Unegro-União de Negros Pela Igualdade
Unegro-União de Negros Pela Igualdade
quinta, 16 agosto, 2007
Plebiscito da Vale

CONVOCATÓRIA

 

ASSUNTO: lançamento do plebiscito pela anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce

 

DIA 17 DE AGOSTO (sexta-feira)

Praça SETE/BH de de 11h às 15h

Companheiros,

A Unegro-União de Negros Pela Igualdade, CUT/MG e sindicatos filiados, a Coordenação dos Movimentos Sociais de Minas Gerais (CMS-/MG), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) realizam, NO PRÓXIMO DIA 17 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA), na Praça Sete, de 11h às 15h, o lançamento do PLEBISCITO POPULAR PELA ANULAÇÃO DO LEILÃO DE PRIVATIZAÇÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE.  Durante o lançamento, haverá ato político, panfletagem, murais, faixas e cartazes, denunciando o escândalo que representou a privatização da empresa.

O PLEBISCITO ACONTECERÁ EM TODO O PAÍS , DE 1° A 7 DE SETEMBRO DE 2007, culminando com o Grito dos Excluídos (7/09) e terá como lema “Isso não Vale!, queremos participação no destino da nação”. O objetivo é debater com a população os problemas que marcaram a venda da Vale do Rio Doce e reivindicar, ao governo, a anulação do leilão e a reestatização da Companhia.

A CUT, que tem uma posição histórica contra as privatizações de empresas estatais, reafirmou, no 9° CONCUT, sua bandeira de luta “pela anulação do leilão de privatização” e se une às diversas entidades de todo o País na organização do plebiscito, convocando todos os sindicatos filiados a se unirem a esta luta.

O processo de privatização da Vale é considerado um dos mais FRAUDULENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL. Segunda mineradora do planeta, a empresa foi privatizada em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, por R$ 3,3 bilhões quando, na época, seu patrimônio era calculado em R$ 100 bilhões.

Mais de 100 ações populares, ações civis públicas e mandatos de segurança foram impetradas na justiça contestando a legalidade do processo. Em dezembro de 2005, o Tribunal Regional Federal, em Brasília, acatou uma dessas ações judiciais e reconheceu a nulidade da avaliação do valor da venda da Vale do Rio Doce, possibilitando a anulação do leilão.

O Plebiscito Popular, que acontecerá na Semana da Pátria, quer discutir com a população o tipo de Brasil que queremos construir. Quer, ainda, recuperar riquezas e direitos sociais perdidos, e também evitar que outras privatizações continuem acontecendo ou que direitos sociais continuem sendo sacados.

 

Contamos com a sua presença!

 

Saudações unegrinas,

 

 

Alexandre Braga

Coordenador da Unegro-MG 

 


postado por 55491 as 05:31:36 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
55491
Meu Perfil


Links
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
vale

Favoritos
Unegro-União de Negros Pela Igualdade
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
unegro

Posts Anteriores
Assembleia dos Filiados da Unegro
Pela Inclusao Racial na UFMG
Manifesto da Juventude Negra
Por cotas na UFMG
Historia do Quilombo de Frechal
A Juventude Contra o Racismo
A Juventude Contra o Racismo
Por cotas na UFSC
Tambor de Crioula vira patrimonio imaterial
90 anos do Saci

Arquivos
2008, 01 janeiro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março

21174 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..