadores da cultura (incentivando seu protagonismo social) a entidade têm contribuído para a formação de um novo profissional no mercado: o Artista Empreendedor. A ONG promove eventos, palestras educativas e debates periodicamente, os “Banquetes de Idéias”, além de lançar e apoiar a produção de artistas emergentes. Entre os recitais, performances e intervenções artísticas reservados para o Feira Baderna, está o Desconcerto, que propõe a criação de atmosferas sonoras a partir de instrumentos exóticos, fabricados com materiais recicláveis. A idéia é reutilizar os resíduos produzidos pelas empresas transformando-os em acordes inusitados. A música, em novas experimentações com sons e ritmos, serve como estímulo à criatividade no uso de práticas sustentáveis para o tratamento do lixo industrial.

http://www.opart.org.br/  

55 (31) 9805-9905

www.opart.org.br  
 
 

. Léo Crow

Crow define sua como artista como oriunda de anos de reflexões, questionamentos, enigmas e protestos na vida em geral, sempre com a forma pós-expressionista de fazer produzir a matéria plástica. Para ele, a abordagem do cotidiano é um ponto forte e prazeroso de mostrar a realidade tosca numa forma expressiva de se contemplar, de acordo com os pais da pintura expressionista, porém, sem deixar de expor seu gesto pessoal e característico, sua forma de processar um meio marginal de comunicação.

Leonardo : 2535-6168 / 2535-3443

leonardocrow@yahoo.com.br

leonardoscar_croww@hotmail.com 


postado por 12542 as 04:30:31 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
12542
Meu Perfil



Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
evento
feira
livre

Favoritos
Suite das Letras
O Máximo pra ser Feliz
Blog do Carlos César
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Trilhas da vida
Internet grátis para todos começa em Campo Bom e Sapiranga
Poesia na Rede
Muito celular é igual a tumor
Experimente
Os Nomes
Loucura segundo o poeta
Os Andarilhos da Luz
Olhando a Janela Lateral
e-mails circulam mais que vírus

Arquivos
01 abril, 2014
01 maio, 2013
01 dezembro, 2010
01 novembro, 2010
01 setembro, 2010
01 agosto, 2010
01 julho, 2010
01 junho, 2010
01 maio, 2010
01 abril, 2010
01 março, 2010
01 fevereiro, 2010
01 janeiro, 2010
01 dezembro, 2009
01 novembro, 2009
01 outubro, 2009
01 setembro, 2009
01 agosto, 2009
01 julho, 2009
01 junho, 2009
01 maio, 2009
01 abril, 2009
01 março, 2009
01 fevereiro, 2009
01 janeiro, 2009
01 dezembro, 2008
01 novembro, 2008
01 outubro, 2008
01 setembro, 2008
01 agosto, 2008
01 julho, 2008
01 junho, 2008
01 maio, 2008
01 abril, 2008
01 março, 2008
01 fevereiro, 2008
01 janeiro, 2008
01 dezembro, 2007
01 novembro, 2007
01 outubro, 2007
01 setembro, 2007
01 agosto, 2007
01 julho, 2007
01 junho, 2007
01 maio, 2007
01 abril, 2007
01 fevereiro, 2007
01 janeiro, 2007
01 dezembro, 2006
01 novembro, 2006
01 outubro, 2006
01 setembro, 2006
01 agosto, 2006
01 julho, 2006
01 junho, 2006
01 maio, 2006
01 abril, 2006
01 março, 2006
01 fevereiro, 2006
01 janeiro, 2006
01 dezembro, 2005
01 novembro, 2005

154409 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..