Vivenciando Wicca
Vivenciando Wicca

terça, 31 março, 2009
Mensagem de Outono - Feliz Mabon

Mabon, estamos vivendo a maturidade do Deus, quando suas forças vão decaindo e preparando-se para retornar aos braços da Deusa. É uma fase de calar, de aprender, de observar, de aprofundar, de desapegar e a parte mais importante do aprendizado no Mabon, aceitar que algumas coisas que estão fora do nosso controle.

Estava eu, cuidando do meu cotidiano. Mexendo com panelas, vassouras e panos, quando abri um jornal velho. O texto é:

"Nós índios, conhecemos o Silêncio"

Não temos medo dele. Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras. Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles nos transmitiam esse conhecimento. "Observa, escuta, e logo atua", nos diziam. Estaé a maneira correta de viver.

Observa os animais para ver como cuidam de seus filhotes. Observa os anciões para ver como se comportam. Observa o homem branco para ver o que querem. Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos, e então aprenderás. Quando tiveres observado o bastante, estão poderás atuar.

Com vocês, brancos, é o contrário. Vocês aprendem falando. Dão prêmios às crianças que falam mais na escola. Em suas festas, todos tratam de falar. No trabalho estão sempre tendo reuniões nas quais todos interrompem a todos, e todos falam cinco, dez, cem vezes. E chamam isso de "resolver um problema". Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. precisam preencher esse espaço com sons. Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer.

Vocês gosta, de discutir. Nem sequer permitem que o outro termine a frase. Sempre interrompem. Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive. Se começas a falar, eu não vou te interromper. Te escutarei. Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo. Mas não vou interromper-te. Quando terminar, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante. Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei. Terás dito o que preciso saber. Não há mais nada a dizer. Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.

Deveriamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes. Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio. Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre falando, e que deveriamos ficar em silêncio para escutá-la. Existem muitas vozes além das nossas. Muitas vozes. Só vamos escutá-las em silêncio.

(Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with a Indian Elder - tirado do jornal Bem Estar, junho/2008)

Merry Meet!



postado por 75568 as 02:20:56
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
75568
Meu Perfil

Meus Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Blog Grátis
Criar Blog
Hoteis

Palavras-Chave
>> Mabon

Favoritos
Vivenciando Wicca
Empório Paganwicca
Índice Geral
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> Notícias
>> Meu Nome é Mulher!!!
>> A caminho do outono
>> O monge e a homosexualidade 2
>> O monge e a homosexualidade
>> Podcast Vivenciando Wicca
>> Educação Gaia – Desing em Sustentabilidade - 1ª edição no sul do Brasil!‏
>> Luas de Fevereiro e Março
>> Árvore de verão
>> Litha - Atrasadinho mas presente II

Arquivos
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 outubro
2008, 01 setembro
2008, 01 junho
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro

14817 acessos
RelojesWeb para Pisos!
Daily Correspondence:
Daily Herb:
CRIAR BLOG GRATIS   
..