World Wide Suicide
A origem do nome Pearl Jam

Olá!

Há algumas semanas, escrevio o texto abaixo para uma promoção. A idéia era escrever uma história sobre o que levaria os intengrantes do Pearl Jam a escolher esse nome para a banda. Para quem não sabe, existe uma série de lendas a esse respeito... Escrevi um textinho e mandei. Não fui notificado sobre eventual vitória, então, ou perdi, ou sequer participei, pois tenho alguma dificuldade para definir quando é a meia-noite de um dia - posso ter enviado depois do prazo. Bom, como o texto ficaria fadado ao esquecimento, compartilho-o com os raros leitores!

Com seus cabelos do mais dourado loiro, anelados até pouco abaixo do ombro, traços finos no rosto, corpo delicado de princesa e olhos de um verde que até doía encará-los, Jane se destacava na noite de Seattle. Naquela cidade, longe de tudo, no noroeste dos EUA, não havia programa mais requisitado do que ir a concertos de rock. Centenas de bandas locais animavam pequenas casas de show com um som que mixava a mais diversa gama de influências. E, como o mundo é pequeno, logo, a cidade mais ainda, era comum esbarrar com as mesmas pessoas nos eventos que aconteciam ali. Alguns fins de semanas eram suficientes para um desconhecido mapear as opções de Seattle – os freqüentadores, as tendências, as cervejas mais geladas...

Assim foi com Eddie Vedder, recém chegado da Califórnia. Em pouco tempo ele reparou que Jane, a loira supracitada, era uma garota diferenciada. A princípio, por uma questão óbvia: não havia tantas mulheres que iam aos shows assiduamente. A seguir, por uma conseqüência: a maioria das moças no circuito do rock acompanhava namorados já existentes. E, por fim, porque Jane era impressionantemente bonita e distinta. Jane não levava tão a sério a atitude que depois seria chamada de grunge a ponto de abrir mão de sua feminilidade. Era bonita, vestia-se bem. Digamos que as moças do 7 Year Bitch ou L7, para mencionar exemplos conhecidos, não faziam muita questão disso. De tal modo que os integrantes da então Mookie Blaylock passaram a chamá-la, internamente, de Pearl. Afinal, era a pérola daquelas casas de shows abafadas e opacas.

Encantado, em um show do Mudhoney, Eddie Vedder fez o que deveria fazer: tentar a sorte com a garota. Seus galanteios foram recebidos com um singelo sorriso de Jane e, quando o ex-surfista deu o bote, levou o mais categórico fora de sua vida. Voltou arrasado para junto de seus amigos de banda. Já bêbados, eles caçoaram muito de Eddie e disseram que era falta de habilidade dos californianos. Jeff Ament, empolgado, disse que conseguiria ao menos um beijo de Jane na primeira investida. Foi lá, e levou um sonoro “não”. Voltou humilhado. Stone Grossard também disse que conseguiria. No mesmo ritmo, foi recusado, voltando frustrado para junto dos companheiros. Mike McCready, mais de brincadeira, foi lá ver de perto os belos olhos da garota. Mal teve tempo de contemplá-los, pois logo foi rechaçado.

Então, naquela noite de porre e foras, Eddie Vedder exclamou com sua voz rouca: “a Pearl fez geléia de todos nós”. Todos deram gargalhada do tom de lamentação daquela fala. No dia seguinte, reunidos com o empresário da banda, eles levaram uma intimada próxima disto: “caras, Mookie Blaylock não é nome de banda! Vamos lá, vocês não são tão burros, podem pensar em alguma coisa que soe melhor”. A cabeça da maioria deles ainda doía com os resquícios da ressaca, mas o episódio da noite anterior estava fresco em suas memórias. Eles eram os Pearl Jam!

E a Jane? Continuou por um bom tempo sem dar bola pra ninguém. Até que se apaixonou pelo esquisitão Buzz Osborne, guitarrista e vocalista do Melvins. Eles engataram um namoro, mas o músico não demorou a dispensar a garota. Desde então, ninguém mais soube de Jane. Ou melhor, da Pearl...

postado por 35202 em 12:04:32 :

2 comentários:Comente este post!
em 13/06/2009 14:02:55 , Gelly escreveu:
O texto eu já li e gostei bastante... Uma pena não ter dado tempo de enviar pro tal concurso...

Agora adoreeeeeeeeei essa foto do Pearl Jam!

Quando será que eles voltam, Meu Deus?

Bisous!
em 06/06/2009 13:52:36 , Alexei Fausto escreveu:
Porra, achei muito doido o texto!
CRIAR BLOG GRATIS   
..